PROVA OBJETIVA DE OSM E DESIGN ORGANIZACIONAL
15 pág.

PROVA OBJETIVA DE OSM E DESIGN ORGANIZACIONAL

Disciplina:Administração33.897 materiais547.899 seguidores
Pré-visualização3 páginas
PROVA OBJETIVA DE OSM E DESIGN ORGANIZACIONAL – NOTA 60

Questão 1/10 - OSM e Design Organizacional
Teorias de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) - Sistemas
O estudo de sistemas, envolvendo as Teorias de Organização, Sistemas e Métodos, permite que os gestores possam lidar com as empresas, independente de seu porte.
Sobre sistemas, analise as afirmativas a seguir:

I) A quantidade de subsistemas está inversamente relacionada à complexidade do sistema.

II)A estrutura usual de um sistema pode ser representada graficamente como:

III) O feedback pode ser considerado como uma ferramenta de manutenção e controle de informações referentes à performance do sistema.

Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III

	
	B
	Apenas as afirmativas I e III

	
	C
	Apenas as afirmativas II e III
I) A quantidade de subsistemas está inversamente relacionada à complexidade do sistema. De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 30), a quantidade de subsistemas está diretamente relacionada à complexidade do sistema, portanto afirmativa incorreta.

II)A estrutura usual de um sistema pode ser representada graficamente como:De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 31), um sistema é composto por entradas, processos, saídas e o feedback, dispostos na estrutura exposta, portanto afirmativa correta.

III) O feedback pode ser considerado como uma ferramenta de manutenção e controle de informações referentes à performance do sistema. De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 32), o feedback (ou retroalimentação) consiste em uma ferramenta de manutenção e controle de informações referentes à performance do sistema, portanto afirmativa correta.

	
	D
	Apenas a afirmativa II

	
	E
	Apenas a afirmativa I

Questão 2/10 - OSM e Design Organizacional
Manuais e normas de serviço
Os diversos manuais tem uma importância vital dentro das organizações, porém a utilização de manuais pode trazer vantagens e desvantagens. Sobre manuais e organizações analise as afirmativas a seguir:

I)Um manual bem elaborado terá as respostas para todos os problemas que possam vir a surgir na organização.

II)Um manual pode ser definido como um conjunto de procedimentos, normas, atividades, funções, instruções entre outros pontos, que tem um tempo de duração longo e serve como base para as ações dos colaboradores apenas do nível estratégico.

III)Uma das vantagens do uso de manuais é que ele pode ajudar na motivação dos colaboradores.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III

	
	B
	Apenas as afirmativas I, II e III

	
	C
	Apenas as afirmativas II e III

	
	D
	Apenas a afirmativa II

	
	E
	Apenas a afirmativa III
I)Um manual bem elaborado terá as respostas para todos os problemas que possam vir a surgir na organização. De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 169), por melhor referenciado que um manual esteja, ele jamais será a solução para todos os problemas de uma organização, portanto afirmativa incorreta.

II)Um manual pode ser definido como um conjunto de procedimentos, normas, atividades, funções, instruções entre outros pontos, que tem um tempo de duração longo e serve como base para as ações dos colaboradores apenas do nível estratégico. De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 167),um manual pode ser definido como um conjunto de procedimentos, normas, atividades, funções, instruções, entre outras coisas, que tem um tempo de duração relativamente longo e serve como obra de referencia para todos os colaboradores em sua área de competência, portanto afirmativa incorreta.

III)Uma das vantagens do uso de manuais é que ele pode ajudar na motivação dos colaboradores. De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 168), elencam como vantagem do uso de manuais que eles permitem que o funcionário conheça exatamente o seu papel e a sua representatividade dentro de empresa, fazendo assim, um bom trabalho de motivação, portanto afirmativa correta.

Questão 3/10 - OSM e Design Organizacional

Departamentalização mista.
A departamentalização mista decorre da demanda da organização de combinar duas ou mais formas de departamentalização a fim de atender aos seus propósitos. Ela pode ser então uma combinação da departamentalização funcional, por produtos e por processos.

Sobre a departamentalização, identifique a funcional, por produtos e processos na esquematização anterior. A ordem correta é:

Nota: 10.0
	
	A
	A – funcional, B – produtos, C – processos
Você acertou!
De acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 110), a correta ordem apresentada é C – funcional, B – produtos, C – processos, portanto afirmativa correta A.
Alternativa correta: A

	
	B
	A – produtos, B – funcional, C – processos

	
	C
	A – processos, B – funcional, C – produtos

	
	D
	A – processos, B – produtos, C – funcional

	
	E
	A – funcional, B – processos, C – produtos

Questão 4/10 - OSM e Design Organizacional
Teorias de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) – estrutura organizacional
A estrutura organizacional, segundo afirma o autor OLIVEIRA, (2002, 90) é um “conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Sobre a estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir:

I)A estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

II)A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.

III)A organização é um elemento fixo e estável, mesmo com a atuação das pessoas.

IV)A estrutura informal deve ser evitada ao máximo pela organização, pois apenas traz prejuízo à organização.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e III

	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV

	
	C
	Apenas as afirmativas I e II
Você acertou!
I)A estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, estrutura formal é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma, portanto afirmativa correta.

II)A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma, portanto afirmativa correta.

III)A organização é um elemento fixo e estável, mesmo com a atuação das pessoas. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, a organização não é um elemento inerte, mas sabemos que são as pessoas que fazem com que estes fenômenos se movimentem ao longo do tempo, ao longo dos anos, e as estruturas organizacionais se movimentam continuamente para se adaptarem as realidades contemporâneas nas quais se encontram as empresas, ou até mesmo fazendo com que estas realidades sejam mudadas e estabelecendo novas realidades que serão acompanhadas pelo mercado., portanto afirmativa incorreta.

IV)A estrutura informal deve ser evitada ao máximo pela organização, pois apenas traz prejuízo à organização. Conforme Aula 3 – Tema “Componentes da estrutura formal e informal”, as empresas podem se utilizar destas estruturas informais para, desde que bem organizadas
Amanda Povoas fez um comentário
  • como uma pesquisa de desenho de produto pode ser desenvolvida
    0 aprovações
    Carregar mais