Buscar

Sistema Esqueletico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA ESQUELÉTICO
O esqueleto é constituído por ossos e cartilagens.
Osteologia.
O osso, um tecido vivo (capaz de crescer, se adaptar e se reparar), é uma forma rígida e altamente especializada de tecido conjuntivo que compõe a maior parte do esqueleto.
DIVISÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO
	O sistema esquelético pode ser dividido em duas partes funcionais:
O ESQUELETO AXIAL é formado pelos ossos da cabeça (crânio e face), pescoço (hioide e vértebras cervicais), tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro).
O ESQUELETO APENDICULAR é formado pelos ossos dos membros superiores, cintura escapular ( escapula e clavícula) que se fixa ao tronco. Os membros inferiores, cintura pélvica (quadril) que se fixa ao tronco.
FUNÇÕES DO ESQUELETO
Suporte: O esqueleto é o arcabouço estrutural do corpo, sustentando os tecidos moles e fornecendo pontos de fixação para os tendões da maioria dos músculos do corpo.
Proteção: protege os órgãos vitais interno (p.ex., o coração).
Assistência ao movimento: A maioria dos músculos esqueléticos se fixa aos ossos; quando os músculos se contraem, tracionam, os ossos para produzir o movimento.
Liberação e armazenamento mineral: O tecido ósseo armazena diversos minerais, especialmente cálcio e fósforo, que contribuem para resistência dos ossos. O tecido ósseo armazena aproximadamente 99% do cálcio total do corpo. Conforme a demanda, os ossos liberam minerais na rede sanguínea para manter os equilíbrios minerais críticos e distribuir minerais a outras partes do corpo.
Hemopoiese: (formação de células do sangue), a medula óssea de certos ossos produz as células sanguíneas encontradas nos sistema circulatório.
O esqueleto adulto tem 206 ossos.
Categoria
Número de Ossos
Esqueleto Axial
80
Cabeça
29
Coluna vertebral
26
Tórax (costela e esterno)
25
Esqueleto Apendicular
126
Cintura escapular
4
Membros superiores
60
Cintura pélvica
2
Membros inferiores
60
Total
206
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Ossos Longos possuem maior comprimento do que de largura ( Ex:, o úmero, a ulna e o rádio, o fêmur, a tíbia e a fíbula, os metacarpais, os metatarsais e as falanges “dos dedos da mão e do pé”).
Ossos Curtos são cuboides e têm comprimento, largura e altura quase iguais, e encontrados nos tarsos (tornozelo) e no carpo ( punho).
Os ossos são classificados de acordo com o formato.
Fêmur
Tíbia
Ossos do carpo
5
Ossos Planos geralmente fino e proporcionam considerável proteção como os ossos do crânio que protegem o encéfalo; e esterno e as costelas, que protegem os órgãos situados no tórax; e escapula.
Ossos irregulares têm vários formatos além de longos, curtos ou planos, incluem as vertebras, determinados ossos da face e o calcâneo.
Vertebra 
Crânio
Escapula
Ossos Sesamoides se desenvolvem em alguns tendões e são encontrados nos lugares onde os tendões cruzam as extremidades dos ossos longos nos membros. ( Ex: patela).
Ossos Pneumático: apresenta uma ou mais cavidade, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. (ex: frontal, maxilar, temporal, etmoide, esfenóide).
Patela
Esfenóide
Estrutura dos Ossos
A diáfise é o corpo do osso.
As epífises são as terminações proximal e distal do osso.
As metáfises são as regiões entre a diáfise e as epífises. Em um osso em crescimento, cada metáfise contém uma lâmina epifisial, uma camada de cartilagem hialina que permite o crescimento longitudinal da diáfise do osso.
A cartilagem articular é uma fina camada de cartilagem hialina que recobre a parte da epífise na qual o osso forma uma articulação com outro osso.
Úmero
Tipo de ossos: Osso compacto e osso esponjoso.
	A dois tipo de osso que são o osso compacto e o osso esponjoso (trabecular). São distinguidos pela quantidade relativa de material sólido e pelo número e tamanho dos espaços que contêm. 
O periósteo é uma bainha de tecido conjuntivo resistente e vascular que envolve o osso ( protege o osso, auxilia no reparo de fratura, ajuda na nutrição de tecido ósseo e atua como um ponto de fixação para ligamento e tendões).
O endósteo é uma fina membrana que reveste a cavidade medular.
A cavidade medular, nos adultos, é um espaço cilíndrico oco no interior da diáfise contendo medula óssea amarela adiposa e numerosos vasos sanguíneos.
Tíbia
Acidentes Ósseos
	Os Acidentes ósseos surgem em qualquer lugar onde haja inserção de tendões, ligamentos e fáscias ou onde haja artérias que penetrem nos ossos ou situem-se adjacentes a eles.
DEPRESSÕES E ORIFÍCIOS: Locais que permitem a passagem de tecidos moles (nervos, vasos sanguíneos, ligamentos, tendões ) ou a formação de articulações
Fissura: fenda estreita entre partes adjacentes dos ossos pelas quais passam nervos ou vasos sanguíneos (ex: fissura orbital superior do esfenoide).
