Buscar

4. Fatores de formação dos solos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 A Formação Pedológica do Brasil 
Maria Elisa Zanella
*
Fatores de formação dos solos.
	
Clima:
Este fator ativo age diretamente na atuação do intemperismo sobre as rochas, assim este possui papel na quantidade de detritos a serem gerados e que se acumularam ao longo do perfil. A umidade e a temperatura influenciaram nos organismos que habitaram nestes solos aumentando a sua evolução. Para se ter uma noção deste fator, a cada 10°C de aumento de temperatura dobra-se a velocidade das reações químicas. Mas é claro que quanto mais quente e mais úmido mais rápido o solo irá se desenvolver.
 
Os organismos:
Estes são representados pelos microrganismos, macroflora, macrofauna e homem. Os microrganismos atuam na decomposição de vegetais e animais, proporcionando maior quantidade de matéria orgânica. As plantas criam fendas entre as rochas e solos, contribuindo na ação do intemperismo. Os animais que cavam e abrem tubulações facilitando na entrada de ar e água. O homem, que além pode causar os problemas ambientais, pode influenciar nas formações de alguns competentes, com é caso terras pretas de índio na Amazônia.
 
. 
 
*
 
Material de origem: 
Nesta trata-se das rochas nas quais o solo é formado, isso vai ter influencia direta nos minerais que estarão nos solos. Os solos encontrados em áreas de rocha sedimentar, e esta possuem baixa diversidade de minerais, o solo possivelmente possuirá baixa quantidade de minerais, e resulta em baixa fertilidade. Devido a sua grande influência o material de origem é chamado de Rocha-mãe.
 
Relevo:
Este influenciará diretamente na erosão e no acúmulo de sedimentos de uma determinada área, podendo alterar no tipo de sedimentos que se acumulará no perfil. 
 
Tempo: 
Este percorrer todo o desenvolvimento material pedológico, desde rocha recentemente exposta ao início da formação dos primeiros horizontes ou camadas. 
 
*
*
Formação do solo
*
*
*
Os horizontes e suas características
*
*
*
Tipos do solos
Latossolos:
Solos formados pelo processo de laterização, onde sofrem bastantes ações do intemperismo, possuindo alta profundidade, com textura argilosa e muito argilosa. Possuem uma fertilidade natural, sustentando florestas. 
Os motivos pela escolha do latossolo para a agricultura são:
São profundos, aceitam culturas com raízes profundas;
Sua declividade, não mais que 7%, possibilita a mecanização;
*
*
Tipos do solos
Nitossolos:
Chamado também de “Terra Roxa Estruturada”, estes possuem uma cor escura e são férteis, devido à influência da rocha basáltica. Possuem os horizontes A, E, B e C. São encontrados no Sul e principalmente na Bacia do rio Paraná, sendo utilizados para a cultura do café, soja, trigo, milho, etc...
*
*
Tipos do solos
Nitossolos:
Chamado também de “Terra Roxa Estruturada”, estes possuem uma cor escura e são férteis, devido à influência da rocha basáltica. Possuem os horizontes A, E, B e C. São encontrados no Sul e principalmente na Bacia do rio Paraná, sendo utilizados para a cultura do café.
*
*
Tipos do solos
Argissolos:
Na antiga classificação eram chamados de Podzólico, nesta também uma intemperização do material. No horizonte B possui um acúmulo de argila havendo uma menor permeabilidade e maior escoamento superficial. Dependendo do material de origem pode ser distrófico ou estrófico. São encontrados em todo o país.
O acúmulo de argila no horizonte Bt reduz muito a permeabilidade dos Argissolos. Isso somado ao fato do horizonte superficial ser muitas vezes arenoso faz com que a grande limitação agrícola dos Argissolos seja o risco de erosão. Por esse motivo, os Argissolos devem preferencialmente ser utilizados com culturas perenes ou pastagens.
*
*
Tipos do solos
Planossolos:
São solos de formação recente, em geral, derivados de sedimentos ricos em sódio. Possuem drenagem deficiente e são suscetíveis à erosão.
Têm ocorrência expressiva no Nordeste brasileiro onde são predominantemente nátricos (norte da Bahia até o Ceará), no Pantanal Mato-grossense e no sul do Rio Grande do Sul, onde são muito explorados com arroz e pastagens.
*
*
Tipos do solos
Plintossolos:
Têm manejo agrícola bastante delicado, que necessita de bom controle de sua dinâmica hídrica interna. Entretanto, na Região Centro-Oeste, imensos projetos de cultivo de grãos (principalmente arroz) estão instalados sobre os mesmos, com uso de irrigação/drenagem.
Caracterizam-se pela ocorrência nas margens inundáveis de rios, com drenagem deficiente, com baixo teor de matéria orgânica e alto teor de ferro e alumínio.
*
*
Tipos do solos
Espodossolos: 
Apresentam horizonte claro arenoso e outro escuro devido à acumulação de húmus, ferro ou alumínio. Estes são bastante restritos, há uma concentração no Mato Grosso do Sul e Amazonas.
*
*
Tipos do solos
Vertissolos
São solos de coloração escura, amareladas e tons de cinza, pouco profundos, sendo possível observar fendas, devido a contração e expansão da argila   que compõe o solo.
São solos férteis, tendo presença no semi-árido nordestino, no Recôncavo Baiano, nos Pampas gaúchos, e Pantanal Mato-grossense.
*
*
Tipos do solos
Neossolos:
Quartzarênicos
Em geral, são solos originados de depósitos arenosos, apresentando textura areia ou areia franca ao longo de pelo menos 2 m de profundidade. Esses solos são constituídos essencialmente de grãos de quartzo, sendo, por conseguinte, praticamente destituídos de minerais primários pouco resistentes ao intemperismo.
*
*
Tipos do solos
Neossolos:
Flúvico:
Os Neossolos Flúvicos são de natureza muito variada, dependendo fortemente das características dos sedimentos aluviais que os formaram. Na área em estudo, possuem textura arenosa e média até muito argilosa. Da mesma maneira, a natureza da fração argila pode ser de baixa atividade como de alta atividade.
*
*
Tipos do solos
Neossolos:
Litólico :
Solo raso, ocorre em regiões onde o intemperismo químico é menos eficiente, sobretudo em zonas desérticas e semi-áridas. Na foto é possível identificar as estruturas originais da rocha (material de origem) sobrepostas pelo horizonte A rico em matéria orgânica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando