Buscar

Libras: Língua Brasileira de Sinais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que significa?
O que é Libras?
Libras é língua ou Linguagem?
Libras é mímica?
Libras tem gestos?
Surdo mudo existe?
Qual é a lei que oficializa a Libras? 
LIBRAS
Libras significa:
LI – Língua
BRA – Brasileira de
S – Sinais
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
O que significa?
É a língua natural das comunidades surdas, utilizada para facilitar a comunicação. A diferença básica entre a Libras e as demais línguas é que ela utiliza sinais para expressar-se. Para aprender LIBRAS, portanto deve-se passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, tal qual fazemos quando nos propomos a aprender francês, inglês, etc.
O que é Libras?
Linguagem: diz respeito à capacidade ou faculdade exercer a comunicação. E pode ser recebida através de qualquer órgão dos sentidos. Pode-se usar linguagem visual, auditiva, tátil.
Língua: (ou Idioma) refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias como a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa.
Libras é língua ou linguagem?
MÍMICA: Expressão do pensamento por gestos, movimentos fisionômicos. Imita o que se quer fazer compreender. Por extensão, movimentos expressivos do corpo e, principalmente, do rosto.
LÍNGUA DE SINAIS: É uma língua natural, porque como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre pessoas e porque devido à sua estrutura permite a expressão de qualquer conceito - descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato - enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.
Libras é mímica?
GESTOS: Movimento do corpo, principalmente das mãos, cabeça e braços para exprimir ideias ou sentimentos, aspectos, fisionomias, ato ou movimento obsceno.
Sinais: São formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Libras tem gestos?
Retire do seu vocabulário a expressão “surdo-mudo” e passe a se referir às pessoas com perda de audição somente como surdos. O pensamento parece lógico: aprendemos a falar ouvindo, logo, se não ouvem, os surdos não aprendem a falar. 
 Mudo é aquele que não faz uso de seu aparelho fonador para a fala ou para qualquer outra manifestação vocal.
Surdo mudo existe?
Lei 10.436, de 24 de abril de 2002
É a lei que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005
Que regulamenta a lei 10.436 e
O que é surdo;
Disciplina Libras;
Intérprete para o surdo.
Lei de Libras

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais