Buscar

Aula 2 Projetos politicos e pedagógicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 2 Projetos politicos e pedagógicos
A educação é um fenômeno social através do qual o ser humano transmite e aprende o conteúdo culturalmente acumulado. O processo educacional pode ser organizado de diferentes formas, de acordo com o grupo social e sua cultura.  
No Brasil, a educação formal, que visa a transmissão dos conteúdos acumulados pela cultura ocidental, elegeu a escola como espaço de construção desses conteúdos. A sociedade, no século XX, passou a necessitar de sujeitos mais qualificados, que soubessem ler, escrever e contar e, para tal, passou a ter a obrigatoriedade do ensino, o que ampliou o campo de trabalho dos profissionais ligados à educação.
A escola é uma instituição social que reflete as contradições da sociedade à qual pertence e auxilia na formação dos sujeitos sociais. 
Ela possui uma estrutura, composta por um espaço físico, por recursos humanos (diretor, coordenador, pedagogo, professor, psicólogo etc.) e objetos necessários à prática educativa. 
Possui uma dinâmica de funcionamento, composta pelas relações interpessoais e regras institucionais, bem como objetivos que se constituem na intencionalidade de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. 
Essa influência está relacionada com o tipo de aluno que a instituição deseja formar, com o tipo de mudança que ela quer promover no aluno e com os aspectos do desenvolvimento em que deseja atuar. 
Os objetivos da escola devem ser construídos por todos os sujeitos envolvidos no processo: professores, alunos, pais e funcionários, através de discussões e reflexões.
A importância do Projeto Político Pedagógico para o trabalho do psicólogo escolar
Atualmente, acredita-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser fruto da reflexão e da discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo (professores, alunos, pais e funcionários). O psicólogo que atua na escola irá participar da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do Projeto.
Implementação
A implementação é um processo constante em que as ações procuram alcançar os objetivos a que se propõem. Como exemplo, podemos pensar o objetivo de formar cidadãos.  
Esse objetivo exige trabalho constante porque se trata de formação, tanto dos alunos que já estão na instituição quanto dos que são novos e estão chegando à escola.  
Por ser dinâmica, a implementação torna-se um permanente fazer acontecer.
Avaliação
O mesmo é válido para o processo de avaliação, que funciona como feedback do que está ou não sendo alcançado, possibilitando a reformulação do caminho a ser seguido para atingir os objetivos propostos.
Desse modo, o psicólogo participa de forma ativa da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do Projeto Político Pedagógico. 
E, ao mesmo tempo, são os objetivos dele que funcionam como orientação para o trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando