Buscar

semintderh

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0830_AV_201207037036 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201207037036 - DANIELLE AMARAL COUTINHO
	Professor:
	VERA LUCIA BARTOLO VIVES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 04/11/2013 16:20:04
	
	 1a Questão (Ref.: 201207253222)
	DESCARTADA
	O artigo 193 da CLT considera como atividade ou operação perigosa, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquela que, por sua natureza ou método de trabalho, implique no contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. É assegurado ao trabalhador o recebimento de adicional de periculosidade de incidente sobre o seu salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. Marque nas opções abaixo o percentual do adicional de periculosidade citado no texto.
		
	
	20%
	 
	40%
	
	35%
	
	25%
	 
	30%
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207244926)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Amazônia perdeu 207,6 quilômetros quadrados (km²) de floresta nos meses de novembro e dezembro de 2011. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados no dia dois de fevereiro deste ano, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e revelam que, considerando os dois últimos meses de 2011, o Pará liderou o rol do desmatamento no período, com 58,86 km² a menos de florestas. Mato Grosso perdeu 53,8 km² de mata nativa, seguido por Roraima (29,24 km²). Entre os biomas continentais brasileiros, a Amazônia representa 49,29% da área total brasileira. Segundo dados do IBGE, a área total da Amazônia é:
		
	 
	8 514 877 Km2
	
	844 453 Km2
	
	1 110 182 Km2
	
	176 496 Km2
	
	4 196 943 Km2
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207253218)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Aqui no Brasil, no ano de 1978 a Portaria 3.214 estabelece o necessário atendimento pelas empresas e empregados das "Normas Regulamentadoras - NR", que pertence ao:
		
	 
	Instituto Nacional do Seguro Social.
	 
	Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	Ministério publico federal.
	
	Ministério publico Estadual.
	
	Ministério Serviço federal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207244939)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
		
	
	diversifica a matriz de geração de energia.
	
	possui um sistema de transportes articulado.
	
	apresenta estoques elevados de alimentos.
	 
	introduz tecnologias à produção agrícola.
	 
	concentra suas atividades no setor primário.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207253200)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	França (Práticas de Recursos Humanos, 2010) destaca que a técnica de dinâmica de grupo envolve atuação e muitas vezes simulação de uma situação profissional. Em função disso, o(a):
		
	
	atuação dos candidatos concentra-se nos aspectos profissionais, evitando a interferência de aspectos emocionais.
	
	execução da atividade pode ser controlada, limitando ao máximo que os candidatos tenham liberdade para discussões desnecessárias.
	 
	condução da atividade torna-se mais simples, podendo ser realizada por qualquer profissional da empresa.
	
	objetividade da avaliação fica comprometida porque os aspectos emocionais dos candidatos afloram intensamente
	 
	controle da situação por parte do candidato fica diminuído, o que torna suas manifestações mais visíveis e espontâneas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207253185)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A greve dos bancários teve a duração de 15 dias. Foi considerada legal, já que não houve abusividade, pois o serviço de compensação durante todo o período de greve foi mantido. Ao firmarem as cláusulas da convenção coletiva, ficou estabelecida a porcentagem do reajuste, bem como a forma de pagamento do mesmo. Entretanto, nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias parados. Os bancários retornaram ao serviço, mas o pagamento dos dias de paralisação não foi efetuado. Tendo por base o caso acima, a Lei de Greve, os ditames constitucionais, a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho e o entendimento jurisprudencial , responda justificadamente: a) Os bancários fazem jus ao pagamento dos dias paralisados? b) Caso houvesse, na convenção coletiva, cláusula assecuratória do pagamento dos dias paralisados , os bancários poderiam sofrer o desconto dos respectivos dias em seu pagamento?
		
	
Resposta: Não, já que mostra interrupção no trabalho. Não poderiam ser descontados, uma vez que eles estão amaparados por lei.
	
