Buscar

cortisol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
 Quando um indivíduo é exposto a situação estressante, o sistema nervoso autônomo desencadeia uma série de mecanismos que  promovem reações comportamentais e fisiológicas permitindo a busca de soluções e condutas adequadas que preparam o organismo para agir de maneira rápida e vigorosa. As respostas hormonais ao estresse compreendem aumento na secreção de hormônio do crescimento (GH), ativação de células do sistema imunológico como monócitos, neutrófilos, linfócitos e células Natural Killer (NK), aumento de interleucinas, aumento na secreção de hormônio estimulador da tireoide (TSH), aumento na secreção de paratormônio (PTH), aumento da vasopressina, do fator liberador de corticotrofina (CRH), aumento na secreção de cortisol e catecolaminas .
Cortisol 
 O cortisol é um hormônio lipossolúvel, da família dos esteróides sendo o principal glicocorticoide produzido pela parte superior da glândula adrenal (no córtex suprarrenal, porção fasciculada ou média) e secretado diante de uma situação estressora (atividade física ou contusão em alguma parte do corpo), que transmite impulsos nervosos ao hipotálamo aumentando a secreção de CRH, que age na hipófise anterior modulando a produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que é secretado e, na glândula adrenal, age estimulando a produção de cortisol . Ademais, a presença deste hormônio é avaliada por meio do plasma sanguíneo, urina ou saliva, podendo ser um dos indicadores do estresse . O cortisol salivar, especificamente, além de ser uma importante variável de mensuração, constitui-se numa medida eficaz, acessível, rápida e não invasiva. Possibilita que a coleta seja feita em qualquer situação  sem causar problemas de reatividade ou constrangimentos práticos ou éticos. 
 
 Parte do cortisol presente no organismo é ligado principalmente a globulina fixadora de esteróide (CBG ou transcortina) que é produzida no fígado. Quando se apresenta desta forma, o hormônio não apresenta ações. Níveis elevados mantidos de cortisol livre na corrente sanguínea podem implicar efeitos negativos sobre a saúde, tais como: hipertensão arterial, distúrbios ósteomusculares, transtornos mentais comuns, pele frágil, excesso de gordura na face, entre outros. Uma manifestação exacerbada de grandes concentrações de cortisol no organismo é a síndrome de Cushing.
 Existem inúmeros fatores que podem afetar a cortisol salivar e os níveis de cortisol durante o dia como as sóciodemográficas (idade, sexo, fatores genéticos), estilo de vida ( exposição a estressores, tabagismo, consumo de alimentos, humor, sono, doenças, uso de medicamentos, entre outros), bem como a hora e dia da coleta das amostras e o método utilizado para determinar os níveis de cortisol.  
 
 O cortisol, quando injetado intravenosamente, começa a ser secretado pela saliva em menos de 1 minuto na saliva,  isso é uma vantagem, pois é possível mensurar a quantidade de cortisol livre de acordo com as mudanças no organismo. Ademais,  o fluxo salivar não tem efeito sobre os níveis salivares de cortisol porque o tamanho pequeno e a alta solubilidade do lipídio presente nas moléculas de cortisol facilitam a difusão através das membranas da célula secretora até a saliva. 
Coleta 
 As amostras de saliva podem ser afetadas pelo alimento ou cigarro. Portanto a saliva deve ser coletada antes do café da manhã ou 30 minutos após comer ou fumar.  A coleta não é recomendável em caso de lesões orais com sangramento ativo ou potencial, também deve evitar escovar os dentes pelo menos duas horas antes da coleta para evitar sangramento gengival. O horário de coleta será determinado pelo  médico, deve-se permanecer em repouso por uma hora antes da coleta e imediatamente antes da coleta é aconselhável lavar a boca com água através de bochechos leves
Remova a tampa superior do tubo; 
Coloque o algodão, presente no recipiente suspenso, debaixo da língua e aguarde um período de 2 a 3 minutos. Se preferir, pode mastigar levemente o algodão, mantendo-o o máximo possível embebido com saliva. Durante esse período de coleta não é permitido ingestão de água, alimento ou qualquer tipo de líquido; 
Retorne o algodão para o interior do recipiente suspenso, fechando com a tampa logo a seguir; 
Após a coleta manter o Salivette com algodão sob refrigeração por ate 48 horas. Após esse período centrifugar o tubo de Salivette com o algodão.  Após a centrifugação retirar o algodão e congelar a saliva obtida a – 20º C

Outros materiais