Buscar

Resenha do livro Tecnicas De CE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Referências Bibliográficas
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 8°. ed. São Paulo: Ática, 1990.
Credencias do Autor
Possui graduação em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1960) especialização em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Linguística Comparativa pela Universite Lumiere Lyon 2(1962) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professor Adjunto da FGV - Fundação Getúlio Vargas - SP e professor titular da Universidade de São Paulo, atuando no programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística. Tem experiência na área de Comunicação e atua principalmente nos seguintes temas: Semiótica - Intertextualidade.
Resumo da Obra
O livro Técnicas de Comunicação escrita, onde o autor narra à história de um gerente apressado e a sua nova secretária. Este gerente escreve um bilhete a secretária pedindo-lhe que comprasse uma passagem de trem para a cidade do Rio de Janeiro, as 08h00min do dia seguinte, a secretária quando lê o bilhete, entende seu pedido de maneira diferente, da qual seu gerente imaginaria ter escrito, e o mesmo acaba perdendo o trem e um possível cliente que iria se encontrar no Rio de Janeiro. 
Através do exemplo deste bilhete, o autor apresenta técnicas para escrever e redigir uma mensagem clara e objetiva, discutindo os elementos que compõe o mecanismo da comunicação abordando suas causas, elementos, conceitos e relatando vários aspectos que são essenciais para obter uma comunicação eficaz.
Sendo que para obter uma comunicação escrita eficaz é preciso ter em mente os segredos da comunicação escrita como: o emissor deve transmitir uma mensagem correta informando suas ideias, desejos ou necessidades para que possa obter uma resposta correta do destinatário, tornando os pensamentos comuns, sendo preciso que o destinatário da nossa comunicação seja persuadido a produzir uma resposta, pois escrever bem é uma questão de sobrevivência. Se um desses falhar no ato da comunicação causará possíveis ruídos como: Ruído Físico: dificuldade visual, má grafia de palavras, cansaço, falta de iluminação, etc. Ruído Cultural: palavras ou frases complicadas, diferenças de nível social, etc. Ruído Psicológico: agressividade, aspereza, antipatia, etc.
O remetente transforma sua ideia (código) em uma mensagem (signo) e envia (veiculo) ao destinatário chama-se codificação, o mesmo ao recebê-la capta o significante e associa a algum estimulo físico, isso acaba tornando a ideia comum do remetente para o destinatário, o mesmo entende o significado e logo estará apto a produzir uma resposta chama- se descodificação. Para que a mensagem seja descodificada corretamente é preciso que o remetente conheça o grau de conhecimento (repertório) do destinatário para que a mensagem transmitida alcance a resposta desejada pelo remetente.
O remetente deve escrever a mensagem de maneira simples, onde as informações contidas devem ser traduzidas em: imagens, gráficos, desenhos, esquemas visuais ou elementos emotivos e poéticos, para que o destinatário ao ler a mesma, possa se ser atraído, motivado, comovido para responder a mensagem ao remetente.
Portanto, para termos uma boa comunicação escrita eficaz é preciso que o remetente transmita uma mensagem correta, para que o destinatário possa compreendê-la e respondê-la de uma forma correta ao remetente. 
Conclusão do Autor
O autor conclui que escrever bem é uma questão de sobrevivência. Sendo que para obter uma comunicação escrita eficaz, é necessário ressaltar a importância de como o remetente deve escrever de forma concisa a mensagem, mantendo o foco no assunto, para que não haja desordem na descodificação por parte do destinatário e sim coerência naquilo que se quer transmitir através da mensagem. Deve - se lembrar de que as ideias e sentimentos de uma pessoa, nem sempre são parecida com a da outra pessoa. 
Metodologia do Autor
O autor narra à história de um gerente que escreve um bilhete de maneira imprópria e errada à sua nova secretaria. Através do exemplo deste bilhete, o autor apresenta técnicas para escrever e redigir uma mensagem clara e objetiva, discutindo os elementos que compõe o mecanismo da comunicação abordando suas causas, elementos, conceitos e relatando vários aspectos que são essenciais para obter uma comunicação eficaz.
Quadro de Referências
Ele atinge seus objetivos, passando suas ideias, conhecimento e inovando a leitura com exemplos de textos que prendem a atenção do leitor para com o livro.
Criticas do Resenhista
A comunicação escrita é composta por remetente, destinatário e mensagem. O remetente envia a mensagem ao destinatário, onde o mesmo tem que produzir uma resposta. Sendo que é importante utilizar um modo simples de escrever, devendo empregar imagens, desenhos, elementos poético, para que a leitura se torne atraente, fazendo uma revisão para ter certeza de que todas as informações estão no papel e, consequentemente, as respostas serão satisfatórias.
Para que a comunicação escrita seja eficaz, e necessário que o remetente se preocupe com destinatário, expressando uma ideia concisa para que não haja má interpretação daquilo que foi redigido, pois cabeças diferentes pensam coisas diferentes, pois ninguém tem obrigação de adivinhar o que o outro quer comunicar através de sua mensagem.
O autor Izidoro Blikstein utiliza neste livro uma linguagem dinâmica e clara e através dele o leitor pode elaborar vários textos podendo evitar os erros mais comuns de uma escrita. Ele usa uma linguagem clara e dinâmica, discutindo bem o ponto de vista de que é preciso escrever uma mensagem correta para obter uma resposta correta. 
Indicações do Resenhista
Indico este livro para as pessoas que cursam a área de Comunicação Empresarial, Ciências Humanas e Filosofia.
Resenhista

Continue navegando