Buscar

A VITAMINA B12 E O ÁCIDO FÓLICO + HEMOCISTEÍNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A VITAMINA B12 E O ÁCIDO FÓLICO (b9)
A vitamina B12 é responsável pela ativação do ácido fólico, e essa molécula é convertida na sua forma biologicamente ativa (tetrahidrofolato) através de um processo mútiplo. Assim, a deficiência de vitamina B12 leva indiretamente à deficiência de ácido fólico. Mesmo se a quantidade de ácido fólico é suficiente no corpo, ela não desempenha o seu papel corretamente se não existe suficiente vitamina B12.
Inversamente, a vitamina B12 não pode cumprir seu papel na reciclagem da homocisteína sem a presença de ácido fólico. Podemos dizer que, de certa forma essas duas vitaminas são dependentes uma da outra. Antes de ir mais longe na questão de sua interdependência, em primeiro lugar, vamos rever as características essenciais do papel de cada uma dessas substâncias na saúde.
HOMOCISTEÍNA
A homocisteína é um aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco, por exemplo.
Normalmente, o cardiologista ou clínico geral podem pedir um exame de homocisteína para observar a quantidade deste aminoácido no sangue, avaliando a necessidade de iniciar um tratamento para prevenir os problemas cardiovasculares referidos anteriormente, caso o valor seja elevado.
Os valores normais de homocisteína nos exames de sangue devem estar abaixo de 15 micromol/L, sendo que a homocisteína geralmente só é preocupante quando está acima do valor de referência.
Homocisteína baixa
O valor de homocisteína baixa, normalmente não é motivo de alarme, especialmente se o paciente estiver fazendo suplementação com vitamina B ou ácido fólico, como no caso da gravidez, pois estas substâncias diminuem a concentração de homocisteína.
No entanto, quando o valor de homocisteína está muito diminuído e sem razão aparente é recomendado consultar um clínico geral para avaliar o problema, uma vez que pode ser sinal de baixa produção deste aminoácido.
Homocisteína alta
A homocisteína alta é provocada pelo consumo excessivo de proteínas, principalmente da carne vermelha, que pode provocar lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, levando ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Além disso, a homocisteína alta também pode ser acontecer devido a:
Baixa ingestão de alimentos com vitamina B6 ou 12;
Doenças, como hipotireoidismo, doença renal ou psoríase;
Uso de alguns remédios.
Por isso, os valores de homocisteína devem ser analisados pelo médico que pediu o exame de forma a identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Como baixar a homocisteína
O tratamento para homocisteína elevada deve ser feito com a diminuição de ingestão de alimentos com proteína, especialmente carne vermelha. Além disso, é aconselhado aumentar a ingestão de alimentos com vitaminas B6 ou B12, como bife de fígado, salmão ou marisco, por exemplo.
Em alguns casos, o médico pode ainda receitar o uso de suplementos alimentares com ácido fólico, vitamina B2, taurina ou betaína para ajudar a diminuir a quantidade de homocisteína no sangue.

Outros materiais