Buscar

HIDROLOGIA SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Em ordem de grandeza, do setor de maior consumo para o de menor consumo, quais são os principais usos da água pelo Homem? agricultura (70%), industria (20%) e consumo doméstico urbano (10%).
São sub áreas da hidrologia exceto: Hidrostática - hidromecânica que estuda a pressão e o equilíbrio dos líquidos e dos gases que se submetem à ação da gravidade.
Ao conjunto de __________________________ que drenam para uma área em comum dá-se o nome de __________________________ ou __________________________ . bacias hidrográficas / sistema hidrográfico / região hidrográfica.
A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta. As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta: Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo;
Em termos de unidade básica, o que é uma bacia hidrográfica? É a unidade físico territorial de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.
As medidas de controle de cheias e inundacoes podem ser classificadas em nao-estruturais e estruturais. Assinale a alternativa que apresenta medida(s) nao-estrutural(ais). Implantacao de um Programa de Alerta de inundacoes.
Com relação a um poço artesiano, pode-se afirmar que é: um poço que retira água de um aqüífero confinado.
Estão associadas às chamadas frentes; ocasionam o conflito entre massas de ar; se sobrepõem o ar quente sobre o ar frio; compreendem a maior parte do volume de água precipitado em uma bacia; podem ocorrer por vários dias, apresentando pausas com chuviscos. Apresentam longa duração e média/forte intensidade, podendo ser acompanhadas de ventos fortes. Estas são características que permitem definir o tipo de chuva: Ciclônica.
Calcular a precipitação máxima diária para um período de recorrência de 100 anos utilizando o método de Gumbel, a partir da série de dados abaixo. 216,8 mm
Assinale a alternativa que não condiz com os estudos hidrológicos: Aproveitamento de recursos hídricos sem nenhum tipo de avaliação.
Segundo Hofwegen e Svendsen (1999), existem três princípios fundamentais para direcionar a gestão das águas: I - Afirma que todas as pessoas deve ter acesso à água, em quantidade e qualidade suficientes para satisfazer suas necessidades básicas de consumo, saneamento e alimentação, de forma gratuita. II - O segundo trata da obrigação moral da geração atual em não superexplorar ou degradar os recursos naturais existentes, dos quais dependerão as gerações futuras. III - Relata a importância da participação da população nos processos de tomada de decisão relativos à gestão dos recursos hídricos. Isso implica transparência ao longo desse processo, por meio da disponibilização e discussão das informações pertinentes à população envolvida. A III e a II são alternativas verdadeiras
A respeito das bacias hidrográficas, marque a única alternativa correta: Os divisores de água ligam pontos situados em setores de relevo convexo;
Marque a opção CORRETA a partir do conhecimento sobre as características fisiográficas das bacias hidrográficas. a)	O Coeficiente de compacidade (Kc) é um índice indicativo da tendência para enchentes de uma bacia hidrográfica.
Dentre os elementos que devem ser observados ao se definir uma bacia hidrográfica é correto afirmar que são: Curso d´água, informações de topografia e seção transversal de referência.
Quando a umidade relativa do ar é de 50% e a temperatura é de 15 graus Celsius, a quantidade de umidade no ar, em relação ao que o ar poderia carregar a 15 graus Celsius é: metade.
Com relação a um poço artesiano, pode-se afirmar que é: um poço que retira água de um aqüífero confinado
A partir dos conhecimentos à respeito dos equipamentos de monitoramento dos dados hidrológico: O ADCP é um equipamento que tem por finalidade medir dados de vazão.
A velocidade da corrente de um fluxo fluvial é: Maior na parte central do rio do que em suas margens.
Em uma bacia hidrográfica, a precipitação total anual foi de 1830 mm. Considerando que o monitoramento realizado constatou uma evapotranspiração de 510 mm e infiltração de 605 mm. Qual o percentual do coeficiente de escoamento superficial da bacia? 39%
Sedimento é a partícula resultante de um processo erosivo que pode vir a provocar danos em rios e lagos. Assinale a alternativa que indica um dano originado pelo transporte de sedimentos até os corpos hídricos: A eutrofização causada pelo transporte de sedimentos com nutrientes.
Quais as características principais das chuvas que devem ser observadas? Intensidade e duração
Calcular a precipitação efetiva (mm), usando o método (SCS) com tempos de retorno de 100 anos (Chuva máxima de 96 mm). Considerando os seguintes tipos do solo e uso da área da bacia: (1) Solos com alta capacidade infiltração, com pouco silte e argila; Plantações regulares em curvas de nível em 70% da área irrigada. (2) Solos com baixa capacidade de infiltração, contendo percentagem considerável de argila, Plantações de legumes ou cultivados terraceados em níveis em 30% da área irrigada. 30,6 mm
A respeito da cheia de 100 anos, pode-se afirmar que: Todo ano tem a mesma probabilidade de acontecer uma cheia de 100 anos;
Encontre as precipitações máximas e mínimas para o período de retorno de 100 anos para a série de dados de precipitação abaixo. (Utilize o Método dos Momentos). Precipitação máxima de 183,6 mm e Precipitação mínima de 31,9 m
Marque a opção CORRETA a partir do conhecimento sobre os métodos estatísticos aplicados na hidrologia: O método Ponderação regional é utilizado para cálculo de Preenchimento de falhas de chuvas.
