Buscar

RESUMO PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL - AULA 1 A 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
Uma Universidade é uma instituição baseada em 3 pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O status de Universidade permite gozar de autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo. As universidades devem possuir ao menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles doutorado. Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo. As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc. Uma Faculdade não possui autonomia para criar programas de ensino.
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA.
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
Atividades complementares: São componentes curriculares obrigatórios nos cursos de bacharelado e licenciatura e têm por objetivo enriquecer e complementar o perfil do formando. 
Atividades de aprendizagem: são tarefas determinadas pelo professor que complementam ou aplicam o conhecimento visto na disciplina.
Atividades estruturas: contextualizadas no âmbito da disciplina e compõem a sua carga horária. Privilegiam a articulação teórica e prática.
Os oito tipos de inteligência: a linguística (sensibilidade a sons, ritmos e significados das palavras, sensibilidade às funções da linguagem); a lógico-matemática (sensibilidade e capacidade de discernir, padrões lógicos ou numéricos); além da espacial (capacidade de perceber o mundo visuoespacial e realizar transformações); musical (capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom, timbre, formas de expressão musical); corporal-cinestésica (capacidade de controlar movimentos do corpo e de manejar objetos com habilidade); naturalista (capacidade de compreender os fenômenos naturais, reconhecer e identificar espécies de animais e plantas); intrapessoal (capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas); interpessoal (capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente).
Técnicas de estudo estranhas que geram bons resultados
1. Exagerar conceitos 
Essa técnica consiste em exagerar a ideia-chave de um texto até o ponto em que seja fácil lembrá-la especialmente pela sua exclusividade. Imagine, por exemplo, que você precise lembrar-se do nome de um nobre barão do século XIX que morreu com um tiro. Para manter essa ideia fixa na sua memória você poderia imaginar, por exemplo, que o nobre morreu com um tiro de canhão ou mesmo por uma bala gigante, de mais de um metro de diâmetro. Desta maneira seu cérebro cria uma singularidade irreal e exagerada que fica “presa” na sua mente por mais tempo.
2. Associar palavras e conceitos 
A técnica da associação sugere que o estudante estabeleça conexões entre ideias, conceitos e palavras que devam ser memorizados. Por exemplo, ligar a cor de uma bandeira com a sua cor favorita, ou buscar semelhanças entre personagens históricos e pessoas próximas a você. A técnica também permite associar conceitos distintos de uma só vez. Imagine que você está lendo um texto relacionado com a evolução da tecnologia e, por outro lado, tem uma prova de história sobre a I Guerra Mundial; para memorizar os dois conceitos é possível criar uma história paralela à evolução do armamento e da tecnologia e como isso influenciou o conflito armado. 
3. Criar um contexto de estudos 
Uma boa técnica para recordar os conceitos-chave de uma matéria é estudá-la em voz alta e quando aparecerem informações que você não pode deixar de fora, marcá-las por um gesto incomum. Por exemplo, se você pretende lembrar que uma das causas da hipertensão é o cigarro, toda vez que repetir essa informação em voz alta imite o gesto de um fumante com o seu cigarro. Mais tarde, quando você precisar dessa informação, você verá a si mesmo levando as mãos à boca de forma inconsciente e não vai sequer precisar se esforçar para lembrar o que aquilo significa. Talvez os seus colegas achem você um pouco estranho, mas uma nota alta pode compensar o problema.
4. Transformar a matéria em música 
Embora a técnica seja bastante conhecida para recordar fórmulas e elementos químicos, poucos estudantes tentam aplicá-las a outras matérias. Mas se funciona para matemática ou química, por que não funcionaria com biologia ou português, por exemplo? Sente-se em frente ao texto que você não consegue entender e transforme-o em uma música – de preferência aquelas chatas, que grudam na cabeça. Na hora da prova você vai cantar a música e lembrar dos conceitos contidos nela.
Para organização e rotina
Um planejador (tabelas, calendários)
Timer (cronometrar o tempo de estudos e tarefas)
Lista diária (com feitos e afazares)
Post-it (sistema de cores com ordem de importância)

Continue navegando