Buscar

OBSERVAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM UBS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE FISIOTERAPIA
Claudia Betina Reis
 Eveline Wernz Skolaude
SAÍDA DE CAMPO – OBSERVAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Santa Cruz do Sul 
2013
Local: Unidade Básica de Saúde – Rincão Cumprido, no município de Candelária/RS
Atividade: Construção de uma metodologia de trabalho multiprofissional visando à formação e a atenção em saúde.
 No dia 25 de setembro visitamos uma equipe de Estratégia de Saúde Familiar onde pudemos observar que a atenção primária em saúde é considerada como a “porta de entrada”, para o contato inicial da população com o profissional da saúde, englobando ações individuais e coletivas, que envolvem prevenção de possíveis problemas de saúde, manutenção de boas condições de saúde e promoção de melhores condições de saúde.
 A inserção do fisioterapeuta nos serviços de atenção primária à saúde é um processo em construção, associado, principalmente a criação da profissão, atribuindo o fisioterapeuta como reabilitador, voltando-se apenas para uma pequena parte de seu objeto de trabalho, que é tratar a doença e suas seqüelas. Essa lógica de conceitualização, durante muito tempo, excluiu da rede básica os serviços de fisioterapia, acarretando uma grande dificuldade de acesso da população a esse serviço e impedindo o profissional de atuar na atenção primária.
 Diante desse cenário, evidencia-se que a atuação do fisioterapeuta no nível primário deve ocorrer em uma equipe multiprofissional e com uso de uma abordagem interdisciplinar, objetivando a realização de uma assistência integral e contínua. Deve seguir a lógica da territorialização e responsabilização, e ocorrer, preferencialmente, no âmbito coletivo com a participação popular. 
 A crescente valorização da atenção básica à saúde estimula o aprofundamento do conhecimento e entendimento da assistência prestada à população neste nível, com o qual tivemos um contato mais próximo durante a saída referente à Unidade Básica de Saúde.
 Cada equipe multiprofissional é composta por: Enfermeiro coordenador (cursando pós em saúde da família), técnico de enfermagem/vacinador, médico clínico geral, dentista (pós em saúde da família), auxiliar em consultório dentário, 5 agentes comunitários de saúde.
 A equipe de profissionais de apoio é formada por: Coordenador das Estratégias de Saúde da Família, pediatra (carga horária de 8 horas semanal), nutricionista (carga horária semanal de 4 horas), psicólogo (carga horária semanal de 4 horas), ginecologista/obstetra (carga horária de 4 horas semanal), assistente social através de solicitação do coordenador para casos especiais. 
 Diferentemente do restante da equipe, o agente comunitário é, obrigatoriamente natural da comunidade, liderando e conhecendo a realidade social que o cerca.
 O fisioterapeuta não é um profissional que integra esta equipe, mas vem-se percebendo a necessidade e a importância da sua inserção na equipe, ampliando seu espectro de atuação para a promoção da saúde e prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida da comunidade.
 A Unidade Básica de Saúde atende a mais de 3mil pessoas da comunidade e aos presidiários (que por lei tem prioridade no atendimento), trabalham com o convênio da Sisvale e a realizam reuniões de equipe semanalmente para discutir os casos de cada microárea coletivamente. 
 Toda semana fazem momentos de confraternização, e uma vez por mês jantas da equipe para descontrair.
 Na oportunidade pudemos perceber que está sendo construído um novo prédio para abrigar a Unidade Básica, abrindo um melhor espaço para novas conquistas profissionais, um local mais amplo e melhor estruturado, melhorando o trabalho em equipe para que fosse possível capacitar de forma adequada os recursos humanos na área da saúde.
 Desta forma, verificamos que há interface entre as atuações de todos profissionais de saúde e do fisioterapeuta, evidenciando que há uma interação entre esses profissionais e uma integração entre suas atividades, o que fortalece um preceito tão enfatizado nas definições de atenção básica: o trabalho em equipe.
 Concluímos que com a visão que a Unidade Básica nos oportunizou, poderemos auxiliar na saúde das famílias tendo uma excelente atuação dentro da fisioterapia e nos tornando agentes transformadores e modificadores da realidade familiar, proporcionando melhor qualidade de vida.

Outros materiais