Buscar

REVISAO PESQUISA EM PSICOLOGIA AV1

Prévia do material em texto

REVISÃO PESQUISA EM PSICOLOGIA AV1
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
(CFP, 2005, Apresentação)
“Um Código de Ética profissional [...] procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional” 
“assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria”
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
(CFP, 2005, PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS)
I.O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. 
IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. 
VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
(CFP, 2005, Apresentação)
Art. 16 – O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias: 
a)Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas;
b)Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste Código; 
c) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes; 
d)Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
Art. 17 – Caberá aos psicólogos docentes ou supervisores esclarecer, informar, orientar e exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas neste Código.
A Psicologia como Ciência: os problemas ontológicos e epistemológicos particulares da Psicologia.
ONTOLOGIA: (ONTO = ENTE / LOGIA = ESTUDO, CIÊNCIA): CIÊNCIA DO ENTE, ESTUDO DO SER
EPISTEMOLOGIA: (EPISTEME = CIÊNCIA / LOGIA = ESTUDO) ESTUDO DA CIENCIA, RAMO DA FILOSOFIA QUE ESTUDA O PRÓPRIO CONHECIMENTO...
Sustentação filosófica de um campo de conhecimento / Perguntas básicas do conhecimento
Ontologia (ciência da essência do conhecimento) / (O quê) 
Epistemologia (ciência do conhecimento) / (Porquê) 
Metodologia (ciência dos meios para alcançar o conhecimento) / (Como) 
O que é um PROJETO DE PESQUISA? E qual sua importância para realização de uma Pesquisa?
No geral, o PROJETO é o planejamento da pesquisa, sua construção trabalha o alinhamento dos diferentes itens e delimita o tema, assunto, objetivos, metodologia e referencial teórico. O Projeto apresenta o desenho e o caminho da pesquisa, auxiliam no entendimento da pesquisa e na sua execução.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
Tema 
Delimitação da Temática 
Problema 
Justificativa 
Objetivos 
Metodologia 
Referenciais Teóricos 
Referências Bibliográficas 
PROJETO DE PESQUISA
TEMA: qual o assunto de sua pesquisa? 
Delimitação do Tema: quais os recortes no assunto de sua pesquisa? 
PROBLEMA: qual a questão de sua pesquisa? 
JUSTIFICATIVA: Por que sua pesquisa será realizada? Motivo e relevância e importância! 
OBJETIVOS: onde se quer chegar com sua pesquisa? Finalidade! Para quê? 
METODOLOGIA: Qual será o caminho da sua pesquisa? Como? Com o que? Onde? Quando? 
REVISÃO DE LITERATURA: o que já se estudou sobre a temática? 
CRONOGRAMA: passo a passo, datado, do projeto de pesquisa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: O que foi consultado? O que foi citado? 
ANEXO: Autorizações, Carta de Aceite do Co-orientador, etc. 
REVISÃO DE LITERATURA / REFERENCIAL TEÓRICO
(atravessa toda pesquisa)
 • Quais teorias / autores / linhas dão apoio à sua pesquisa? 
• O referencial teórico diz sobre o que já existe pesquisado e uma análise do próprio autor sobre o cruzamento de informações, descrição de teorias, etc. TUDO o que faz parte do referencial, vai estar presente nas REFERÊNCIAS: listagem dos livros, artigos e documentos consultados e que serviram de base para a elaboração do projeto.
METODOLOGIA
Como processo... “explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa”. 
Expõe as etapas concretas da investigação; - Mostra o modo como os dados serão obtidos e analisados; - É o relato das ações (passo-a-passo) utilizadas na elaboração do Trabalho Científico. 
METODOLOGIA como processo... Define e descreve como chegarão aos objetivos de sua pesquisa! IMPORTANTE:
 
•tipo de pesquisa (como você a caracteriza?) 
•instrumentos utilizados (qual bibliografia, quais referências, quais instrumentos: questionário, entrevista, etc) 
•do tempo previsto, da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados; 
•Da estrutura de sua produção... 
•E de tudo aquilo que se utilizou para a realização do trabalho de pesquisa! 
PORTANTO, O ITEM METODOLOGIA: - DESCREVE COMO A PESQUISA SERÁ REALIZADA. - UTILIZAM-SE TAMBÉM AUTORES (REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA) PARA EXPLICAR O TIPO DE PESQUISA A SER REALIZADA... O porquê de sua escolha! - CADA PROCEDIMENTO, OU FORMA DE PESQUISA, É PLANEJADO EM FUNÇÃO DO ALCANCE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS. - SENDO ASSIM, TEM-SE QUE SE TER A NOÇÃO DE QUAIS METODOLOGIAS ME AUXILIARÃO A ALCANÇAR OS OBJETIVOS QUE EU ME PROPUS NESSA PESQUISA. É NECESSÁRIO ALINHAMENTO!
Classificação das Pesquisas
Quanto a abordagem: qualitativas e quantitativas 
Quanto a natureza: básica e aplicada. 
Quanto aos objetivos: explicativa, descritiva e exploratória. 
Classificação das Pesquisas
Quanto à abordagem
Pesquisa Quantitativa: considera o objeto quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. (Psicometria e Estatística);
Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável que não pode ser traduzido em números. Interpretação dos fenômenos e Atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa, que tem natureza descritiva. 
Pesquisa Quanti-Qualitativa: considera / articula as duas dimensões. 
Quantitativa: tem-se no método quantitativo um rigor previamente estabelecido, que segue hipóteses previamente indicadas, bem como variáveis definidas. 
Qualitativa: na pesquisa qualitativa essas variáveis costumam ser direcionados ao decorrer da investigação.
Quanto à natureza
Básica: também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. 
Aplicada: usa pesquisas científicas para desenvolver tecnologiasou técnicas para intervir e alterar fenômenos naturais ou de outro tipo. 
Básica x Aplicada: A idéia de que a investigação em ciência básica (ciência pura ou ciência fundamental) é distinta da ciência aplicada (ciência com aplicações para a sociedade e a indústria) é uma idéia a ser questionada! 
Quanto aos objetivos
EXPLORATÓRIA: Estabelecem critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses. Objetivo de explorar a temática. 
EXPLICATIVA: Registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou idéias por força de dedução lógica. 
Explica a temática! Visa identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo. Explica o porquê das coisas. 
DESCRITIVA: Realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião. 
A finalidade da pesquisa descritiva é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos... DESCREVE A TEMÁTICA! 
Quanto aos objetivos
Explicativa: são mais complexas, não só descrevem e exploram... Mas explicam os fenômenos. 
Descritiva: àquelas que têm como objetivo descrever a temática, colocar o problema de maneira a apresentar a realidade. 
Exploratória: àquelas que têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses 
PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO...
PSICOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E COMO CAMPO PROFISSIONAL... 
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA QUE TEM COMO FUNDAMENTO A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E COMO BASE A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO. 
ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA QUE PRODUZ TEORIA E PRÁTICA; QUE PRODUZ CONHECIMENTO E DELIMITA ATUAÇÃO; QUE PRODUZ A PRÓPRIA PSICOLOGIA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA PSICOLOGIA! 
RESPONSABILIDADE CIENTÍFICA / PROFISSIONAL / SOCIAL DO PSCÓLOGO! 
QUESTÕES DISCURSIVAS
PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO?
QUANDO AFIRMAMOS QUE A PSICOLOGIA COMO CIENCIA E PROFISSÃO, ESTAMOS AFIRMANDO QUE A PSICOLOGIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO E COMO CAMPO ATUAÇÃO, AO MESMO TEMPO ESTÁ AFIRMANDO O PROFISSIONAL PSICOLOGO COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTO E COMO APLICADOR DESTE CONHECIMENTO NA SUA ATUAÇÃO. PRODUZIRMOS-NOS A PSICOLOGIA QUANDO TRABALHAMOS COM PSICOLOGIA, E NOS PRODUZ A PROFISSÃO PSICOLOGIA QUANDO ATUAMOS COMO PSICOLOGO. NÃO CONSEGUIMOS DISSOCIAR A TEORIA E PRATICA. 
DISCORRER SOBRE UM PRINCÍPIO DO CÓDIGO DE ETICA E RELACIONAR COM A PESQUISA EM PSICOLOGIA.
O QUE É ALINHAMENTO DO PROJETO?
É TODOS OS ITENS DO PROJETO DE PESQUISA CONVERGIREM – CONVERSAREM – PARA O OBJETIVO CENTRAL. TODOS OS QUESITOS DA PESQUISA TÊM QUE ESTAR COESOS ENTRE SI.

Continue navegando