Buscar

ED1_turma 2013_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Turma: Farmácia Integral (2013/01)
Professora: Joice Stipursky
Disciplina: Embriologia (BMH127)
ESTUDO DIRIGIDO 1
Questão 1.
“Revista Veja, 17 de fevereiro de 2010
	Como a corrida termina
Descoberto o mecanismo que dá ao espermatozóide
o impulso extra para penetrar no óvulo. Isso facilita 
o desenvolvimento do anticoncepcional masculino.
	
Paula Neiva
VEJA 
	
Os espermatozoides, as células reprodutivas masculinas, são depositados pela ejaculação no colo do útero e dali partem numa acirrada corrida pelos 15 centímetros que os separam da tuba uterina, onde se encontra o óvulo. Só um deles, mais rápido e forte, conseguirá penetrar no óvulo e dar início a uma nova vida. Pensava-se que os espermatozóides, assim como os aviões e os carros de corrida, dispunham de uma reserva de combustível para ser gasta nessa viagem. Sabe-se agora que não é bem assim. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e publicado na edição deste mês da revista científica Cell, revelou elementos até agora desconhecidos no processo de fecundação. O trabalho identifica e explica, pela primeira vez, o mecanismo que faz com que os espermatozoides liguem uma espécie de “motor turbo” na fase final de aproximação do óvulo. Esse motor não só aumenta a velocidade do espermatozoide como lhe dá vigor extra para romper a zona pelúcida do óvulo.
As implicações para a ciência médica são enormes. "É um passo importante para a criação de um anticoncepcional masculino e para o tratamento da infertilidade", diz o urologista Sidney Glina, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Um dos fatores cruciais para determinar a velocidade dos espermatozoides é o pH do meio onde eles se encontram. Quanto mais ácido o pH, mais lentamente eles se movimentam. Isso explica por que os gametas masculinos permanecem imóveis dentro do trato reprodutivo masculino, que é ácido, começam a mover-se quando estão no líquido seminal, que é alcalino, e se tornam agitados em contato com o aparelho reprodutor feminino, onde o pH é mais alcalino. Os pesquisadores foram além dessa constatação e descobriram que a aproximação do óvulo ativa estruturas localizadas na cauda do espermatozoide, as proteínas Hv1. Uma vez abertas, elas funcionam como comportas, pelas quais são expulsos íons de hidrogênio do interior do gameta masculino. Esse fluxo de íons de dentro para fora do espermatozoide, aumenta imediatamente o pH interno do espermatozóide, facilitando sua mobilidade. "O mecanismo que descobrimos é como uma mudança de marcha para que o carro ultrapasse uma barreira. Ele fornece o impulso extra que permite romper a proteção externa do óvulo", disse a VEJA a pesquisadora Polina Lishko, co-autora do estudo. 
O gatilho que põe a corrente de íons em funcionamento fica nos arredores do óvulo. Nessa região, há dois fatores extremamente favoráveis à mobilidade das células masculinas. O primeiro é a baixa oferta de zinco, que em quantidade mais alta inibe a movimentação dos espermatozóides. A outra é a alta concentração de moléculas de anandamida, substância presente nas células de proteção ao redor dos óvulos. Inibir todo esse mecanismo, teoricamente, inviabilizaria a concepção. "Há um potencial enorme para o desenvolvimento de anticoncepcionais sem efeitos colaterais, já que sua ação se daria exclusivamente nos espermatozoides, sem nenhuma repercussão em outros tecidos do corpo", diz Polina Lishko. Outra possível aplicação da descoberta está no campo da fertilidade, em casos em que a infertilidade masculina se deve a problemas de mobilidade dos espermatozóides.”
Responda os itens A e B relacionadas ao texto acima, e considerando-se seus conhecimentos sobre os gametas masculinos:
Levando-se em consideração os componentes de que os espermatozóides são constituídos, cite algumas causas que poderiam gerar uma baixa mobilidade dos espermatozóides.
Você já pensou porque não existem anticoncepcionais masculinos? Quais seriam as principais dificuldades para que até hoje não tenhamos anticoncepcionais masculinos de uso comercial disponíveis, completamente eficazes?
Questão 2.
Descreva o papel da regulação hormonal feminina para permitir o desenvolvimento dos folículos ovarianos e da parede uterina durante os ciclos femininos. 
Questão 3.
Descreva as etapas de formação do gameta feminino, citando as principais características observadas neste gameta ao longo deste processo.
Questão 4. “A reação acrossômica e a reação cortical são eventos essenciais que possibilitam a fertilização de um ovócito secundário por um espermatozóide capacitado.”
Com relação aos eventos destacados acima descreva para cada um deles as funções, moléculas envolvidas e etapas em que ocorrem.
Questão 5.
Diferencie trofoblasto, embrioblasto, citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto, citando suas características e funções.
Questão 6.
No que consiste e qual a função da reação decidual?
Questão 7.
Descreva a formação da placenta.
Questão 8.
“A nicotina tem grande capacidade vasoconstrictora. Além disso, o monóxido de carbono dentre outras substâncias tóxicas produzidas pelo cigarro caem rapidamente na corrente sanguínea.” Por que gestantes fumantes devem abolir o hábito de fumar durante a gravidez?

Outros materiais