O fenômeno da Interceptação condiz com o volume de água captado pelas partes das plantas necessárias para sua nutrição hídrica e, que não tocam o solo diretamente mesmo que após a ocorrência da precipitação pluviométrica. Considerando a precipitação pluviométrica como o principal fator condicionante da intercepção que variáveis associadas a este elemento do ciclo hidrológico devem ser analisados: Altura, intensidade e duração.
Dadas três áreas de drenagem, (1), (2) e (3), iguais, sujeitas à mesma chuva crítica e com coeficientes de deflúvio iguais a 0,55, 0,45 e 0,89, respectivamente, aplicando-se o método racional, indique a alternativa correta: A vazão da área (1) será menor do que a da área (3) e maior do que da área (2); 
A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, é denominado de: evapotranspiração.
A porcentagem de água doce em relação ao total de água existente no planeta Terra é de: 2,5%
A capacidade de infiltração do solo pode ser medida com o uso de equipamentos denominados: Infiltrômetros.
Movimento e filtragem de fluídos por materiais porosos. O conceito descrito acima refere-se a definição de Percolação
O tempo de concentração é definido como: Tempo de deslocamento da água do ponto mais distante da bacia até a seção principal, onde toda a área da bacia contribui para o escoamento superficial.
Uma bacia hidrográfica possui 50% de área urbanizada, com coeficiente de runoff C1 = 0,82, 30% com áreas cultivadas, C2 = 0,10, e a área restante coberta por solo com permeabilidade média, C3 = 0,30, abrangendo no total uma área de 2,0 km2. Utilizando o Método Racional, assinale a alternativa que indica o escoamento superficial esperado para o caso de uma precipitação uniforme de 108 mm/h sobre essa bacia. Q=0,278*C*i*A : 30 m³/s;
O coeficiente de defluvio (runoff) é de fundamental importância para diversas obras deengenharia e a sua definição está associada à água que : escoa sobre a superfície do terreno.
O Aquífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo de água doce transfronteiriço do mundo, com cerca de 1,2 milhão de Km². Em quais países o Aquífero guarani se localiza e em qual deles possui a maior área? O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território brasileiro.
A resposta de uma bacia a um evento de chuva depende das características físicas da bacia e das características do evento, como a duração e a intensidade da chuva. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I - Chuvas de mesma intensidade e duração tendem a gerar respostas de vazão (hidrogramas) semelhantes. II - Chuvas mais intensas tendem a gerar mais escoamento e hidrogramas mais pronunciados. III - Chuvas menos intensas tendem a gerar hidrogramas mais atenuados, com menor vazão de pico.
O tempo de concentração é definido como: Certo Tempo de deslocamento da água do ponto mais distante da bacia até a seção principal, onde toda a área da bacia contribui para o escoamento superficial
Analise as afirmativas a seguir e, assinale a alternativa correta: I ¿ O mecanismo de Horton e o mecanismo de Dunne correspondem, respectivamente, ao fluxo por excesso de infiltração e ao fluxo por excesso de saturação. II ¿ Quando considerada a área da bacia, o tamanho da bacia de drenagem exerce influência direta no escoamento superficial (volume de água que drena de uma bacia). III ¿ Ao aumentar o Runoff, aumenta o tempo de resposta da bacia e aumenta a infiltração. IV ¿ Canais naturais aumentam em muito a velocidade da água, fazendo com que a água de chuva deixe a bacia muito rapidamente gerando aumento do fluxo de base e aumento do Runoff. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Em relação à Drenagem Urbana, marque a resposta correta. Compreende todo um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de atenuar os riscos e prejuízos decorrentes de inundações.
Marque a opção CORRETA a partir dos conhecimentos sobre hidrologia estatística: Risco na hidrologia é considerado como a probabilidade de ocorrência de um evento multiplicada pelos prejuízos que se espera da ocorrência deste evento.
Como se chama a faixa formada pelo limite da via pública com os meio-fios, formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua. Marque a resposta correta. Sarjeta 
A chuva formada devido à ascenção de uma massa de ar úmida através de uma cadeia montanhosa denomina-se: chuva orográfica
A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357 de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação das águas segundo o seu grau de salinidade, em doces, salobras ou salinas. Pergunta-se: qual é o limite de salinidade das águas salobras? Salinidade superior a 0,5 e inferior a 30 partes por mil.
Considerando a Política Nacional de recursos Hídricos, marque a opção CORRETA: O instrumento de gestão cobrança pelo uso da água é o valor pago pelos usuários para a outorga, tanto de captação de água quanto de lançamento de efluentes. Isso é válido apenas quando a cobrança estiver implementada na bacia hidrográfica.
De acordo com a resolução 357, de 17 de março de 2005, a definição de água doce é a: São águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 %.
A Lei no 9.433/1997 instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De acordo com essa legislação, assinale a alternativa que apresenta instrumento (s) da PNRH. O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água e a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos.

Outros materiais