Buscar

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Questão 1/10
A função principal do serviço de saúde ocupacional é cooperar com a gerência e com os trabalhadores, atuando na prevenção e contribuindo para a melhoria contínua da segurança e das condições de trabalho. As boas práticas de segurança e higiene ocupacional são importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores. Muitas organizações no Brasil ainda têm uma visão restrita em relação à segurança, à medicina do trabalho e à saúde ocupacional. O tratamento dessas questões se restringe à coleta de dados estatísticos, ações reativas a acidentes do trabalho e respostas a causas trabalhistas. Segurança e saúde ocupacional iniciam-se como sistema de gestão através de normas como a OHSAS 18001/99 (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Especificação) e BS 8800/96 (Diretrizes para Sistemas de Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional), além do Prêmio Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional. Estas ações devem estar associadas com a melhoria das condições de trabalho. Subestimar os riscos do ambiente de trabalho ou subestimá-los cria um ambiente propício à ocorrência de acidentes.
Enumere as ações a seguir conforme as etapas de um sistema de gestão e saúde ocupacional e segurança e, depois, assinale a alternativa correta.
( ) Implantação de sistema de rastreamento de produção.
( ) Divulgação de resultados da auditoria por meio de relatórios dinâmicos na internet.
( ) Implantação de um sistema de gerenciamento de conteúdo colaborativo.
( ) Reunião com setor jurídico para análise da legislação específica de saúde e segurança.
 
	
A	3 – 4 – 2 – 1.
Berté (2013, pgs.116 e 117): As quatro fases de um sistema de gestão e saúde ocupacional e segurança são: 1 – Planejamento; 2 – Implementação; 3 – Verificação e ação corretiva; 4 - Análise crítica pela administração. Assim, a primeira afirmativa se encaixa na etapa 3, pois um sistema de rastreamento de produção busca o monitoramento e a medição do desempenho. Já a afirmativa 2 se refere à etapa 4, pois a divulgação de resultados da auditoria por meio de relatórios dinâmicos na internet se refere ao processo de comunicação com os stakeholders (partes interessadas). A afirmativa 3 se refere à etapa 2, pois um sistema de gerenciamento de conteúdo colaborativo se refere ao controle de documento de dados. E a afirmativa 4 se refere à fase de planejamento, pois é na reunião com setor jurídico para análise da legislação específica de saúde e segurança em que se analisam os requisitos legais e outros requisitos.
B	4 – 3 – 2 – 1.
C	3 – 4 – 1 – 2.
D	3 – 2 – 1 – 4.
Questão 2/10
Leia o texto abaixo:
Segundo Scarlat e Pontin (1992, p. 57) “a reciclagem é considerada a [solução] mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza, e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis”. Assim, adotar a reciclagem significa assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Além de reduzir os resíduos urbanos, permite o prolongamento da vida útil de aterros e a geração de empregos para catadores. A reciclagem de uma tonelada de papel representa a não derrubada de vinte árvores, enquanto que a reciclagem de uma tonelada de metal significa a economia de cinco toneladas de bauxita. (OLIVEIRA; CARVALHO, 2004). Vale ressaltar que existe, porém, uma sutil diferença entre reciclar e reutilizar. Reutilizar um determinado produto significa reaproveitá-lo sem qualquer alteração física, modificando ou não o seu uso original. Reutilizam-se embalagens de vidro de alimentos quando, consumido o produto, usa-se o recipiente para acondicionar objetos diversos, e até o mesmo produto, após a lavagem e esterilização da embalagem. . Já na reciclagem o produto inicial é submetido a um processo de transformação, podendo ser artesanal ou industrial. Embalagens retornáveis são, nesse sentido, reutilizáveis (sofrem apenas um processo de limpeza), enquanto que as sem retorno são potencialmente recicláveis (depois de trituradas, os cacos servem de matéria-prima para a confecção de novas embalagens).
ALENCAR, Mariléia Muniz Mendes. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador. Disponível em: http://www.gepexsul.unisul.br/extensao/2012/amb3.pdf. Acesso em 13/04/2015.
( ) Uma das vantagens da reciclagem de materiais está em reduzir a pressão por mais matérias-primas.
( ) A reciclagem em si não contribui para a redução dos problemas ambientais.
( ) A reciclagem tem como principal vantagem a redução da poluição ambiental.
( ) A reciclagem consiste no reuso de resíduos como matéria prima no processo manufatureiro.
