Buscar

interdisciplinaridade e experiencia portfolio oficial com folder

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
	
A INTERDISCIPLINARIDADE E A EXPERIÊNCIA DO ALUNO
Elaine SANTOS
		Regina MOTA
UNINTER
RESUMO
Atualmente a escola tem visto a necessidade de conciliar os seus conteúdos curriculares com o cotidiano de seus alunos, isto porque dessa forma, toda a aprendizagem se torna realmente eficaz. Em vista disso é que este trabalho tem como objetivo apontar que é possível atender essa demanda escolar. Para tanto foi criado o Projeto Trilhando Para o Futuro na Escola Estadual Marcos Alexandre Sodré, Várzea Paulista, juntamente com a prefeitura deste município, onde os alunos puderam vivenciar novas formas de aprender vários conteúdos escolares como, por exemplo: preservação do meio ambiente, a importância de se exercitar entre outros. E essa variedade nada mais é a interdisciplinaridade na sua totalidade
Palavras Chaves: Conteúdos escolares, Interdisciplinaridade, Experiência.
	A escola, hoje, enfrenta um grande dilema: como ensinar de uma forma em que o aluno possa colocar todas suas habilidades e despertar o desejo de sempre aprender. 
Segundo o IBGE, 37,9% dos jovens entre 18 e 24 anos deixam a escola antes do tempo previsto. Diante desses números mais uma questão nos incomoda: como fazer uma escola mais atraente para os alunos.
E para solucionar parte desses questionamentos, lançou-se mão de um termo INTERDISCIPLINARIDADE: Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, interdisciplinaridade diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.
Ou seja, o conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.
Sendo assim, a Escola Estadual Marcos Alexandre Sodré juntamente com a prefeitura da cidade de Várzea Paulista criou o Projeto Trilhando o Futuro. 
Este projeto foi criado com a ideia de conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente a importância da água, visando também debates sobre saúde, bem estar, entretenimento, participação, conhecimento e preservação. 
O Projeto em ação
No dia 30 de Outubro de 2014, foi iniciado o projeto de campo, cerca de 60 alunos saíram da escola escolhida para o projeto de campo, Escola Estadual Marcos Alexandre Sodré, com parceria da prefeitura. Para uma caminhada até o bairro do Mursa, onde a uma área de preservação, e também, mais conhecida como Serra do Mursa ou Morro do Elefante. Iniciaram a caminhada pela estrada do Mursa, depois pegaram uma trilha na serra.
No trajeto, os estudantes recolheram lixos deixados pela trilha, todos levaram sacos de lixos e na volta fizeram o descarte correto.
No final da caminhada, já no alto da Serra puderam ver a paisagem, descansar, conversar.
Todos os alunos que participaram da caminhada ganharam uma camiseta do projeto, que foi entregue pelo autor do projeto, o vereador Silso das Neves.
Relatos dos professores:
PROFESSOR FABIANO FALASCO – Foi muito bom, menos de 2% dos alunos conheciam a Serra do Mursa, eles moram na cidade e não tinham conhecimento da beleza, do lazer. Todos estão mais conscientes do meio ambiente, de como se pode preservar, agora é só por em prática.
PROFESSORA SILVANA MUSSIO – a caminhada foi um teste de resistência, conhecimento, superação e diversão. Saímos do teórico, do blá blá blá.... E os alunos puderam conhecer vivenciar, tudo o que foi dito em sala de aula, algo novo e enriquecedor para seus conhecimentos, agora eles já podem por em pratica.
Como podemos ver, mesmo a escola que conta recursos escassos, pode também inovar no método de ensinar. Através dessa experiência, vimos que os alunos tiveram acesso a variados tipos de conhecimento fora de sala de aula: história, geografia, meio ambiente entre outros. Vemos fortemente o conceito de interdisciplinaridade, podemos notar também que essa experiência marcou profundamente os alunos e é esse o proposito da escola.
Referências:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/28/jovem-brasileiro-abandona-duas-vezes-mais-a-escola-que-estudante-europeu-segundo-ibge.htm
acesso em 04/09/2016 20:05
http://educacaointegral.org.br/glossario/interdisciplinaridade/
acesso em 04/09/2016 20:27
http://www.prb10sp.org.br/vereador-silso-cria-projeto-trilhando-para-o-futuro-em-jundiai/18036
acesso em 04/09/16 20:56
�
�
O Projeto Trilhando para o Futuro foi criado pelo vereador Silso das Neves, com parceria da prefeitura de Várzea Paulista.
O projeto consiste em: 
Conscientização;
Preservação do meio ambiente;
A importância da água;
Bem estar;
Entretenimento;
Participação;
Responsabilidade;
Conhecimento. 
A primeira caminhada foi realizada no dia 30 de outubro de 2014, com alunos da Escola Estadual Marcos Alexandre Sodré com apoio da prefeitura e coordenadores da escola, alunos tiveram um dia diferente, com direito a caminhada, debates, informações , ajudaram na limpeza da área de preservação Serra do Mursa.
PROFESSOR FABIANO FALASCO – Foi muito bom, menos de 2% dos alunos conheciam a Serra do Mursa, eles moram na cidade e não tinham conhecimento da beleza, do lazer. Todos estão mais conscientes do meio ambiente, de como se pode preservar , agora é só por em prática.
PROFESSORA SILVANA MUSSIO – a caminhada foi um teste de resistência, conhecimento, superação e diversão. Saímos do teórico, do blá blá blá.... E os alunos puderam conhecer vivenciar, tudo o que foi dito em sala de aula, algo novo e enriquecedor para seus conhecimentos, agora eles já podem por em pratica. 
Projeto Educacional com a parceria da Prefeitura de Várzea Paulista
 Projeto
 Trilhando 
 Futuro
Escola Estadual Marcos Alexandre Sodré
�
Convide seus amigos, seus parentes e venha conhecer a Serra do Mursa em Várzea Paulista:
Não se esqueça de ir com roupas e sapatos adequados para caminhada;
Leve água;
Sacos para coleta de lixo produzida na caminhada
Conheça também o Orquidário: 
Estrada do Mursa, 620;
E... 
DIVIRTA-SE, VIVENCIE O MELHOR QUE A SERRA DO MURSA PODE LHE OFERECER!
�
�PAGE \* MERGEFORMAT�8�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais