Buscar

AD1 de Bases da Cultura Ocidental (Salvo Automaticamente) (Salvo Automaticamente)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Angela Aparecida Teixeira Cabral Teles
Matrícula: 16213120235
Polo: Itaperuna 
Curso: Letras
AD1 de Bases da Cultura Ocidental
1 – Supostamente a literatura é fruto da escrita, mas podemos dizer que os poemas épicos são literatura, pois ela já predominava mesmo antes da escrita, tais como os poemas homéricos, a Ilíada e a Odisseia, compostos na Grécia antiga, por meio da oralidade. Esses poemas foram criados a partir de “fórmulas” que eram empregadas por grupos de palavras, sob as mesmas condições métricas, com a finalidade de criar uma variedade de ritmos, que não eram acessíveis na forma escrita, mas cantados e gravados na memória dos poetas. Em um de terminado momento histórico, essas composições orais foram registradas por escrito e disseminadas por todo o mundo e, consequentemente, guardadas para a posterioridade. Porém, ainda há diversas culturas ágrafas, que vivem adequadamente sem o uso da escrita.
2 – 
a) O estilo formular de Homero era caracterizado pela arte de composição oral de seus poemas feitos por poetas iletrados, que inventava e utilizava-se de sua memória ao longo do tempo para armazenar elementos de seu contexto cultural. Os epítetos são expressões ou palavras que surgiram como subtipos de fórmulas que podem ser repetidos várias vezes na sua composição e memorização. Eles associavam a nomes ou pronomes com a finalidade de qualificá-los por elogios ou injúria. Exemplo: Chacrinha “O Velho Guerreiro”, “O Velho Guerreiro” faz menção a Chacrinha.
b) O anacronismo consiste em reportar às memórias de outros tempos atribuindo julgamento de valor, ou seja, fazendo comparações de acordo com o nosso ponto de vista, sem ao menos conhecer e entender seu contexto e momento histórico. Exemplo: Sutiã ao invés de mamillare, um cinto de couro macio que as mulheres gregas usavam para segurar o busto. Assim, devemos evitar o anacronismo, pois ele nos impede de fazer consonância com uma época. Portanto, para entendermos o futuro precisamos voltar ao passado, comparar as diferenças entre os conceitos de duas épocas diferentes.
3 – O termo grego Phármakon tem duplo sentido, que pode ser um remédio, ao mesmo tempo, um veneno. De acordo com Platão a escrita poderia ser algo negativo, pois provocaria o enfraquecimento da memória e tornaria extintas as diferentes formas de cultura ligadas à oralidade, tais como os poemas homéricos, a Ilíada e a Odisseia, assim não precisaria se exercitar na captura e memorização de informações, pois estariam sempre depositados em livros e bibliotecas. Mas, positiva no sentido de ampliar a memória coletiva da humanidade, dando oportunidade as civilizações futuras de conhecerem culturas de diferentes épocas. Para ele, a escrita limitaria o exercício da memória, mas facilitaria a recordação dos fatos históricos.
.

Outros materiais