	A	V, F, V, V
	B	F, V, F, V
	C	V, V, F, F
	D	V, F, F, V
	E	V, V, V, F
A reciclagem pode ser entendida como o processo de conversão dos resíduos sólidos em outros materiais úteis, os quais do contrário seriam destinados a disposição final. Assim, a primeira afirmativa é verdadeira, pois muitos desses resíduos podem ser utilizados como matéria prima; A segunda afirmação é verdadeira já que o problema ambiental está ligado à geração de lixo e infelizmente a reciclagem não resolve esse problema. A terceira afirmação é verdadeira pois quando se recicla se retira os resíduos do meio ambiente que é justamente nesse ponto que a reciclagem ajuda a reduzir a poluição. A quarta afirmação é falsa pois alguns resíduos não são reaproveitados como matéria prima, mas sim com um novo uso.
Questão 3/10
A lei 12.305/ 2010 complementa a realização do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e aplica, também, o dispositivo na resolução nº 307, de 05 de julho de 2002, que obriga as obras da construção civil a realizarem o mesmo plano de gestão de resíduos.
Marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação aos objetivos das empresas que devem ser acoplados a referida lei e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) A disponibilização de lixeiras.
( ) Destinação final ambientalmente adequada aos rejeitos.
( ) Diminuição do uso de recursos naturais no processo de produção de novos produtos.
( ) Intensificação de ações de educação socioambiental.
( ) Aumento da reciclagem no país.
( ) Promoção da inclusão social.
( ) Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.
	A	F – F – V – V – V – F – V
	B	V – F – V – V – V – F – F.
	C	F – V – V – V – V – V– V.
Berté (2013, p. 166): É importante destacar que, entre objetivos das empresas que devem ser acoplados a referida lei, estão: a não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos; destinação final ambientalmente adequada aos rejeitos; diminuição do uso de recursos naturais no processo de produção de novos produtos; intensificação de ações de educação socioambiental; aumento da reciclagem no país; promoção da inclusão social; geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.
	D	F – V – V – V – V – F – F.
Questão 4/10
Preocupado com a escassez dos recursos naturais renováveis e não renováveis, com a degradação de áreas e com a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, foi implantado em 13/10/1989 o programa “lixo que não é lixo”.
Assinale a alternativa que apresenta a cidade que implantou este programa.
	A	Florianópolis, SC.
	B	Maringá, PR.
	C	Curitiba, PR.
Você acertou!
Berté (2013, p. 171): Curitiba implantou, em 13/10/1989, o programa “lixo que não é lixo”.
	D	Uberlândia, MG.
Questão 5/10
Auditorias que melhoraram o meio ambiente de forma direta.
Japão: Melhor Utilização dos Recursos Naturais.
Em 2001, uma auditoria das cercas de segurança usadas para delimitar as margens de um parque recomendou que se trocasse o material de plástico e de cimento para material proveniente do desbaste florestal. Esse material é coletado no desbaste de áreas florestais volumosas para que as árvores possam ter maior acesso à luzdo sol. Esse material é amplamente disponível, durável e econômico, se comparado com plástico e cimento. Assim, o material florestal permanecerá em seu ambiente natural, e serão necessários menos recursos e menos energia para construir as cercas de segurança. Além disso, o Conselho de Auditoria do Japão concluiu que 65,4 milhões de ienes (US$555.000,00) foram economizados.
Coréia: Melhora na Qualidade da Água
Entre 1993 e 2000, embora o governo coreano tenha gasto US$15 bilhões para melhorar a qualidade da água em quatro rios principais, não havia nenhuma melhora perceptível. Em 2001, foi realizada uma auditoria para identificar por que as condições da água não tinham melhorado. Com base nas informações e recomendações da auditoria, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma avaliação pós-projeto e criou um sistema de revisão de feedback. Eles ajustaram o tamanho das usinas de tratamento de esgoto e mudaram o enfoque, deixando de simplesmente tratar o esgoto da área pecuária e passando a produzir fertilizantes orgânicos. A auditoria e suas recomendações resultaram na constante melhora da qualidade da água.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta em relação aos benefícios da auditoria ambiental específicos para as empresas.
	A	As auditorias ambientais possibilitam uma melhor integração organizacional, já que permitem a percepção, por parte da organização, de peculiaridades culturais.
	B	Os relatórios de auditoria ambiental possibilitam a criação de parcerias estratégicas entre empresas, já que estes sinalizam pontos de interesse entre as empresas.
	C	A auditoria ambiental deve ser vista como uma ferramenta gerencial, já que permite à empresa controlar seus processos sob o enfoque ambiental e, deste modo, melhorar sua imagem.
Você acertou!
Berté (2013, pg. 124):
Os principais benefícios de uma auditoria ambiental são: fortalecimento da imagem e da marca da empresa; conquista de novos mercados e diferencial competitivo; controle na geração de resíduos e passivos; auxílio na tomada de decisão; melhora no gerenciamento de recursos; prevenção de acidentes ambientais, intervindo na potencialidade e na probabilidade; verificação do cumprimento da legislação, antevendo possíveis penalizações.
Assim a alternativa “a” está errada, pois não são as auditorias que aproximam a organização das questões culturais (por meio de um recorte socioambiental mas, sim, o sistema de gestão ambiental). A alternativa “b” está errada, pois os relatórios de auditoria ambiental não são ferramentas para parcerias. No máximo eles podem demonstrar que a empresa é responsável ambientalmente e que não tem passivos ambientais. A alternativa “d” está errada, pois nem a auditoria nem a ISO 14.000 são critérios para obter créditos de carbono.
	D	É por meio da auditoria ambiental e da ISO 14.000 que as empresas são classificadas para concorrer a investimentos oriundos de créditos de carbono em âmbito mundial.
Questão 6/10
A produção de resíduos está intimamente ligada ao contexto social que vem sendo vivenciado pelas populações desde que o homem deixou sua via nômade e passou a buscar conforto, dando origem às cidades, gerando um ambiente propício ao progresso cultural e tecnológico, representando um cenário ideal para o consumo de mais variados produtos e, consequentemente, a crescente produção de lixo.
Assinale a alternativa que apresenta quem são os geradores de lixo na sociedade.
	A	Cada ser humano deve se reconhecer como gerador de lixo.
Você acertou!
Berté (2013, pg 139): A sociedade está sempre em busca de culpados ou responsáveis pelo lixo, comerciantes, produtores de plásticos, indústrias, agricultura, prefeituras, entre outros. No entanto, cada cidadão é responsável por isso, cada ser humano deve se reconhecer como gerador de lixo.
	B	Somente as indústrias geram lixo.
	C	O lixo é gerado somente nas residências.
	D	Os hospitais são os únicos geradores de lixo.
Questão 7/10
A periculosidade de um resíduo é classificada em função de suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, podendo apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada.
Marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação à classificação dos RSU dentro das classes I e II e III, como perigosos, não inertes e inertes e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) Classe I ou resíduos perigosos são aqueles que, em função das suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade apresentam riscos à saúde pública por meio do aumento da mortalidade ou morbidade ou, ainda, provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada, exigindo, assim, tratamento e disposição especiais.
( ) Classe I ou resíduos perigosos, em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, não apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente. Não causam acidentes de impacto ambiental e não devem ser condicionados, armazenados temporariamente, incinerados, tratados ou dispostos em aterros sanitários próprios para receber resíduos perigosos.
( ) Classe II ou resíduos não inertes são aqueles que não apresentam alta periculosidade, porém, não são inertes. Podem apresentar propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente.
( ) Classe III ou resíduos inertes são resíduos que, por suas características intrínsecas, não oferecem riscos à saúde ou ao meio ambiente, quando amostrados de forma representativa e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada em concentrações maiores que aquelas apresentadas nas normas de potabilidade da água executando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor.
	A	V – F – F – V.
	B F – F – F – V.
	C	V – F – V – V.
Você acertou!
Berté (2013, p. 145 e 146): O segundo item é falso, pois Classe I ou resíduos perigosos são aqueles que, em função das suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, apresentam riscos à saúde pública por meio do aumento da mortalidade ou morbidade ou, ainda, provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada, exigindo, assim, tratamento e disposição especiais.
	D	V – F – V – F.
Questão 8/10
O Programa Desperdício Zero foi criado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo deste programa.
	A	Eliminação de 30% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 50% das reservas naturais.
	B	Eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados.
Você acertou!
Berté (2013, p. 171): A Política de resíduos sólidos do Estado do Paraná – Programa Desperdício Zero – visa à eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e à redução de 30% dos resíduos gerados.
	C	Eliminação do Programa “Lixo que não é Lixo” no Estado do Paraná.
	D	Redução dos resíduos gerados.
Questão 9/10
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades que, direta ou indiretamente, afetam:
I. A qualidade dos produtos.
II. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
III. As atividades sociais e econômicas.
IV. As condições estáticas e sanitárias do meio ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
	A	Somente o item II está correto.
	B	Somente o item III está correto.
	C	Somente os itens II, III e IV estão corretos.
Você acertou!
Berté (2013, CAP. 3, p.72) Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadapor qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estáticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.
	D	Somente os itens I e II estão corretos.
Questão 10/10
Leia o texto abaixo:
Os dados do ano de 2013 apresentados a seguir têm por origem a pesquisa direta aplicada pela ABRELPE junto aos municípios, cujo questionário está disponível para download em www. abrelpe.org.br. As projeções para o Brasil resultam da somatória das projeções de cada uma das regiões do país, apresentadas nos itens a seguir. Sempre que possível, as tabelas e gráficos, além dos dados de 2013, trazem as informações relativas ao ano de 2012, permitindo a comparação entre ambos. Para a coleta de RSU, além da quantidade de resíduos coletados no país, no ano de 2013, é também apresentada a abrangência desses serviços, bem como a distribuição percentual dos resíduos coletados nas diferentes regiões. Merecem destaque os números relacionados à destinação final dos resíduos coletados, cuja pesquisa revelou que 58,3 % seguiram para aterros sanitários em 2013, praticamente sem alteração do cenário registrado no ano anterior. Nesse sentido, é importante ressaltar que os 41,7% restantes correspondem a 79 mil toneladas diárias, que são encaminhadas para lixões ou aterros controlados, os quais pouco se diferenciam dos lixões, uma vez que ambos não possuem o conjunto de sistemas e medidas necessários para proteção do meio ambiente contra danos e degradações. Mesmo com uma legislação mais restritiva e dos esforços empreendidos em todas as esferas governamentais, a destinação inadequada de RSU se faz presente em todas as regiões e estados brasileiros e 3.344 municípios, correspondentes a 60,0% do total, ainda fizeram uso em 2013 de locais impróprios para destinação final dos resíduos coletados. Os recursos aplicados pelos municípios em 2013 para fazer frente a todos os serviços de limpeza urbana no Brasil foram, em média, menos de R$10,00 por habitante por mês. Os dados de cada região também são apresentados e permitem que se faça uma análise comparativa entre a situação da gestão de resíduos sólidos e o volume de recursos aplicados no setor, no total e por habitante. Por tratar-se de serviços que demandam a utilização de mão de obra intensiva, o número de empregos diretos no setor demonstra a sua relevância na geração e manutenção de postos formais de trabalho, que vêm crescendo a cada ano e em 2013 superaram 332 mil empregos diretos. O mercado de limpeza urbana no país novamente apresentou evolução, que foi registrada em todas as regiões, e movimentou recursos da ordem de R$ 24 bilhões.
ALBREPE. Panorama de resíduos sólidos do Brasil 2013. ALBREPE, 2013. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2013.pdf. Acesso em 12/04/2015.
 
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo e assinale a opção correta.
I - Os resíduos sólidos podem ser entendidos como qualquer detrito oriundo de trabalhos, domésticos industriais etc. que se joga fora.
II - A gestão de resíduos sólidos tem como foco tudo o que se retira de um lugar para deixá-lo limpo.
III - Lixo pode ser entendido como tudo aquilo que não tem mais valor.
IV - Resíduo deve ser entendido como toda substância que deve ser tratada e que deve receber uma destinação adequada
	A	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	B	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	C	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
Você acertou!
Resíduo sólido é todo e qualquer refugo, sobra ou detrito resultante da atividade humana, excetuando dejetos e outros materiais sólidos; pode estar em estado sólido ou semissólido. Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com sua natureza física (seco ou molhado), sua composição química (orgânico e inorgânico) e sua fonte geradora (domiciliar, industrial, hospitalar, etc.). Uma classificação que se sobrepõe a todas as demais é aquela que considera os riscos potenciais dos resíduos ao ambiente, dividindo-os em perigosos, inertes e não inertes,
Assim as afirmativas I e II estão incorretas pois se referem ao conceito leigo de lixo, a III está correta, pois se refere ao conceito leigo de lixo e a IV afirmação está correta, pois refere-se exatamente ao conceito de resíduo dentro do contexto ambiental.
	D	São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
	E	São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.

Continue navegando