Forame: Orifício através do qual passam vasos sanguíneos, nervos ou ligamento (ex: canal óptico do esfenoide).
Fossa: depressão rasa (ex: fossa ilíaca).
Sulco: sulco ao longo da superfície óssea que acomoda um vaso sanguíneo, nervo ou tendão (ex: sulco intertubercular do úmero).
Meato: orifício tubuliforme (ex: meato acústico interno e externo do temporal).
Processos que formam articulações:
Côndilo: Protuberância arredondada grande, com superfície articular lisa na extremidade do osso (côndilo lateral do fêmur)
Fóvea: face articular ligeiramente convexa ou côncava plana e lisa (ex: face articular superior de uma vértebra).
Cabeça : Projeção articular geralmente arredondada apoiada no colo do osso (ex: cabeça do fêmur).
PROCESSOS: Projeções ou protuberâncias no osso que formam articulações ou pontos de fixação para o tecidos conjuntivos, como ligamentos e tendões
Processos que formam pontos de fixação para tecidos conjuntivos:
Crista: crista proeminente ou projeção alongada ( ex: crista ilíaca do osso do quadril)
Epicôndilo: Projeção normalmente enrugada acima do côndilo (ex: epicôndilo medial do fêmur).
Linha: margem ( menos proeminente do que uma crista) ou crista estreita longa (ex: linha áspera do fêmur.
Processo Espinhoso: projeção delgada acentuada (ex: processo espinhoso de uma vértebra).
Trocanter: Projeção muito grande (ex: Trocanter maior do fêmur).
Tubérculo: projeção arredondada de tamanho variável (ex: tubérculo maior do úmero).
Tuberosidade: Projeção de tamanho variável que possui uma superfície rugosa (ex: túber isquiático do osso do quadril).
Exemplo de acidentes ósseos
Exemplo de acidentes ósseos
OSSOS DA CABEÇA
 A cabeça é composta pelos ossos do crânio e da face. 
Crânio = 
NEUROCRÂNIO é a caixa óssea do encéfalo e das membranas que revestem, as meninges cranianas. É composto por 8 ossos , sendo ( frontal, etmoide, esfenoide e occipital) impares, e (temporal e parietal ) pares.
Face=
VISCEROCRÂNIO forma a parte anterior do crânio. Constituída por 14 ossos irregulares: 03 ossos ímpares situados na linha mediana (mandíbula, etmoide e vômer) e 06 ossos pares bilaterais (maxilas, conchas nasais inferiores, zigomático, palatino, ossos nasais e lacrimais).
OSSOS DO NEUROCRÂNIO
Impar:
Frontal
Etmoide
Esfenoide
Occipital
Pares:
Temporal 
Parietal
OSSOS DO VISCEROCRÂNIO
Impares:
Mandíbula
Etmoide
Vômer
Pares:
Maxilas
Conchas nasais inferiores
Zigomáticos
Palatinos
Ossos nasais 
Lacrimais
HIOIDE é o único osso do corpo em formato de U do esqueleto axial porque não se articular com outro osso, sendo assim esta suspenso dos processos estiloides do temporal por ligamentos e músculos, e esta localizado na região anterior do pescoço no nível da vertebra CIII entre a mandíbula e laringe. O hioide suporta a língua, fornecendo locais de fixação para alguns músculos da língua e para músculos do pescoço e da faringe.
HIOIDE
HIOIDE
COLUNA VERTEBRAL
	A coluna vertebral atua como uma haste flexível e resistente, com elementos que conseguem se mover para a frente, para trás e para os lados e que podem
girar. A coluna vertebral envolve e protege a medula espinhal, suporta a cabeça e atua como um ponto de fixação para as costelas, cíngulo do membro inferior e músculos do dorso e dos membros superiores.
07 vértebras cervicais
12 vértebras torácicas
05 vértebras lombares
01 sacro (05 vértebras sacrais fundidas).
01 cóccix (04 vértebras coccígeas fundidas).
A coluna vertebral é composta por 33 ossos.
Curvatura da coluna
Hipercifose
CERVICAL
Características:
 
O corpo vertebrais das vértebras cervicais são menores do que os das vertebras torácicas, no entanto os arcos vertebrais são maiores.
 Forame no processo transverso.
Processo espinhoso bífidos. 
Vertebras cervicais Típicas (III, IV, V e VI)
 Vértebra cervical
Vértebra torácica 
COMPARAÇÃO
Vertebras Atípicas (CI, CII e CVII)
A vértebra CI ou Atlas: 
um osso anular e reniforme que não tem processo espinhoso nem corpo e consiste em duas massas laterais unidas por arcos anterior e posterior. Suas faces articulares superiores côncavas recebem os côndilos occipitais.
A vértebra CII ou Àxis: um dente =, semelhante a um pino projeta-se de seu corpo para cima.
A vértebra proeminente C VII: assim denominada por causa do processo espinhoso longo, que não é bífido. Os processos transversos são grandes, mas os forames transversos são pequenos.
