Buscar

U1S1 MODELOS DE GESTÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Título da Unidade de Ensino: 
MODELOS DE GESTÃO E PROCESSOS GERENCIAIS: A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E A ATUAÇÃO DO GESTOR
*
*
Dicas para facilitar a aprendizagem: 
Se preparar para a próxima aula mediada:
Resolver as atividades correspondentes a esta seção.
Acessar a web aula da próxima seção. 
Ler a próxima seção do livro didático. 
*
*
Palavras-chave: 
Evolução da administração; 
processos gerenciais; 
papéis de gerente; 
habilidades gerenciais.
*
*
COMPETÊNCIA GERAL:
Conhecer os fundamentos, aspectos, tendências e aplicação dos processos gerenciais para ser capaz de atuar como gestor e conhecer e aplicar as tecnologias e ferramentas de gestão, a fim de promover as mudanças organizacionais facilitadoras do atingimento dos objetivos organizacionais por meio dos modelos de gestão ideais.
*
*
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:
Conhecer os aspectos e a atuação do gestor como agente de mudança e como tomador de decisão e conhecer o processo de Planejamento como meio de o gestor promover as mudanças organizacionais.
*
*
CONTEÚDO:
Evolução da Administração. 
A figura do gerente e os processos gerenciais na atuação do gestor. 
Habilidades gerenciais. 
Papéis de gerente.
*
*
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Apresentar os seguintes temas:
- A evolução da Administração, para que os alunos conheçam brevemente as principais teorias administrativas, dando suporte para as demais aulas da unidade curricular.
- A figura do gerente, que foi inserida pelos estudos de Fayol.
- O processos gerenciais, como meios para a atuação do gestor.
- As Habilidades gerenciais, para demonstrar quais habilidades são necessárias em relação a nível gerencial na estrutura organizacional.
- Os Papéis de gerente, que consolidam a participação do gestor no ambiente de negócios como figura que desempenha vários papéis.
*
*
O gestor no centro dos processos gerenciais, como oportunidade para se identificar com as discussões propostas quanto às possibilidades de seu desenvolvimento profissional futuro em sua área de atuação.
*
*
Robbins, DeCenzo e Wolter (2014) comentam que toda empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento que atua, tem três características comuns: 
um propósito ou objetivo a perseguir; 
é composta por pessoas que concretizam os objetivos da empresa; e 
desenvolve uma estrutura organizacional sistemática que define as funções, limites e responsabilidades das pessoas, dentre elas, as dos gestores. 
*
*
 Assim como as empresas, os gestores também têm algumas características comuns, que você verá no decorrer desta seção: Administração e a Atuação do Gestor, Processos Gerenciais, Habilidades e Papéis de Gerente.
Entre 1780 e 1860 => a mecanização da indústria e da agricultura foi possível, pelo uso do vapor como força motriz e do ferro como matéria prima, revolucionou os sistemas fabril e de transporte. 
Entre 1860 e 1914 => o uso do aço e da eletricidade e derivados de petróleo provocou uma nova onda na Revolução Industrial, demandando trabalhadores especializados, novas técnicas de produção e a busca por eficiência e competitividade, afinal, o mundo havia mudado.
*
*
 O novo contexto propiciou o surgimento das primeiras teorias administrativas, muitas delas utilizadas até hoje em dia. 
Início do século XX, USA, Taylor => Teoria da Administração Científica => Chão da fábrica, nas tarefas, na racionalização, na organização do trabalho, a partir de uma visão mecanicista.
Mesma época, Europa, Fayol => Desempenho organizacional => Teoria da Administração Clássica => dividiu a organização em funções e introduziu a departamentalização. 
Elton Mayo => Teoria das Relações Humanas => Estudou o trabalhador, as relações intergrupais e a organização informal. 
*
*
 Até este ponto, o conhecimento administrativo já contava com soluções para os métodos de trabalho, o funcionamento da organização e o trabalhador. 
A compreensão da dinâmica organizacional fez surgir a Teoria Estruturalista por volta de 1950, focada na estrutura e no ambiente e visualizando organizações além das indústrias. 
Também os estudos precursores facilitaram o surgimento da Abordagem Comportamentalista, que busca até hoje em dia compreender o trabalhador como indivíduo dentro da organização 
*
*
 Teoria de Sistemas => coloca a organização como parte de um sistema (entrada-processo-saída).
Teoria da Contingência => Defende que tudo depende das circunstâncias, então, todas as propostas anteriores são úteis às organizações que se encaixam nas contingências envolvidas. 
APO=> Surge na segunda metade do século XX, a eficiência dá lugar à eficácia na busca organizacional, de forma que ser eficiente é fazer o que se deve com economia de recursos e ser eficaz é alcançar os objetivos. A APO insere o Planejamento Estratégico, como meio para as organizações conseguirem melhores resultados.
Desenvolvimento Organizacional (DO) => Aborda aspectos comportamentais, com ênfase na cultura organizacional e equipes de trabalho, visando o envolvimento das pessoas. 
*
*
 
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1252087/
Fonte: http://mundorh.com/blog/2015/08/page/2/
*
*
 
Fonte: http://administracaograduacao.blogspot.com.br/2015_06_01_archive.html
*
Atenção alunos: Se preparem para a próxima aula de 14//12/2017:
1) Resolve as atividades correspondentes a esta seção.
2) Acessar a web aula da próxima seção. 
3) Ler a próxima seção do livro didático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando