Buscar

Instituições de Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Enfermagem
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
Unidade I – Instituições de Saúde
Cristiano Alves – 2017
Processo histórico
As instituições de saúde começam a se apresentar com uma estrutura semelhante que possuem na atualidade a partir da idade média, quando os monastérios eram utilizados para o tratamento e até mesmo para a exclusão social dos doentes, diminuindo progressivamente o cuidado doméstico dos enfermos iniciando a institucionalização. 
Centro Cirúrgico
Unidade de terapia Intensiva - UTI
Processo saúde-doença
Sistema de Saúde no Brasil
O Sistema Único de Saúde – SUS encontra-se definido nos artigos 196 a 200 da Constituição Federal de 1988 e nas Leis Orgânicas da Saúde – 8080/90 e 8142/90, e é regulamentado pelas Normas Operacionais Básicas – NOBs e Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS
CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Hospital - Conceito
Hospital – hospitium (latim) = local de hospedagem; - nosocômio
“Estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência em saúde em regime de internação a uma determinada clientela, ou de não-internação, no caso de ambulatório ou outros serviços” (Ministério da Saúde);
HOSPITAL
É parte integrante de uma organização de saúde e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência em saúde integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o DOMICILIAR, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.
Classificação
Hospital Geral – 4 especialidades básicas = CLÍNICA GERAL, CIRURGIA GERAL, CLÍNICA GINECO-OBSTÉTRICA E CLÍNICA PEDIÁTRICA;
Hospital Especializado – Maternidade, ortopedia, etc.
Numero de Leitos
Pequeno porte = até 50 leitos;
 Médio porte = 50 a 150 leitos; 
Grande porte = 150 a 500 leitos; 
Hospital público – aquele que integra o patrimônio da união, estados, municípios e Distrito Federal; autarquias, fundações instituídas pelo poder público, empresas públicas e sociedades de economia mista (pessoas jurídicas de direito privado).
Hospital privado – aquele que integra o patrimônio de uma pessoa natural ou jurídica de direito privado, não instituída pelo Poder Público.
Hospital privado pode ter caráter beneficente, filantrópico
Com ou sem fins lucrativos. 
No beneficente, os recursos são originários de contribuições e doações particulares para a prestação de serviços a seus associados – integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos sociais. Podem receber e ter vinculado serviços especializados oferecidos em parceria com o governo e o SUS;
Quanto à capacidade e localização
Posto de saúde: unidade simplificada de até 60 m2 de área construída, cobrindo regiões geralmente agrícolas e população inferior a dois mil habitantes, de forma programada ou não, por profissional de nível médio, com a presença intermitente ou não do profissional médico.
CS (centro de saúde): com 100 m2 de área construída, atende população entre dois mil e dez mil habitantes com assistência médica permanente, preventiva e ambulatorial; pode ter leitos para emergência até a remoção do paciente para outra unidade de saúde;
Unidade Mista ou Unidade Integrada de Saúde: estabelecido em locais de população entre dez mil e vinte mil habitantes, presta assistência médica permanente, preventiva e ambulatorial, ainda deve apoiar postos e centros de saúde; caracteriza-se pela introdução de leitos para internação de urgência médico-pediátrica ou obstetrícia; sua área deve ser suficiente para 20 leitos, Além de conter salas para laboratórios e odontologia; 
Policlínica: Unidade de saúde para prestação de atendimento ambulatorial em várias especialidades, incluindo ou não as especialidades básicas, podendo ainda ofertar outras especialidades não médicas. Podendo ou não oferecer: SADT e Pronto atendimento 24 Horas.
Policlínica Oswaldo Cruz – Porto Velho
Pronto Socorro Geral: Unidade destinada à prestação de assistência a pacientes com ou sem risco de vida, cujos agravos necessitam de atendimento imediato. Podendo ter ou não internação.
Pronto Socorro Especializado: Unidade destinada à prestação de assistência em uma ou mais especialidades, a pacientes com ou sem risco de vida, cujos agravos necessitam de atendimento imediato.
Hospital regional ou distrital: destinado a pólos de aproximadamente cem mil habitantes, assiste pacientes médico-cirurgicamente e mais especializadamente; apresenta capacidade física para dispor entre 100 e 200 duzentos leitos para internação de caráter geral; remete os casos mais complexos a um hospital de base; 
Hospital regional de Cacoal
Hospital de base: presta assistência médico-cirúrgica e deve ser capaz de realizar procedimentos mais especializados, servindo de apoio para hospitais regionais e como centro coordenador/integrador dos serviços médico-hospitalares de determinada área; deve dispor fisicamente de área para cerca de 300 a 350 leitos; 
Central de Regulação de Serviços de Saúde: É a unidade responsável pela avaliação, processamento e agendamento das solicitações de atendimento, garantindo o acesso dos usuários do SUS, mediante um planejamento de referência e contra-referência.
Unidade Móvel Fluvial: Barco/navio equipado como unidade de saúde, contendo no mínimo um consultório médico e uma sala de curativos, podendo ter consultório odontológico.
Unidade Móvel Terrestre: Veículo automotor equipado, especificamente, para prestação de atendimento ao paciente.
Unidade Móvel de Nível Pré-hospitalar na Área de Urgência e Emergência: Veículo terrestre, aéreo ou hidroviário destinado a prestar atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar a paciente vítima de agravos a sua saúde.(PTMS/GM 824, de 24/Jun/1999).
Laboratório Central de Saúde Pública LACEN- Estabelecimento de Saúde que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública SISLAB, em conformidade com normalização vigente.
LACEN Rondônia
Quanto à disposição (estrutura física), pode ser
Monobloco: oferece serviços concentrados em uma única edificação; 
Multibloco: serviços; distribuídos em edificações de médio ou grande porte, interligados ou não;
Pavilhonar: dividem os serviços em prédios isolados de pequeno porte, interligados ou não;
Horizontal: estrutura predominantemente disposta na horizontal;
Vertical: apresenta estrutura principalmente na dimensão vertical.
Complexo Hospital de Barretos- multiblocos e pavilhonar
Hospital Vertical
Hospital universitário, hospital-escola ou hospital de ensino é um centro de atendimento hospitalar MANTIDO ou que colabora com universidades, com os objetivos de participar nas atividades de FORMAÇÃO e de INVESTIGAÇÃO no domínio do ensino dos profissionais de saúde.
É concedida a denominação de hospital universitário aos hospitais com ensino universitário que, em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais que participam nas atividades de ensino, satisfaçam determinados requisitos, nomeadamente a existência de um número significativo de médicos habilitados e uma capacidade assistencial de referência, evidenciada em termos de desempenho, técnicas e tecnologias de vanguarda, bem como capacidade de investigação instalada.
HOSPITAL-DIA - É a modalidade de atendimento em hospital na qual o paciente utiliza, com regularidade, os serviços da instituição, na maior parte do dia, para fins de tratamento e/ou reabilitação. 
AMBULATÓRIO - É a unidade do Hospital ou de outro serviço de saúde destinada à assistência a pacientes externos para diagnóstico e tratamento. 
CONSULTÓRIO: sala isolada destinada à prestação de assistência em saúde por profissionais de saúde de nível superior. 
LEITO HOSPITALAR - É a cama destinada à internação
de um paciente no hospital. Não se deve considerar leito hospitalar:
a) cama destinada à acompanhante; 
b) camas transitoriamente utilizadas nos serviços complementares de diagnóstico e tratamento; 
c) camas de pré-parto e recuperação pós-anestésica ou pós-operatória; 
d) camas da Unidade de Tratamento Intensivo; 
e) berços destinados a recém-nascidos sadios; 
f) camas instaladas nos alojamentos (conforto ou repouso) de enfermeiros e pessoal do hospital;
Contexto
O ambiente hospitalar é considerado um local de trabalho insalubre, onde os profissionais e os próprios pacientes internados estão expostos a agressões de diversas naturezas:
seja por agentes físicos, como radiações originárias de equipamentos radiológicos e elementos radioativos,
seja por agentes químicos, como medicamentos e soluções de limpeza e desinfecção, 
ou ainda por agentes biológicos, representados por microorganismos.
Conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, os serviços de saúde de uma dada região geográfica – desde unidades básicas até hospitais de maior complexidade – devem estar integrados, constituindo um sistema hierarquizado e organizado de acordo com os níveis de atenção à saúde disponíveis na região. 
Atenção primária em saúde
Portaria 2.488/2011 – Primeiro contato do usuário com o SUS
Área de abrangência - ESF
Atribuições da AB
Objetivo das RAS
Um sistema assim constituído deve disponibilizar atendimento integral à população, mediante ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
Humanização da Assistência
Por muito tempo, o hospital foi somente um depósito onde se amontoavam os enfermos que não possuíam recursos financeiros. Sua finalidade era mais social do que terapêutica. Não se falava em humanização hospitalar. Nos tempos atuais, esta expressão está entrando cada vez mais no vocabulário e na preocupação das pessoas. 
Site e referências para consulta
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm
http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/index.asp?Secao=Usuario&usersecoes=30&userassunto=118
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/tipo_estabelecimento.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfadEAI/instituicoes-saude-def
CHERUBIN, Niversindo Antônio; SANTOS, Naírio Augusto dos. Administração Hospitalar: Fundamentos. São Paulo: CEDAS, 1997;
https://www.youtube.com/watch?v=B2OQjEoKBRU
http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_ubsf.php
 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm#art55
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Sa%C3%BAde#cite_ref-2
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/tipo_estabelecimento.htm
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/classificacao-dos-hospitais-e-caracteristicas-de-seus-servicos/15665
http://www.ans.gov.br/aans/quem-somos/historico
http://www.sesau.ro.gov.br/?page_id=904
Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Enfermagem
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
Unidade I – Instituições de Saúde
Cristiano Alves - 2012

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais