Buscar

CCJ0035-WL-A-AMMA-13-Petição Inicial e a Causa de Pedir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula nº 13.
Professor: Rodolfo Kronemberg Hartmann / www.rodolfohartmann.com.br
TEMA: PEDIDOS.
Pedido. Conceito.
            O pedido é considerado como o núcleo essencial da petição inicial, pois delimita o objeto litigioso e fixa os limites da sentença. É assunto tratado nos arts. 286 a 294 do CPC. Para Vicente Greco Filho, o pedido “seja em seu aspecto imediato, seja no mediato, é dirigido contra o Estado em sua função jurisdicional, mas tem por finalidade a produção de efeitos sobre o réu, ou sobre a relação jurídica de que o réu é um dos titulares” (Direito Processual Civil Brasileiro, Vol. I, Ed. Saraiva, p. 102).
                 
Objeto mediato e imediato.
            O pedido pode ser imediato e mediato. O pedido imediato seria a espécie de sentença pleiteada ao órgão jurisdicional (ex.: sentença declaratória de que não houve citação na querella nullitatis), ao passo em que o pedido mediato é o bem da vida pretendido pelo autor (ex.: autor resolve acionar o demandado buscando uma reparação pelos danos materiais sofridos em virtude de comportamento imputável a este último). Nesta situação o pedido imediato seria a prolação da sentença condenatória e o pedido mediato o ressarcimento pelos prejuízos. Daí porque Humberto Theodoro Júnior considera que: “o pedido imediato põe a parte em contato direto com o direito processual, e o mediato com o direito substancial” (Curso de Direito Processual civil, Vol. I, Ed. Forense, p. 325).
   
            Esta distinção entre o objeto imediato do pedido e o objeto mediato é de singular  importância nos chamados “pedidos genéricos”. É que, conforme esclarece a doutrina, o pedido genérico é aquele em que não há determinação do “pedido mediato”. Humberto Theodoro Júnior corrobora esta premissa, ao afirmar que “o objeto imediato do pedido nunca pode ser genérico e há sempre e há sempre de ser determinado... mas o pedido mediato (a utilidade prática visada pelo autor), este pode ser genérico” (Curso de Direito Processual civil, Vol. I, Ed. Forense, p. 326). 
             
Pedido genérico.
O pedido deve ser, conforme explanado, certo e determinado. Existem situações, porém, em que o pedido autoral poderá ser indeterminado ou genérico, que seriam aquelas hipóteses retratadas nos incisos deste art. 286. A maioria dos doutrinadores sustenta que o pedido genérico seria aquele onde não houvesse uma perfeita individualização do bem da vida, ou seja, que o objeto mediato do pedido não estivesse efetivamente estipulado. 
Síntese extraída da obra: HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Curso de Direito Processual Civil, Vol. I. Teoria Geral do Processo. Niterói: Impetus, 2012.

Outros materiais