Buscar

Relatório de Teste de Chama

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
A análise química é um método de investigação utilizado tanto na ciência como em situações do cotidiano. Essa análise tem por finalidade identificar os constituintes presentes em uma amostra de certo material. São vários os processos utilizados nesta análise, como, por exemplo: processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. E sobre este último processo podemos citar o teste da chama.
O teste de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íonsmetálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras são manuseadas com um fio de platina ou clipe previamente limpo com ácido clorídrico para remover resíduos anteriores. 
É baseado no fato de que quando os sais são aquecidos, os elétrons dos átomos passam a ficar submetidos a um fonte de energia adequada (calor, luz), podendo sofrer uma mudança de um nível de energia mais baixo para outro mais alto, ficando então, excitados. Quando um desses elétrons excitados retorna ao seu estado fundamental, ele libera energia em forma de radiação. Cada elemento libera uma radiação em formato de onda com características próprias, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é unica para cada elemento. 
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certos elementos químicos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos em uma chama. 
BICO DE BUNSEN
É utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente GLP (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
MODELO ATÔMICO DE BOHR
O modelo de Rutherford tinha alguns problemas sérios: um átomo contendo um núcleo pequeno positivamente carregado deveria ser instável, se os elétrons estivessem parados, nada os impediria de serem atraídos para o núcleo.
A teoria de Bohr trouxe uma contribuição importante para compreensão da estrutura atômica . Seu primeiro sucesso foi à explicação dos espectros de emissão dos átomos. A emissão da luz era provocada por uma descarga elétrica através do hidrogênio (gás utilizado por ele). Alguns destes átomos podem adquirir um excesso de energia interna e emitir luz na região do visível, ultravioleta ou infravermelho .
Seu pensamento estava baseado em alguns postulados:
No átomo, só é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definida.
Quando um átomo estiver em um destes estados, ele não pode emitir luz. No entanto, quando um estado de alta energia para um de menor há emissão de um quantum de radiação.
Se o átomo em qualquer um dos estados estacionários, o elétron se movimenta descrevendo uma órbita circular em torno do núcleo.
Os estados eletrônicos permitidos são aqueles nos quais o momento angular do elétron é quantizado em múltiplos de h/2?.
Dentre os quatro postulados, os 2 primeiros estão corretos e são mantidos pela teoria atual. O quarto está parcialmente correto (o momento angular de um elétron é definido, mas não da maneira proposta por Bohr). O terceiro está completamente errado e não foi incorporada teoria quântica.
OBJETIVOS
Este experimento teve como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças de cores nela ocorrida pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles.
Materiais
Solução de ácido cloridrico - HCl 6 mol L-1
Cloreto de Sódio sólido - NaCl (s)
Cloreto de potássio sólido - KCl(s)
Cloreto de Cálcio sólido - CaCl2(s)
Cloreto de Estrôncio Sólido - SrCl2(s)
Cloreto de Bário solido - BaCl2(s)
Cloreto de Cobre sólido - CuCl2 (s)
Fósforo
Cabo de Kole
Fio de Platina de 5 cm de comprimento
Bico de Bunsen
Vidro de relógio
Procedimento Experimental
1-Foi realizado a limpeza do fio de platina em uma solução de HCL 6 mol/L contida em um vidro de relógio e em seguida foi levada a região de fusão da chama do bico de Bunsen. foi realizado o procedimento até a total limpeza do fio.
2-Foi mergulhado o fio na solução de acido cloridrico contida em um vidro de rlógio e então numa porção da substância em análise de modo que esta fique aderida ao fio. Foi levado o fio contendo a mostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observado a cor tranmitida à chama, foi repetido o procedimento de limpeza do fio e testado outro sal.
Resultados
Cátion - Cor - Comprimento de onda aproximado em nm
Na - Amarelo - 589,6
K - Violeta - 404,4
Ca - vermelho tecca - 620,3
Sr - Vermelho forte - 662,8
Ba - Verde - 534,7
Cu- Verde - 487,4
Desconhecido - Ca - Vermelho tecca - 620,3
Conclusão
Na prática de laboratório foram realizados testes de chama, identificando e observando os sais através de cores que em nela radiavam. Compreendendo então as operações realizadas. 
Aprendendo a manusear corretamente um bico de Bunsen uma vez que cuidados com ele devem ser obrigatoriamente tomados. 
Questões
1- Descreva os principais aspectos do modelo de Bohr
No átomo, só é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definida.
Quando um átomo estiver em um destes estados, ele não pode emitir luz. No entanto, quando um estado de alta energia para um de menor há emissão de um quantum de radiação.
Se o átomo em qualquer um dos estados estacionários, o elétron se movimenta descrevendo uma órbita circular em torno do núcleo.
Os estados eletrônicos permitidos são aqueles nos quais o momento angular do elétron é quantizado em múltiplos de h/2?.
2-Descreva o teste de chama e apresente os principais resultados encontrados no experimento identificado o componente de amostra desconhecida.
A-Foi realizado a limpeza do fio de platina em uma solução de HCL 6 mol/L contida em um vidro de relógio e em seguida foi levada a região de fusão da chama do bico de Bunsen. foi realizado o procedimento até a total limpeza do fio.
B-Foi mergulhado o fio na solução de acido cloridrico contida em um vidro de rlógio e então numa porção da substância em análise de modo que esta fique aderida ao fio. Foi levado o fio contendo a mostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observado a cor tranmitida à chama, foi repetido o procedimento de limpeza do fio e testado outro sal.
Cátion - Cor - Comprimento de onda aproximado em nm
Na - Amarelo - 589,6
K - Violeta - 404,4
Ca - vermelho tecca - 620,3
Sr - Vermelho forte - 662,8
Ba - Verde - 534,7
Cu- Verde - 487,4
Desconhecido - Ca - Vermelho tecca - 620,3
3- usando o modelo de Bohr, explique por que a luz emitida na chama é caracteristica d eum elemento, e o resultado pode ser usado para identificação do elemento na amostra.
de acordo com o modelo de Borh os elétrons dos átomos passam a ficar submetidos a um fonte de energia adequada (calor, luz), podendo sofrer uma mudança de um nível de energia mais baixo para outro mais alto, ficando então, excitados. Quando um desses elétrons excitados retorna ao seu estado fundamental, ele libera energia em forma de radiação. Cada elemento libera uma radiação em formato de onda com características próprias, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é unica para cada elemento. 
4-Usando o modelo de Borh, esplique porque a luz emitida na chama é caracteristica de um elemento, e o resultado pode ser usado para identificação do elemnto na amostra
De acordo com o modelo de Borh Cada elemento libera uma radiação em formato de onda com características próprias, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é unica para cada elemento
5-Explique quais as dificuldades podem existir com o uso do teste sugerido
na identificação quantitativa e qualitativa de elementos numa amostra.
O teste de chama apenas fornece informação qualitativa devido a alteração de propriedades que pode ser facilmente observado. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas a fotometria de chama ou espectroscopia de emissão, o teste de chama acaba não sendo um teste muito preciso por se tratar somente de teste qualitativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais