Buscar

Revisão Bioquímica 1 pf

Prévia do material em texto

Revisão Bioquímica 1
Bloco 1 – Profª: Adriana Hemerly 
Quais são as forças responsáveis por mantem a dupla hélice?
Pontes de hidrogênio formadas pelas bases complementares e interações hidrofóbicas, que forçam as bases a se "esconderem" dentro da dupla hélice. 
DNA de 2 organismos diferentes: o A contém 50% de CG e o B contém 70% de CG. Para desnaturar, qual deles será preciso usar uma temperatura mais alta? Porque? 
O organismo B, pois ele tem uma maior quantidade de CG,ou seja, ele é mais estável devido a fazer mais pontes de hidrogênio que o seu complementar AT, precisando assim de uma maior temperatura para desnaturar.
O que significa dizer que a replicação de DNA é semiconservativa?
Significa dizer que cada fita de DNA é usada como molde para a replicação de uma fita complementar de DNA.
Cite os mecanismos de replicação do DNA e explique cada um deles.
Topoisomerase: corta transientemente o DNA, relaxando o DNA superhelicoidizado, e religa o DNA, helicases: desenovelam pequenas regiões de DNA, DBP: se ligam à fita simples de DNA e estabilizam, Primase: sintetiza primer de RNA (5’- 3’), Fita 5’-3’ replicada continuamente, fita 3’-5’ descontinuamente. DNA POL III: sintetiza a nova fita; DNA POL I remove primers (exonuclease 5’-3’) e substitui por DNA, DNA Ligase cataliza as pontes fosfodiester restantes.
DNA POL I – síntese/reparo; DNA POL II – reparo; DNA POL III – replicação.
Analise comparativamente entre os mecanismos de replicação de DNA e transcrição de DNA nas duas etapas abaixo:
a)Como é indentificado o local correto para o ínicio dos 2 processos? Explique.
Na replicação o local é a origem de replicação, que são sítios especificos do DNA onde se ligam proteína iniciadoras que determinam o local e quando começa a síntese da nova fita de DNA. Já na transcrição o local é definido pela posição do TATA box no promotor.
b)Identifique semelhanças e diferenças no processo de síntese do ácido nucleico.
Semelhanças: direção de síntese 5’- 3’; necessidade de um molde; síntese por polimerase fosfodiester.
Diferenças: replicação possui atividade de exonuclease (editoração), já a transcrição não possui; replicação requer primer,transcrição não precisa; replicação – síntese de toda a informação na célula, transcrição – apenas um segmento de DNA é Transcrito;
O DNA de clones humanos é igual? E o conjunto de RNAm transcritos são exatamente iguais? 
Sim,o DNA é o mesmo, no entanto os RNAm transcritos são diferente pois a expressão do RNAm depende do controle da expressão gênica,que depende de cada individuo particular.
 O que precisamos ter para fazer a técnica de PCR e quais são suas etapas ?
Precisamos ter um Primer de DNA, os 4 nucleotídeos e a Taq Polimerase,que é uma DNA polimerase que funciona a altas temperaturas. Ocorre em 3 etapas: 1.A desnaturação da dupla fita do DNA, em alta temperatura (entre 90ºC e 95ºC.) 2. O pareamento dos "primers", a baixa temperatura – 50ºC a 65ºC. 3.A duplicação do segmento isolado através da reação da DNA polimerase. O processo é cíclico e pode ser repetido "n" vezes, dependendo do grau de amplificação que se deseja.
PROVA – 2º
Apenas 2% do genoma é codificante, os demais 98% correspondem a promotores e reguladores da expressão gênica. Quando maior a complexidade o organismo maior será a quantidade de fatores de transcrição (reguladores). Em suma, é mais importante maior quantidade de reguladores da expressão gênica do que de genes que codificam produto biológico.
PROVA – 3º d)
	Polimorfismo na região codificante
	Polimorfismo no promotor
	Altera estrutura proteína
	Altera a expressão gênica
	Relacionado ao proteoma
	Relacionado ao transcriptoma
O que precisamos ter para fazer a técnica de Sanger?
Precisamos ter primer(5‘-3’) com marcação radioativa, DNA polimerase, dNTPs (dATP, dCTP, dTTP, dGTP) e ddNTPs (ddATP, ddCTP, ddTTP, ddGTP). 
Bloco 2 – Profº: Paulo Mourão / Stephan Nicollas de Oliveira
Porque os açucares formam um maior número de variedades comparado aos aminoácidos?
Porque os açúcares podem se ligar um ao outro de várias maneiras possíveis, inclusive com mais de uma ligação entre os monômeros de açúcar. Enquanto os aminoácidos só fazem ligações peptídicas, em um ponto específico (amino terminal - carboxi terminal)
Método barato pra descobrir o grau de pureza?
Retirada da amostra no papel e posterior cromatografia gasosa. Também poderia ser uma posterior TLC (Cromatografia em camada delgada, que separa basicamente lipídeos). Também pode ser feita pela retirada da amostra do papel e solubilização em diferente solvente (polar e apolar, por exemplo) e então medir a viscosidade da solução depois, pra ver se aquilo foi solubilizado ou não.
O que são esteróis e qual é sua função? 
São lipídeos estruturais que estão presentes nas membranas da maioria das células eucarióticas. Além de seu papel como constituinte de membrana, os esteróis servem como precursores de vários produtos biológicos com atividade específica. Hormônios esteroidais são potentes sinais biológicos que regulam a expressão gênica.
O que são eicosanoides e qual é sua função? Cite pelo menos 4.
Eicosanóides são hormônios parácrinose derivados de ác. Graxos e possuem uma variedade de efeitos dramáticos nos tecidos dos vertebrados. Estão envolvidos nas funções reprodutivas, na inflamação, na febre e na dor, na secreção gástrica de ácido, dentre outros. apresentam 3 classes: Prostaglandinas: mensageiro intracelular, contração do musculo liso uterino, alteração do fluxo sanguíneo e ação na resposta inflamatória; Tromboxanos: reduz o fluxo sanguíneo e participa na formação do coágulo; Leucotrienos: contração musculo liso vias aéreas e pulmão, cujo aumento desencadeia ataques de asma.
Qual a relação da vitamina D3 com a luz solar?
A vitamina D3, também chamada de colecalciferol, é normalmente formada na pele a partir do 7-deidrocolesterol em uma reação fotoquímica catalisada pela radiação UV da luz solar. A vitamina D3 não é ativa biologicamente, mas é convertida por enzimas do fígado e dos rins em 1,25 diidroxicolecalciferol, um hormônio que regula a absorção de cálcio no intestino e o equilíbrio de absorção e liberação nos ossos.
Ponto de fusão, solubilidade e hidrogenação dos ácidos graxos?
A solubilidade e a temperatura de fusão são relacionadas ao tamanho da cadeia e ao número de insaturações. Ác. graxos saturados tem maior ponto de fusão, diferente dos insaturados que tem menor ponto de fusão. Quanto maior a cadeia menor a solubilidade e maior a temperatura de fusão. A hidrogenação desfaz a ligação cis, aumentando a interação entre as moléculas, o que aumenta o tempo de fusão e assim o tempo de vida do produto (algumas empresas usam essa pratica para aumentar o tempo de validade do produto, o risco disso é que algumas vezes há a transformação de cis em trans, que vai aumentar a concentração de LDL, aumentando a chance de AVC e ataque cardíaco). 
Descreva como ocorre a liberação do Ca++ via IP3.
A proteína G tem uma grande afinidade por GTP, porém tem uma cauda que impede que o GTP se ligue, um sinal muda a sua conformação e permite essa ligação. A ptn G vai ativar a fosfolipase C que vai clivar o fosfolipídio de membrana em IP3 e DAG. O IP3 vai abrir o canal de Ca++ no retículo endoplasmático, que é importante para a contração muscular. O DAG vai ativar o PKC que vai regular outras enzimas.
	
Porque a heparina aumenta os níveis de lipídeos no sangue?
Pois ela estimula a lipase lipoproteática.
O que acontece com o organismo em caso de jejum prolongado ou exercício físico intenso?
Em condições de exercício físico intenso ou jejum prolongado, utilizam-se as reservas de glicogênio no processo de glicogenólise (quebra do glicogênio). Com isso a glicose é liberada dos hepatócitos dos miócitos caindo na circulação sanguínea suprindo os demais tecidos. Quando essa reserva terminar, tem que recorrer a gliconeogênese, na qual há a síntese de glicose a partir de lactato, glicerol, piruvato, oxalacetatoe alanina.Qual enzima é inibida pela estatina e qual a importância dela ser inibida?
A enzima é a HMG CoA Redutase, e a importância é pois ela faz parte da etapa lenta do processo, inibindo ela, inibe todo o processo de síntese do colesterol.
O que é placa de ateroma e como a hipertensão influência? Porque é recomendado que a ingestão de peixe ao invés da carne vermelha?
Quando há LDL em excesso, ela pode acabar sendo oxidada por radicais livres, sendo englobada por macrófagos. Quando há muito LDL oxidada no macrófago, ele acaba morrendo com LDL oxidado dentro, formando a placa de ateroma. Sobre ela pode ocorrer uma deposição de cálcio para tentar isolar a área afetada, podendo assim interromper o fluxo sanguíneo normal, causando aterosclerose. Pois no peixe há colesterol e ômega 3.
Qual a importância do colesterol e como é feita a manutenção dos níveis adequados na célula?
A importância é: componentes de membranas biológicas, síntese de hormônios esteroides e percursor de sais biliares. A manutenção ocorre através das lipoproteínas: A VLDL e a IDL transportam colesterol endógeno do fígado aos tecidos, a LDL leva o colesterol que devia voltar para o fígado para os tecidos extra-hepáticos e a HDL evita o acumulo de colesterol nos tecidos, transportando o colesterol endógeno dos tecidos ao fígado.
Porque podemos dizer que trombina tem ação pró-coagulante e anticoagulante?
Em que situações ocorre essa resposta?
Ação pró-coagulante: a trombina faz com que o fribinogênio seja quebrado formando monômeros de fibrina, a trombina ativa também o fator XIII que é responsável pelo “cross-linking” dentre as fibrinas para que elas formem o tampão plaquetário secundário. Ocorre no epitélio lesionado.
Ação anti-coagulante: quando a trombina se liga a trombomodulina, ativa a proteína C e essa proteína quebra os fatores V ativo e VII ativo, impedido o efeito cascata de coagulçao. Ocorre no epitélio saudável.
Diferencie via intrínseca da via extrínseca
Como parte da cascata de coagulação existe a via intrínseca, presente no sangue e iniciada pelo fator XII. Em amostra de sangue, fora da corrente sanguínea, permite que o mesmo coagule normalmente.
Há também a via extrínseca, iniciada pelo fator tecidual. Está presente no endotélio, o que faz com que uma amostra de sangue coagule após a adição de amostras de tecido homogeneizado.
Durante a coagulação sanguínea existem duas vias, a intrínseca e a extrínseca. Explique-as.
A cascata começa pelo fator de contato e o fibrinogênio de alto peso molecular que vai, nesta etapa, ativar pre calicreina em calicreina. Em seguida, a calicreina ativa vai ativar o fator XII que, por sua vez, ativa o XI. O fator XI ativa o fator IX, o fator IX na presença do fator VIIIa ativa o fator X. E o fator X, entao, na presença do fator Va, ativa a última pró-enzima circulante, que é a pró-trombina, que é ativada na última protease da cascata de coagulação, que é a trombina ou fator IIa. A ativação do fator X também pode acontecer por um segundo caminho, a partir da produção de ativação direta do fator VII por um fator tecidual, que é a tromboplastina tecidual. Esse fator VIIa vai diretamente ativar o fator X e vai haver a produção de trombina. E a trombina vai ser aquela protease que vai clivar o fibrinogenio em fibrina. 
Essa fibrina vai ligar um monômero ao outro, formando uma rede de fibrina insoluvel e ai reforça a formação do tampão plaquetário.
Em quais etapas da cascata de coagulação agem o ativador de plasminogênio tecidual e a trombomodulina? Explique seus mecanismos.
Trombomodulina à proteína que está inserida no subendotélio. Muda a forma da trombina que ativa a ptn C que vai inativar os fatores Va e VIIa. Além disso, a mudança conformacional da trombina faz com que ela deixe de clivar fibrinogenio em fibrina.
Música da Coagulação
PREPARA! O TF agora Entrou na história Se liga no VII Ativa o X e o IX Precisa do cálcio e de uma membrana Pra formar o complexo tenase extrínseco
O pouco Xa formado sabe a força que tem Gera um pouco de trombina e de mais ninguém A cascata precisará de amplificação Olha o V e VIII sofreram ativação ÃO!!! O VIII e o IX estão se ligando E mais um complexo está se formando Tenase intrínseco é o que tá gerando Mais Xa pra se ligar No Va e na protrombinaaaaa protrombina...
Que agora é hora De ver quem controla A antitrombina no que o complexo forma O TFPI se liga na hora E inibe o complexo tenase extrínseco
Tem a proteína C que inibe também Quando a trombomodulina a trombina tem Ela cliva o V e o VIII pra inativação Olha o trombo tá parando a formação ÃO! A fibrinólise vai atuando E o trombo vai se desmanchando O tPA é o que vai formando A plasmina na fibrina Que agora Vai degradaaaar, vai degradaaaar.

Continue navegando