Buscar

AV TÓPICOS EM LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201304089592 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201304089592 - ROSEMERE CREPALDE GONÇALVES LIMA
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9012/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2016 21:01:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201304337167)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: A) Os mitos são explicações fantasiosas, imaginárias que individuos utilizam para explicar determinada situação e /ou fato, geralmente essas pessoas não se baseiam em conhecimentos cientificos. B)Os mitos mais comuns relacionados aos surdos são: doente, nervoso, mudo, mudinho, mimicas, gestos. Mitos construidos por pessoas preconceituosas que desconhecem a cultura surda e contribuem para ações excludentes. C) As escolas devem construir junto a comunidade escolar projetos para a difusão da cultura surda, projetos que ofereçam recursos de compreensão e informação sobre os surdos. Acredito também que se as escolas do Brasil tivessem o conteúdo da Libras na sua grade curricular, não teríamos tantas dificuldades para a inclusão do surdo no ensino regular.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304333129)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
		
	
Resposta: Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar a ação do verbo, geralmente ficam no início da frase. São exemplos de advérbios de tempo: cedo, ontem, antes, amanhã, já.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304234928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que aparece o nome correspondente ao meio de transporte apresentado:
		
	
	Carro
	
	Avião
	
	Taxi
	 
	Ônibus
	
	Trem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304230894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
		
	
	Primeiras combinações.
	
	Sinal soletrado e composto.
	 
	Ponto de articulação e orientação.
	
	Múltiplas combinações.
	
	Datilologia e sinal único.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304708782)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
		
	
	Que as oportunidades serão as mesmas para todos.
	 
	Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	
	Que todos os cidadãos serão homogêneos.
	
	Que todos os cidadãos serão atendidos da mesma forma.
	
	Que todos tem as mesmas necessidades.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304336653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304719441)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
		
	
	Modalidade visual-auditiva.
	
	Modalidade oral-auditiva.
	 
	Modalidade visual-espacial.
	
	Modalidade oral-espacial.
	
	Modalidade motora-manual.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304722749)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical:
		
	 
	Mais que, como, amar, sobre.
	
	Cedo, depois, agora, sempre.
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	
	Ontem, hoje, amanhã, já.
	
	Cedo, depois, antes, sempre.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304231396)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a ordem frasal na LIBRAS, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	A LIBRAS admita a ordem SOV.
	
	A LIBRAS possua uma ordem flexível.
	 
	A LIBRAS possua uma única ordem fixa.
	
	A LIBRAS admita a ordem SVO.
	
	A LIBRAS admita a ordem OSV.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304720696)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A internet é um fator de inclusão social, oferecendo para os surdos vários recursos, possibilitando-lhes independência e melhor acesso à informação e à comunicação. Analisando os benefícios da internet na vida dos surdos, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	Há uma grandeadesão dos surdos à internet, de forma natural e com domínio da tecnologia.
	
	Os surdos não se sentem confortáveis com o uso do computador e da internet.
	
	A surdez é uma deficiência que impede o uso da internet.
	
	A internet não é nada visual, por isso os surdos não se adaptaram.
	
	Os surdos não sabem a Língua Portuguesa, por isso não conseguem acessar a internet.