Comparação
Vista posterior região cervical
VÉRTEBRAS TORÁCICAS
As vértebras torácicas de (T I a T XII)
	São facilmente de identificar por suas fóveas (faceta) costais, que são faces articulares para as costelas ( com exceção das vértebras T XI e T XII). 
	 
VÉRTEBRAS LOMBARES
	As vértebras lombares ( L I a L 5) são as maiores e as mais resistentes das vertebras não fundidas da coluna vertebral, porque o peso corporal suportado pelas vértebras aumenta em direção á extremidade inferior da coluna vertebral.
	Ausência de forames transversários e de fóveas articulares costais.
	Corpo grande semelhantes a blocos
COLUNA VERTEBRAL
37
SACRO
O sacro é um osso triangular formado pela união das cinco vértebras sacrais ( S I – S V).
Começam a se fundir entre os 16 e os 18 anos idade, e o processo geralmente está completo até os 30 anos de idade.
O lado anterior côncavo do sacro está voltado para a cavidade pélvica.
Contêm quatro linha (cristas) transversas, quatro pares de forame sacrais.
Parte superior= base, e parte inferior ápice.
Promontório da base do sacro
Articulação lombossacral.
Face posterior crista sacral mediana, hiato do sacro (nos dois lados do hiato encontra-se um corno sacral.
Face auricular/ articulação sacroilíaca.
Tuberosidade sacral.
CÓCCIX
O Cóccix é a extremidade terminal da coluna vertebral, indicada como Co I- Co IV.
As vértebras coccígeas se fundem quando uma pessoa está entre os 20 e os 30 anos de idade.
Face dorsal do corpo do cóccix existem dois cornos coccígeos.
Face lateral processos transversos.
ESTERNO
	O esterno é um osso estreito e plano, localizado no centro da parede torácica anterior.
	É composto por três partes: 
parte superior MANÚBIO do esterno;
parte média é o CORPO;
parte inferior é PROCESSO XIFOIDE.
COSTELA
São 12 pares de costelas (I a XII).
I a VII costela : Costela verdadeira.
VIII a X: Costela falsas.
XI a XII: falsas e flutuantes.
COSTELA
COSTELA
CINTURA ESCAPULA
Escapula vista posterior
Escapula vista anterior
	A cintura escapular é composta por dois ossos:
Clavícula 
Escápula
CLAVICULA
ESCAPULA
Escapula vista posterior
48
MEMBROS SUPERIORES
	Os membros superior é composto pelos ossos:
Ùmero
Rádio
Ulna
Ossos do carpo
Metacarpos
Falanges
ÚMERO
	O úmero é o maior e mais longo osso da parte livre do membro superior.
ULNA E RÁDIO
 A ulna está localizada na face medial ( o lado do dedo mínimo) do antebraço, e é mais longo que o rádio.
Rádio esta localizado na face lateral do antebraço.
Ulna
Rádio
Rádio e ulna 
MÃO
A mão é subdivida em:
Ossos do Carpo
Metacarpo
Falanges 
OSSOS DO CARPO
	Carpo é a região proximal da mão, composto de 08 pequenos ossos .
	Os ossos carpais, na fileira proximal, de lateral para medial:
Escafoide
Semilunar
Piramidal
Pisiforme
	Os ossos carpais, na fileira distal, de lateral para medial:
Trapézio
Trapezoide
Capitato
Hamato
OSSOS METACARPAIS E DAS FALANGES
O metacarpo é a região intermediária da mão e consiste em 05 ossos chamados METACARPAIS.
As falanges, ou ossos dos dedos, formam a região distal da mão. Existem 14 falanges nos cinco dedos de cada mão.
CINTURA PÉLVICA 
	A cintura pélvica consiste em dois ossos do quadril. E o quadril se subdivide pelo ossos:
Ilíaco;
Ísquio
Púbis.
MEMBROS INFERIORES
	Os membros inferiores são compostos pelos ossos :
Fêmur
Patela
Tíbia 
Fíbula
Ossos do pé ( Ossos tarso, metatarso e falanges)
FÊMUR
	O fêmur é o maior, mais pesado e mais resistente osso no corpo.
PATELA
	A patela é um pequeno osso triangular localizado anteriormente á articulação do joelho. É um osso sesamoide que se desenvolve no tendão do músculo quadríceps femoral.
TÍBIA
	A Tíbia é o segundo maior osso do corpo e é responsável pela sustentação do seu peso.
FÍBULA
A fíbula esta localizada na lateral do tíbia. 
Não articula com o fêmur e não suporta peso, mas ajuda na realidade a estabilizar a articulação talocrural.
OSSOS DO PÉ 
	Os ossos do pé é composto pelos ossos do :
Tarso:
Calcâneo
Tálus
Cubóide
Navicular
Cuneiformes (medial, intermediário e lateral).
Metatarso I -V
Falanges (14 falanges).
BIBLIOGRAFIA
MOORE, K. L. Anatomia Orientada para a clínica. 7º ed. Guanabara, 2014.
SPENCE, Alexandre P. Anatomia Humana Básica. 2º ed. Manole, 1991.
TORTORA, Gerard J. Princípios da Anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais