Buscar

SIMULADOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

SIMULADOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE.
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Embora tenham sido praticados por várias sociedades desde tempos remotos, os preceitos do desenvolvimento sustentável estão em processo de construção. A ideia de vantagens econômicas tem superado as antigas práticas, e a tarefa que se impõe é justamente escolher as melhores alternativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETTO, O.C.; BRASIL JUNIOR, A.C.P. Cultura e desenvolvimento sustentável no pantanal mato-grossense: entre a tradição e a modernidade. Sociedade e estado, Brasília, v.18, no.1-2, p.155-175, jan./dez. 2013 (link: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922003000100009&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em 09 abr.2016).
Pensando nas discussões sobre a economia e sua relação com a conservação da natureza e tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições sobre responsabilidade de gestão relacionadas à dimensão econômica e marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) A geração de empregos e a melhoria de renda da população fazem parte das responsabilidades da gestão.
II. (  ) A geração de empregos e de renda da população faz parte das prioridades que devem ser atendidas pela gestão, fatores importantes na manutenção da sociedade tendo em vista a dimensão econômica.
III. (  ) Um dos fatores importantes na gestão, baseado na dimensão econômica, consiste no estímulo às formas habituais de consumo.
IV. (  ) Dentre as variáveis destinadas à preocupação com a gestão, baseadas na variável econômica, está a educação por meio de atividades culturais e de estímulo à sustentabilidade.
V. (  ) A gestão de pequenas, médias ou grandes corporações é responsável pela atuação no mercado, e, nesse sentido, na dimensão econômica, são previstas ações de inserção dessas no mercado competitivo.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F – V.
	
	D
	F – V – F – F – V.
	
	E
	V – V – V – F – V.
	1B
	2C
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto:
“Na linha da ecologia política, a terceira perspectiva, a sustentabilidade decorre da necessidade de articular sociedade e natureza, sob uma perspectiva de justiça social, empoderamento e governança. Embora nem sempre reconhecida formalmente, a temática territorial está implícita na noção de desenvolvimento sustentável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 49 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Discutimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica os aspectos da responsabilidade da gestão em termos da dimensão político-institucional da organização. No que se refere a essa dimensão político-institucional, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na dimensão político-institucional da organização, está prevista a tomada de decisões, que permite a integração entre desenvolvimento e meio ambiente.
II. (  ) A democracia nas decisões e os trabalhos em parceria são aspectos da gestão, os quais fazem parte da dimensão político-institucional.
III. (  ) A promoção de acesso exclusivo às informações para os gestores na tomada de decisão faz parte da dimensão político-institucional da organização.
IV. (  ) Incentivar as cooperações para a difusão e transferência de tecnologias faz parte da dimensão político-institucional da organização.
V. (  ) Outro exemplo de prática destinada à dimensão político-institucional consiste na descentralização da gestão.
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	F – F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	F – V – F – F – V
	
	E
	V – V – V – F – V
	1B
	2C
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A visão biocêntrica origina-se concomitantemente com a própria ecologia, que nasce como ciência na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866. Ernst Haeckel cunhou o termo, que etimologicamente resulta da junção dos radicais gregos ‘oikos’ (casa) e ‘logos’ (estudo)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 52 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Considerando a citação acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
II. (  ) Por meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferior.
III. (  ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio, deixando a natureza em uma escala inferior de interação.
IV. (  ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	F – V – F – F.
	
	E
	V – V – V – F.
	1B
	2A
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere o seguinte excerto de texto:
“O Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA) é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente [...]. O referido sistema é considerado pela Política de Informação do MMA como a plataforma conceitual baseada na integração e compartilhamento de informações entre os diversos sistemas existentes ou a construir no âmbito do SISNAMA (Lei n. 6.938/81)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. MMA – Ministério do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (link: www.mma.gov.br/governanca-ambiental/informacao-ambiental/sistema-nacional-de-informacao-sobre-meio-ambiente-sinima. Acesso em 06 jan. 2016).
De acordo com nossas aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica sobre a dimensão da informação e do conhecimento na gestão ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Um dos fatores importantes na gestão ambiental, baseado na dimensão da informação e do conhecimento, são os padrões de produção e de consumo da população, como prioridade na conscientização para o consumo.
II. ( ) Na dimensão da informação e do conhecimento na organização, está prevista a tomada de decisões, que prioriza a integração entre desenvolvimento e meio ambiente.
III. ( ) Incentivar as cooperações para a difusão e transferência de tecnologias faz parte da dimensão da informação e do conhecimento na organização.
IV. ( ) A democracia nas decisões e os trabalhos em parceria são aspectos da gestão ambiental que fazem parte da sua dimensão da informação e do conhecimento.
V. ( ) Na dimensão da informação e conhecimento na organização da gestão ambiental, estão previstas ações de geração, absorção e inovação do conhecimento.
Agora, marque a sequênciacorreta:
	
	A
	F – F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F – V.
	
	D
	F – V – F – F – V.
	
	E
	V – V – V – F – V
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016).
Discutiram-se em nossas aulas ações pensando na defesa do meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
	1A
	2D
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere a seguinte citação de Morin:
“Era uma vez um grão de onde cresceu uma árvore que foi abatida por um vendedor de móveis. O móvel foi decorar um apartamento e, mais tarde, deitaram-no fora. Foi apanhado por outras pessoas que o venderam numa feira. O móvel estava lá no adeleiro, foi comprado barato e, finalmente, houve quem o partisse para fazer lenha. O móvel transformou-se em chama, fumo e cinzas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MORIN, Edgar apud TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004, p. 114.
O fragmento de texto acima ilustra uma concepção de Quintas sobre o uso dos recursos naturais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o verdadeiro sentido do texto acima segundo Quintas.
	
	A
	Quintas tenta chamar a atenção sobre o assunto da validade das mercadorias produzidas e
 sua relação com o consumo, destacando o ciclo da vida na natureza.
	
	B
	É possível identificar a transformação da natureza em matéria-prima e, nesse sentido,
 mostrar que a natureza existe simplesmente para fornecer recursos para a sociedade.
	
	C
	Quintas tenta chamar a atenção sobre o ciclo das mercadorias, ressaltando o
 reaproveitamento do móvel, que, na última transformação ocasionada pelo homem, se
 transformou em fumo e cinzas.
	
	D
	Quintas fornece condições de evidenciar a dependência do homem sobre os recursos
 ambientais, sobretudo para sua sobrevivência, transformando o meio ambiente, desde
 tempos antigos.
	
	E
	Quintas argumenta sobre as relações entre o homem e os recursos ambientais; defendendo,
 por meio da exposição de fatos, a soberania do homem em relação à natureza.
	1A
	2D
uestão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/07/mesmo-com-politica-de-residuos-416-do-lixo-tem-destino-inadequado.html. Acesso em 06 jan. 2016.
Como visto na notícia acima, a gestão dos resíduos sólidos industriais e urbanos representa um desafio devido à quantidade de lixo produzido. Estudamos em nossas aulas os tipos de processos de tratamentos de resíduos. Assim sendo, levando em consideração o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, relacione os elementos às suas características:
1. Saneamento de solos contaminados.
2. Desumidificação.
3. Pirólise.
4. Compostagem.
5. Incineração.
(    ) É uma alternativa razoável utilizada para destinação do lixo urbano, na qual são utilizadas altas temperaturas para destruí-lo e reduzir o seu volume e peso.
(  ) É um exemplo de processo, sob pena de multa ambiental, quando um posto de abastecimento de combustíveis apresenta contaminação do meio ambiente por meio de vazamentos.
(   ) É um processo biológico que ocorre em resíduos de origem animal ou vegetal, havendo a decomposição da matéria orgânica.
(   ) Consiste na utilização de tecnologias que retiram água de 100% de soluções orgânicas e inorgânicas.
(  ) As altas temperaturas transformam um composto orgânico em outra substância e é geralmente utilizado no tratamento de lixo por fogo.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	5 – 1 – 4 – 2 – 3.
	
	B
	5 – 3 – 4 – 1 – 2.
	
	C
	4 – 3 – 1 – 5 – 2.
	
	D
	3 – 5 – 4 – 1 – 2.
	
	E
	4 – 5 – 2 – 3 – 1.
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto:
“Santos [...], discutindo o conceito de sustentabilidade, considera que environnement (ambiente) compreende a base física e material da vida, a infraestrutura que possibilita sua existência em toda e qualquer escala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo/SP, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004. p. 18 (link: www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 15 abr. 2015).
O texto acima apresenta um conceito de ambiente. Em nossas discussões, vimos variações sobre o conceito de meio ambiente. Considerando as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições abaixo:
I. O meio ambiente pode ser definido espacialmente pelos locais, unidades biológicas, que podem compreender variadas comunidades (formadas por variadas espécies), independentemente do estágio de evolução.
II. O meio ambiente é um conceito complexo que se originou para substituir o conceito de comunidade ecológica, que seria menos complexo e abrangente.
III. O conceito de meio ambiente se relaciona com as comunidades biológicas devido à relação direta de sobrevivência das espécies, plantas, animais e vegetais que interagem no mesmo espaço.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I.
	
	E
	II.
	1A
	2C
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, somente a partir do século XXI, juntamente com a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento sustentável, iniciaram-se esforços para a construção de indicadores de sustentabilidade [ambiental]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, C.M.; GIATTI, L.L. Indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde na Amazônia legal, Brasil. Cadernos de saúde pública [online], Rio de Janeiro, v. 25, n. 6, p. 1251-1266, jun. 2009 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000600008. Acesso em 14 abr. 2016).
O texto acima aborda a questão dos indicadores ambientais. Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Gestãosocioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, relacione cada indicador com sua respectiva definição:
1. Estabilidade do microclima.
2. Estabilidade do ciclo hidrológico e do clima regional.
3. Equilíbrio do sistema florestal.
4. Estabilidade da composição da atmosfera.
(   ) Está diretamente relacionado ao contexto de manutenção das vegetações.
(  ) Relaciona-se à concentração de poluentes, inversão térmica, queimadas etc.
(  ) Relacionado às mudanças de duração das estações, chuvas, temperaturas etc.
(  ) Relacionado às mudanças diurnas na umidade, radiação solar, ventos etc.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2.
	
	C
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1.
	
	E
	4 – 2 – 3 – 1.
	1D
	2C
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o trecho de texto a seguir:
“O conceito de precaução apresenta grande relevância na regulação ambiental em muitos países. Apesar da natureza ainda vaga da legislação, o princípio da precaução tem merecido alguma atenção recente no âmbito de quadros e modelos de interpretação econômica e da sua aplicação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, V. B. O princípio da precaução e a gestão dos riscos ambientais: contribuições e limitações dos moldes econômicos. Revista Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVI, n. 4, p. 121-140, out./dez. 2013. p. 121 (link: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v16n4/08.pdf. Acesso em 09 maio 2016).
Estudamos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica as concepções sobre o princípio de precaução. Baseado nisso, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) O princípio de precaução foi criado, formalmente, no encontro internacional Rio+20, com o objetivo de garantir condições para lidar com eventuais riscos ainda não identificados.
II. (  ) Simplificando, o princípio de precaução prevê que sejam implementadas medidas preventivas de impactos ambientais, mesmo quando não tiver a certeza científica formal para tais procedimentos.
III. (  ) Na Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 (Eco-92), foi apresentado o princípio de precaução como sendo uma alternativa de ação para garantir a prevenção de riscos que o meio ambiente possa estar suscetível.
IV. (  ) O princípio de precaução foi apresentado na Conferência do Rio de Janeiro – Eco-2012 - com o objetivo de legalizar as práticas preventivas sobre os impactos e danos ambientais futuros.
V. (  ) Devido ao cenário de degradação ambiental atual, os pesquisadores, preocupados com os impactos ambientais e os riscos para o futuro, apresentaram o princípio de precaução, que consiste na execução de etapas para prevenção dos riscos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F – V.
	
	E
	V – V – V – F – V.
	1D
	2C
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Uma das primeiras abordagens modernas da questão foi a perspectiva da ecologia radical, que separava as questões de proteção e conservação da natureza, das questões de desenvolvimento econômico. Uma segunda visão, a do ambientalismo moderado, por outro lado, entende a sustentabilidade de forma distinta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 48 (/www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
O texto acima refere-se a duas concepções de conservação dos recursos ambientais, também retratadas nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre as relações e cooperações tecnológicas, é correto afirmar que:
	
	A
	as cooperações tecnológicas, incentivadas pelas empresas internacionais com a migração de
 empregados, são as mais sustentáveis ambientalmente.
	
	B
	com a crescente preocupação com os recursos naturais, cresce também a compra de
 tecnologias de países mais desenvolvidos, que, baseados em preceitos da sustentabilidade,
 buscam a competição no mercado internacional.
	
	C
	o princípio de cooperação tecnológica é uma maneira de envolver universidades,
 representantes de governos, empresas, enfim, todos os atores envolvidos em processos de
 produção e comercialização de mercadorias para assegurar a manutenção da
 sustentabilidade.
	
	D
	a importação de tecnologias, mediante as cooperações tecnológicas, se constitui como
 ferramenta para a competitividade de mercado, além de assegurar meios de produzir e
 comercializar com sustentabilidade.
	
	E
	aspectos atuais, sobre a questão energética, exploração florestal, entre outros, são exemplos
 de competitividade de mercado, a qual é determinada pelas cooperações tecnológicas e,
 nesse sentido, acabam por influenciar no preço das mercadorias.
 
	1C
	2E
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o trecho de texto a seguir:
“As visões de sustentabilidade que hoje ocupam igualmente espaços de debate acadêmico e a mídia não são neutras nem imutáveis. O seu significado tem variado ao longo do tempo, em sintonia com a dinâmica social, econômica e política que circunscreve as relações entre a sociedade e a natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 48 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Discutimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica sobre gestão baseada nos conceitos de sustentabilidade e gestão socioambiental estratégica. Quanto a esses conceitos, é correto afirmar que:
	
	A
	é demasiadamente complexo refletir sobre a produção com sustentabilidade, por isso, na
 gestão socioambiental estratégica (GSE), a inserção da variável ambiental deverá ocorrer
 nas etapas iniciais do processo.
	
	B
	a gestão socioambiental estratégica (GSE) consiste no mecanismo de organização das 
produções e comercializações que levam em consideração o homem enquanto consumidor.
 Sendo assim, o homem é necessário na hora de comercializar os produtos.
	
	C
	após a obtenção de matérias-primas em determinados processos de produção deverá ocorrer
 a inserção de variáveis socioambientais para que os recursos naturais sejam melhor
 aproveitados no que se refere à sustentabilidade.
	
	D
	a gestão socioambiental estratégica (GSE) consiste nas estratégias de comercialização de
 mercadorias, as quais devem estar baseadas nos princípios de sustentabilidade, de forma a
 maximizar lucros e diminuir impactos ambientais.
	
	E
	os processos gerenciais de inserção de variáveis socioambientais deverão ser inseridos em
 todas as etapas de organização estratégica no mercado, visando atender demandas
 comerciais e produzir de forma sustentável.
	1C
	2E
Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. EstudosAvançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016).
Discutiram-se em nossas aulas ações pensando na defesa do meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
	1B
	2D
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere a seguinte citação de Morin:
“Era uma vez um grão de onde cresceu uma árvore que foi abatida por um vendedor de móveis. O móvel foi decorar um apartamento e, mais tarde, deitaram-no fora. Foi apanhado por outras pessoas que o venderam numa feira. O móvel estava lá no adeleiro, foi comprado barato e, finalmente, houve quem o partisse para fazer lenha. O móvel transformou-se em chama, fumo e cinzas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MORIN, Edgar apud TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004, p. 114.
O fragmento de texto acima ilustra uma concepção de Quintas sobre o uso dos recursos naturais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o verdadeiro sentido do texto acima segundo Quintas.
	
	A
	Quintas tenta chamar a atenção sobre o assunto da validade das mercadorias produzidas e 
sua relação com o consumo, destacando o ciclo da vida na natureza.
	
	B
	É possível identificar a transformação da natureza em matéria-prima e, nesse sentido,
 mostrar que a natureza existe simplesmente para fornecer recursos para a sociedade.
	
	C
	Quintas tenta chamar a atenção sobre o ciclo das mercadorias, ressaltando o
 reaproveitamento do móvel, que, na última transformação ocasionada pelo homem, se
 transformou em fumo e cinzas.
	
	D
	Quintas fornece condições de evidenciar a dependência do homem sobre os recursos
 ambientais, sobretudo para sua sobrevivência, transformando o meio ambiente, desde
 tempos antigos.
	
	E
	Quintas argumenta sobre as relações entre o homem e os recursos ambientais; defendendo,
 por meio da exposição de fatos, a soberania do homem em relação à natureza.
	1B
	2D

Outros materiais