Gabarito: a) O direito de greve é um direito social garantido constitucionalmente, o que não significa que seja um direito absoluto. O art. 7º da Lei de Greve estabelece que durante a greve ocorre a suspensão do contrato de trabalho, e nas hipóteses de suspensão, como não há prestação do serviço, não há a contraprestação. O entendimento jurisprudencial é de que, não havendo previsão de pagamento dos dias paralisados no acordo ou convenção coletiva , está-se diante da suspensão do contrato de trabalho. Dessa forma, como nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias de paralisação, os bancários não fazem jus ao pagamento, podendo o desconto ser efetuado. b) Nessa hipótese haverá o pagamento, pois embora o art. 7º da Lei de Greve traga a previsão de que o contrato de trabalho fica suspenso durante a greve, estabelece, por outro lado, que as relações obrigacionais serão regidas pelo acordo, convenção ou decisão judicial. Assim, se ficou estabelecido que o pagamento dos dias paralisados seria mantido, implica dizer que o que ocorreu foi a interrupção no contrato laboral, não podendo ser efetuado o desconto dos respectivos dias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207244916)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Entre os benefícios reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Licença Maternidade existe desde 1921, mas o período de afastamento varia de país para país. E a discrepância é grande. Por exemplo, enquanto no Bahrein, a mulher tem direito a ficar 45 dias em casa, na Dinamarca, o período pode chegar a até 52 semanas (um ano e um mês) sem trabalhar. Embora possa ser estendido por mais 60 dias, dependendo do empregador, a lei brasileira garante que toda mulher tem direito a: Entre os benefícios reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Licença Maternidade existe desde 1921, mas o período de afastamento varia de país para país. E a discrepância é grande. Por exemplo, enquanto no Bahrein, a mulher tem direito a ficar 45 dias em casa, na Dinamarca, o período pode chegar a até 52 semanas (um ano e um mês) sem trabalhar. Embora possa ser estendido por mais 60 dias, dependendo do empregador, a lei brasileira garante que toda mulher tem direito a:
		
	
	100
	 
	120
	
	40
	
	60
	
	80
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207253215)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A evolução das questões relacionadas à segurança do trabalho está intimamente relacionada aos riscos enfrentados pelos trabalhadores que, por sua vez, são incorporados ao ambiente laboral via tecnologia empregada. Podemos identificar que riscos associados ao ato de caçar ou de pescar, pertence a que fase da história?
		
	
	Tempos modernos.
	
	Tempos atuais.
	
	Pós revolução industrial.Homem primitivo.
	
	Pré revolução industrial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207244924)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A experiência que tenho de lidar com aldeias de diversas nações me tem feito ver, que nunca índio fez grande confiança de branco e, se isto sucede com os que estão já civilizados, como não sucederá o mesmo com esses que estão ainda brutos. NORONHA, M. Carta a J. Caldeira Brant. 2 jan.1751. Apud CHAIM, M. M. Aldeamentos indígenas (Goiás: 1749-1811). São Paulo: Nobel, Brasília: INL, 1983 (adaptado).Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania deGoiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função.
		
	 
	da política racista da Coroa Portuguesa, contrária à miscigenação, que organizava a sociedade em uma hierarquia dominada pelos brancos.
	
	das constantes rebeliões indígenas contra os brancos colonizadores, que ameaçavam a produção de ouro nas regiões mineradoras.
	
	da propagação de doenças originadas do contato com os colonizadores, que dizimaram boa parte da população indígena.
	 
	da necessidade de controle dos brancos sobre a população indígena, objetivando sua adaptação às exigências do trabalho regular.
	
	do empenho das ordens religiosas em proteger o indígena da exploração, o que garantiu a sua supremacia na administração colonial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207244314)
	Pontos: 0,5  / 0,8
	Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? ...Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.
		
	
Resposta: Educação profissionalizante - pois teriam uma formação profissional , assim como mais estudos, poderiam conseguir melhores empregos e consequentemente melhor remuneração.
	
Gabarito: O estudante poderá propor: - Acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, o que favorece ao cidadão ocupar postos de trabalho que exigem maior qualificação e, consequentemente, maior remuneração; - Permanência do estudante na escola, em todos os níveis escolares ¿ da educação infantil a educação superior ¿ o que possibilita o cidadão se qualificar profissionalmente e ter acesso a melhores condições de trabalho e remuneração e, consequentemente, de vida; - Condições dignas de trabalho, com remuneração que garanta qualidade de vida do indivíduo, fruto de reivindicação daquele que tem condições de trabalhar com qualidade, como consequência de seu preparo cultural e profissional; - Assistência à saúde, em seu contexto mais amplo, o que favorece uma renda familiar não comprometida com a suspensão de enfermidades e, até mesmo, caracterizada pela redução de gastos com portadores de necessidades especiais; - Ser proprietário do imóvel em que se reside, o que se reduz os gastos com aluguel e promove o equilíbrio financeiro familiar.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201207253225)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	De acordo com a regulamentação vigente do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho:
		
	
	É atribuição do empregador esclarecer e conscientizar os empregadores e o RH sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção
	
	É atribuição dos empregados esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
	 
	É atribuição do SESMT esclarecer e conscientizar os empregadores e empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
	
	É atribuição do RH esclarecer e conscientizar os empregadores e empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
	
	É atribuição do CIPA esclarecer e motivar os empregadores e empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Continue navegando