Buscar

Oque é: Saibro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saibro
s.m.-Geol.=Material incoerente, originado pelo intemperismo incipiente de rochas graníticas, contendo grande quantidade de fragmentos pequenos de feldspatos e quartzo, além de outros minerais acessórios da rocha. A quantidade de argila é pequena pelo fato do intemperismo estar no seu início. 
As jazidas de saibros se encontram entre o solo e a rocha matriz ainda não intemperizada. Podemos dizer que o saibro é a rocha em inicio de decomposição. Num certo sentido o saibro se confunde com o horizonte C do solo. 
As explorações de saibro, provocam grandes mudanças no aspecto do terreno, pois para atingí-lo é necessário retirar a cobertura de solo que pode ser muito espessa. No caso do Brasil, é comum encontrarmos saibro abaixo de camadas profundas de solo, que pode chegar a 30 ou mais metros. 
Uso: Na indústria da construção o saibro é usado para fazer argamassa de emboço e assentamento de tijolos. Em estradas não pavimentadas é usado in natura, para tapar buracos e para evitar pistas muito argilosas e derrapantes. 
Em pistas esportivas é usado como piso de quadras de tênis, pistas de atletismo e canchas de bocha. Nas quadras de tênis, o saibro produz uma superfície uniforme, que absorve o choque da bola com o solo, desacelerando-a e tornando o jogo mais lento e difícil. 
Sill: O mesmo que soleira. Corpo tabular de rocha ígnea, geralmente horizontal que penetrou entre camadas de rochas mais antigas. Esta camadas podem ser rochas sedimentares ou mesmo lavas ou planos formados por foliação metamórfica. Mais do que o fato de ser ou não horizontal ou subhorizontal, o que caracteriza um sill em geologia é o fato de ser um corpo de rocha intrusivo e concordante a estruturas mais antigas. 
Diferentemente de uma camada de lava um sill é sempre um corpo que penetrou entre rochas já existentes, não chegando a alcançar a superfície. 
Muito comumente um sill é um corpo que deriva lateralmente de outro corpo de rocha ígnea, plúton, dique ou conduto vulcânico. 
Na fotografia acima vemos um sill que devido à erosão diferencial foi preservado e hoje está exposto na superfície, mas originalmente esteve ligado, em profundidade a um conduto vulcânico. 
Por extensão é comum, em Geologia, a denominação de sill a intrusões de veios ou pegmatitos concordantes a estruturas mais antigas
���

Outros materiais