Buscar

AV2 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402064395)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A arte contemporânea está intimamente ligada a arte modernista. Muitos movimentos modernos ganharam o título de vanguardistas não por acaso, mas porque anteciparam muito do que viria a ser produzido na segunda metade do século XX. A partir disso descreva, pelo menos duas, características vanguardistas do Fauvismo.
		
	
Resposta: Cores fortes e agressiva, pinceladas não uniformes.
	
Gabarito: 1. A ação de ¿atirar¿ as cores nas telas como feras (fauves em francês); 2. A selvageria cromática de suas telas; 3. A influência do "de fora" , caso do primitivismo de Gauguin; 4. O uso de cores não convencionais; 5. A cor como veículo de expressão. Etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402204922)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O Dadaísmo apresenta-se, no início do século XX, como um movimento de crítica cultural mais ampla, que não critica apenas as artes, mas também modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores, que utiliza vários canais de expressão: manifestos, revistas, exposições e outros. Caracterizar a relação existente entre o Dadaísmo e a situação política internacional no início do século XX.
		
	
Resposta: No início do século XX, esse crítica os modelos culturais passados e presentes. movimento de contestação de valores, que utiliza vários canais de expressão.
	
Gabarito: O Dadaismo caracteriza-se por um movimento de confronto com a nova realidade que superou os limites do racionalismo, evidenciada com a Primeira Guerra Mundial.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402640487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Neste século XXI pode ser constatado que , em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Vivemos na atualidade a denominada Civilização :
		
	 
	da Imagem
	
	da Retórica.
	
	Humanista
	
	Romântica
	
	Neoclássica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402269364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Eliseu Visconti é considerado o maior artista impressionista brasileiro. Marque a opção que apresenta uma característica pictórica do movimento impressionista, presente nas telas de Visconti, e em todas as outras obras impressionistas.
		
	 
	As sombras não são escuras ou pretas, tal como é a impressão visual que nos causam na natureza, mas fundamentadas na Teoria das Cores Complementares, ou seja, as cores do objeto e sua sombra são complementares.
	
	As sombras sempre são escuras ou pretas, tal como é a impressão visual que nos causam na natureza, isto é, as sombras são sempre pintadas com tinta preta.
	
	As cores e tons são sempre misturadas na paleta do pintor, e aplicadas delicadamente na tela.
	
	As imagens nas telas impressionistas têm as linhas como elementos estruturais fundamentais.
	
	As cores e tons não são misturadas na paleta do pintor, mas aplicadas delicadamente na tela, preenchendo áreas delimitadas por linhas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402690925)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O futurismo foi um movimento artístico e literário, iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti . Assinalar abaixo a única opção incorreta:
		
	 
	Este movimento apoiou-se no moralismo e no passado. Defendeu a preservação de museus e cidades antigas. Foi um movimento agressivo e extravagante;
	
	O Futurismo, pretendeu transmitir nas suas obras o ritmo e o espírito prático da sociedade. Para isto, os artistas, recorriam à repetição dos traços das figuras;
	
	Buscou uma linguagem intensa, dinâmica, audaciosa, capaz de expressar as novas concepções de espaço e movimento.
	
	Movimento que mais produziu manifestos. a expressão do dinamismo foi ponto essencial da estética futurista;
	
	Apresentou como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel e da velocidade.
	 6a Questão (Ref.: 201402612335)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Retirando objetos do cotidiano, assinando-os, datando-os e os enviando para exposições, Marcel Duchamp inaugurou o conceito de ready-made. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o nome de um ready-made, que foi enviado ao Salão dos Independentes e provocou o pedido de demissão de um jurado:
		
	
	Auto-retrato com chapéu de palha
	
	As Meninas
	
	O Grito
	
	A Monalisa
	 
	A Fonte
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402691185)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Construtivismo não pretendia ser um estilo abstrato, nem uma arte por si. Era a expressão de uma convicção profundamente motivada de que o artista podia contribuir para suprir as necessidades físicas e intelectuais da sociedade como um todo, relacionando-se diretamente com a produção de máquinas, com a arquitetura, com os meios gráficos e fotográficos de comunicação. Assinalar a única opção correta:
		
	 
	Até o surgimento do Construtivismo, nenhum movimento na evolução da arte moderna tinha tido uma expressão tão completa da ideologia ou estivera tão ligado a um organismo revolucionário;
	
	Os construtivistas desenvolveram seus trabalhos apoiados nas técnicas dadaístas de Marcel Duchamp, a antiarte acima de tudo.
	
	A ideia construtiva não pretendeu unir arte e ciência e explorar as condições do mundo físico, mas sem captar sua verdade;
	 
	Os artistas construtivistas russos acreditavam que os edifícios e objetos deviam valorizar os excessos ornamentais para a promoção do modelo socialista implantado em 1917;
	
	Lissitzky não acolheu ideias suprematistas, e seu modo de trabalhar e seus escritos nunca foram construtivistas. Seu princípio condutor era que o espaço não era feito para as pessoas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402767364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Enquanto o expressionismo alemão do início do século XX caracterizava-se por obras que buscavam uma expressão mais pessoal do artista, onde cores e formas figurativas não eram colocadas nos quadros do mesmo modo que ocorriam na natureza, o expressionismo abstrato que se desenvolveu nos Estados Unidos da América, após a Segunda Guerra Mundial, caracterizava-se:
		
	
	pela racionalidade absoluta no modo como as obras eram planejadas, de modo que abandonava-se qualquer traço de espontaneidade durante o ato de pintar.
	
	pela espontaneidade no modo de colocar a tinta nas telas e pelo abandono, em muitos casos, da diversidade de cores em função de telas exclusivamente monocromáticas.
	
	pela forma como os artistas voltaram a se preocupar com o realismo e com a imitação da natureza em suas telas, seguindo padrões estéticos estabelecidos pelo Renascimento Europeu.
	
	pela condição radicalmente política de todos os seus artistas, partidários do comunismo e da ideologia soviética durante a Guerra Fria.
	 
	pela espontaneidade no modo de colocar a tinta nas telas e pelo abandono, em muitos casos, do cavalete em função de uma tela muito maior a ser colocada no chão durante o ato de pintar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402053279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O brasileiro Helio Oticica pode ser compreendido como uma dos grandes expoentes da arte contemporânea mundial. Uma de suas intenções era de explicitar as contradições do processo cultural brasileiro. Suas ações de apropriação o aproximam de um artista europeu. Que artista foi esse?
		
	
	Pablo Picasso e suas ações cubistas.
	
	Tatlin e seus discursos construtivistas.
	 
	Duchamp e seus conceitos de "ready-made".
	
	Mondrian e suas carcaterísticas neoplásticas.
	
	Salvador Dalí e seus devaneios surreais.10a Questão (Ref.: 201402642625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos anos 70/80 o Grafite passou a representar uma crítica contundente à civilização e à cultura. Assinalar a única opção INCORRETA:
		
	
	O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop.
	 
	O Grafite seguiu a mesma linha de movimentos intelectualistas na arte norte americana , como a Arte Conceitual ou o Minimalismo, desvinculado de "subculturas".
	
	Os grafites representam uma das mais importantes contribuições , dos representantes de uma "subcultura", às artes visuais.
	
	A arte do Grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, o Grafite reflete a realidade das ruas, muitas vezes considerado como vandalismo.
	
	O Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York durante a década de 1970, um movimento organizado para a crítica social em espaços públicos.
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais