Buscar

Prova 2 - respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Recursos Humanos
Conceitue e descreva os objetivos da avaliação de desempenho
Trata-se de uma ferramenta para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Tem como objetivos intermediários:
Adequação do indivíduo ao cargo
Treinamento
Promoções
Incentivo salarial ao bom desempenho
Melhoria das relações humanas entre superiores e subordinados
Auto-aperfeiçoamento do empregado
Estímulo à maior produtividade
Retroação (feedback)
Conceitue remuneração básica, incentivos e benefícios
remuneração básica - é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora.
incentivos salariais, que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados.
os benefícios - denominados remuneração indireta. Os benefícios são concedidos através de vários programas (como férias, seguro de vida, transporte subsidiado, refeições subsidiadas etc.).
Conceitue higiene e segurança do trabalho, e argumente sobre a relevância dessas preocupações no ambiente organizacional.
Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. 
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
A Lei nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional , que exige o exame médico pré-admissional, o exame médico período, o de retorno ao trabalho, o de mudança efetiva de função, antes da transferência, e o exame médico demissional. Comente a aplicação dos exames acima citados.
Exame médico pré-admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
Exame periódico de acordo com os intervalos mínimos de tempo, para trabalhadores expostos a riscos: a cada um ano ou intervalos menores, a critério do médico encarregado; para demais trabalhadores: menores de 18 e maiores de 45 anual, e cada 2 anos para as demais idades.
Retorno ao trabalho deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao 
trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
Mudança efetiva de função é toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho 
ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança. Será obrigatoriamente realizada antes da data da mudança.
exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:
135 dias para empresas de grau de risco 1 e 2, e 90 para as demais.
Conceitue Cultura Organizacional.
É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão ela condiciona a administração das pessoas.

Continue navegando