Buscar

Modelos de liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Liderança – tema 5 
Modelos dos Traços 
Trata-se de um modelo que permite identificar seis traços compartilhados por líderes de sucesso: inteligência, maturidade, amplitude de interesses, alta motivação, necessidade de realização e, é claro, honestidade. Apesar da proposta de personalidade eficaz, em que o líder tem todas as características citadas, há outras ideias que confrontam esse pensamento. Por exemplo, o autor Peter Drucker defende que a única coisa que os líderes têm em comum é a maneira de lidar com as equipes para se atingir objetivos comuns. De resto, diferem em tudo.
Modelo Comportamental de Liderança 
O líder trabalha diretamente no apoio aos grupos e indivíduos para que atinjam suas metas e objetivos. 
Esse modelo destaca duas dimensões:
•	Consideração: o líder direciona esforços para a garantia da qualidade. Cultiva a sensibilidade para entender as necessidades individuais, garantindo a confiança mútua. Este perfil de líder é encontrado em situações como tarefas de rotina e definição de novas tarefas.
•	Estabelecimento da estrutura: o líder define seu papel e o de seus funcionários delegando atividades e responsabilidades com ênfase no prazo. Este perfil é ideal para situações de pressão.
Pode apresentar pontos positivos, como a melhora da produtividade a curto prazo, mas também pontos negativos, como alto turnover, caso não haja sensibilidade às necessidades individuais.
Modelo Contingencial
O modelo contingencial estuda as características de lideranças para que sejam efetivas em situações específicas. Hellriegel, Slocum e Wodman (apud Caravantes; Caravantes; Kloeckner, 2008) destacam a existência de quatro influências para o comportamento do líder: 
•	As características individuais: os líderes possuem suas próprias.
•	Os perfis dos colaboradores. 
•	O estilo e as características da equipe.
•	Toda a estrutura e cultura da organização. 
O modelo contingencial se difere dos demais, pois os modelos dos traços e o comportamental visam estabelecer padrões para identificar características que sejam iguais para nivelar o comportamento dos líderes. Já o contingencial leva em consideração as contingências, ou seja, os fatores ambientais e pessoais para definir um perfil.
Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008) abordam o “Continiuum” da liderança, que se trata da variação da liderança de acordo com o continuum, ou seja, como destacado, alguns fatores podem interferir no perfil de gestão. Em especial:
 •	A força do gerente.
 •	A força do subordinado. 
•	A força da situação. 
Modelo Contingencial de Fred Fiedler
Este modelo propõe formas de medir a intensidade dos relacionamentos. Esta medida foi denominada score.
EX: É como se você pontuasse sua forma de se relacionar de acordo com o nível de preferência em relação a cada colega de trabalho, por exemplo: LPC – colega de trabalho menos preferido. 
Liderança Situacional
Liderança fundamentada na situação à qual o líder está exposto. Neste modelo, o líder faz um diagnóstico da situação e adéqua sua maneira de liderar a ela.
Modelo Administrador Excelente
objetivo foi unificar o modelo dos traços, o modelo comportamental e as abordagens situacionais para garantir uma liderança coesa.
O Modelo Administrador Excelente está fundamentado em teorias já estudadas e contempla as relevâncias para um líder eficaz

Continue navegando