Buscar

Bases conceituais da pesquisa científica nas Ciências Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

22/08/2011
AULA 03
*
CURSO DE PEDAGOGIA
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
Aula 03
As bases conceituais da pesquisa científica nas Ciências Sociais
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
Objetivos
Diferenciar o conhecimento científico do conhecimento popular.
Refletir criticamente sobre a importância do método científico.
Analisar criticamente a dimensão ideológica e a dimensão técnica da pesquisa social.
Identificar e compreender as técnicas de pesquisa social.
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
AULA 03
*
O conhecimento científico lida com o real, ou seja, com fatos e sua veracidade ou falsidade é possibilitada pela experiência. Assim, o que não pode ser verificado ou demonstrado não é reconhecido como científico para o campo da ciência. Desta forma, tal conhecimento se constitui por um conjunto de princípios e normas que o caracterizam como um conhecimento sistemático, lógico, preciso, rigoroso e metódico. Isto nos permite identificar que não há um caráter definitivo, absoluto ou final de suas teorias, ou seja, as mesmas podem ser revistas e superadas, possibilitando o desenvolvimento da própria ciência. 
22/08/2011
AULA 03
*
“O conhecimento popular é dado pela familiaridade que se tem como alguma coisa, sendo resultado de experiências pessoais ou suposições, ou seja, é uma informação íntima que não foi suficientemente refletida para ser reduzida a um modelo ou fórmula geral, dificultando, assim, sua transmissão de uma pessoa a outra, de forma fácil e compreensível” (Trujillo Ferrari: 1974).
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
“A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade (...) um mesmo objeto ou fenômeno pode ser observado tanto pelo cientista quanto pelo homem comum; o que leva ao conhecimento científico é a forma de observação do fenômeno” (Lakatos & Marconi: 1991).
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
“Só no contexto social é que o subjetivismo e o objetivismo, o espiritualismo e o materialismo, a atividade e a passividade, deixam de ser e de existir como antinomias. A resolução das contradições teóricas unicamente é possível através dos meios práticos, através da energia prática do homem. Por conseguinte, a sua resolução não constitui de modo algum apenas um problema de conhecimento, mas é um problema real da vida, que a filosofia não conseguiu solucionar, precisamente porque a considerou só como problema puramente teórico” (Marx, 1971: 200).
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
“A ciência diz o que nós queremos e o que nós podemos, nunca o que nós devemos” (Weber).
“A ciência é sempre uma malha teórica com dados empíricos, é sempre uma articulação do lógico com o real, do teórico com o empírico, do ideal com o real. Toda modalidade de conhecimento realizado por nós implica uma condição prévia, um pressuposto relacionado à nossa concepção da relação sujeito/objeto” (Severino, 2007:100).
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
MÉTODO CIENTÍFICO
“A ciência se faz quando o pesquisa aborda os fenômenos aplicando recursos teóricos, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos” (Severino, 2007:100).
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
Segundo Severino, a utilização do método científico é fundamental no processo de desenvolvimento da ciência, por duas razões específicas: a primeira, por permitir diferenciá-la dos demais conhecimentos, ou seja, do senso comum, da filosofia, da arte e da religião e, a segunda, por “trata-se de um conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais constantes entre os fenômenos” (2007:102). 
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
As diferentes abordagens teóricas e metodológicas:
Empírico Analítico – Parte da noção de causalidade como categoria central de análise, ou seja, é vista como elemento fundamental para a explicação científica. Portanto, permite a compreensão de um determinado fenômeno que se evidenciada através do experimento, bem como, da sistematização e do controle dos dados coletados e das análises estatísticas e teóricas. 
Tal pressuposto está alicerçado na compreensão de que a realidade é objetiva, ou seja, por ser externa ao sujeito é dada ao mesmo para que a conheça objetivamente. Em outras palavras a verdade se constitui como sendo absoluta e objetiva, pois cabe ao sujeito do conhecimento compreender o fenômeno e descrevê-lo tal como se apresenta.
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
AULA 03
*
Fenomenológica-Hermenêutica - a ciência consiste na compreensão dos fenômenos em suas diversas manifestações (variantes) através de uma estrutura cognitiva (invariante) ou na explicação dos pressupostos, das implicações e dos mecanismos ocultos (essência) nos quais se fundamentam os fenômenos. Os fenômenos objetos da pesquisa (palavras, gestos, ações, símbolos, sinais, textos, artefatos, obras, discursos etc.) precisam ser compreendidos. Isto é, pesquisar consiste em captar o significado dos fenômenos, saber ou desvendar seu sentido ou seus sentidos. 
22/08/2011
AULA 03
*
A compreensão supõe uma interpretação, uma maneira de conhecer seu significado que não se dá imediatamente; razão pela qual precisamos da interpretação (hermenêutica). A hermenêutica é entendida como indagação ou esclarecimento dos pressupostos, das modalidades e dos princípios da interpretação e da compreensão... A compreensão de um fenômeno só é possível com relação à totalidade à qual pertence (horizonte da compreensão). Não há compreensão de um fenômeno isolado; uma palavra só pode ser compreendida dentro de um texto, e este, num contexto.
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
AULA 03
*
Crítico-Dialética 
Nas pesquisas dialéticas, o homem é tido como ser social e histórico; embora determinado por contextos econômicos, políticos e culturais, é o criador da realidade social e o transformador desses contextos. A educação é vista como uma prática nas formações sociais e resulta de suas determinações econômicas, sociais e políticas; faz parte da superestrutura e, junto com outras instâncias culturais, atua na reprodução da ideologia dominante. Numa outra versão, a educação também é espaço da reprodução das contradições que dinamizam as mudanças e possibilitam a gestação de novas formações sociais (Gamboa, 1997: 103-4)
22/08/2011
AULA 03
*
De acordo com Novick (idem), esta abordagem “têm como categoria epistemológica fundamental a práxis (reflexão-ação-reflexão), pois objetivam a transformação social. A relação causal revela-se na inter-relação entre os fenômenos (lei da interdependência universal), inter-relação entre o todo e as partes e vice-versa, inter-relação da tese com a antítese, inter-relação dos elementos da estrutura econômica com os da superestrutura social, política, jurídica e intelectual etc.”.
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
AULA 03
*
Técnicas de Pesquisa
Documentação: É toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condições de análise por parte do pesquisador. Pode ser tomada em três sentidos fundamentais: como técnica de coleta, de organização e conservação de documentos; como ciência que elabora critérios para a coleta, organização, sistematização, conservação, difusão dos documentos; no contexto da realização de uma pesquisa, é a técnica de identificação, levantamento, exploração de documentos fontes do objeto pesquisado e registro das informações retiradas nessas fontes e que serão utilizadas no desenvolvimento do trabalho.
22/08/2011
AULA 03
*
 Entrevista - Técnica de coleta de informações sobre um determinado assunto, diretamente solicitadas aos sujeitos pesquisados. Trata-se, portanto, de uma interação entre pesquisador e pesquisado. Muito utilizada nas pesquisas da área de Ciências Humanas. O pesquisador visa apreender o que os sujeitos pensam, sabem, representam, fazem e argumentam. 
 História de Vida - Cole as informações da vida pessoal de um ou vários
informantes. Pode assumir formas variadas: auto-biografia, memorial, crônicas, em que se possa expressar as trajetórias pessoais dos sujeitos.
 Observação: É todo procedimento que permite acesso aos fenômenos estudados. É etapa imprescindível em qualquer tipo ou modalidade de pesquisa.
AULA 03
*
22/08/2011
AULA 03
*
 Questionário - Conjunto de questões, sistematicamente articuladas, que se destinam a levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião dos mesmos sobre os assuntos em estudo. As questões devem ser pertinentes ao objeto e claramente formuladas, de modo a serem bem compreendidas pelos sujeitos. As questões devem ser objetivas, de modo a suscitar respostas igualmente objetivas, evitando provocar dúvidas, ambiguidades e respostas lacônicas.
AULA 03
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais