Buscar

Leg Soc - AD2 2013-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Avaliação à Distância – Ad2 
Período - 2013 
Disciplina: Legislação Social 
Coordenador: Veronica Wander Bastos 
ALUNO: MATR: 
Orientações para prova: 
 Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta; 
 Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis; 
 Sua resposta deve ter, no mínimo, 20 linhas; 
 Não esqueça de indicar a bibliografia utilizada. 
Boa Prova!!! 
Concurso que exige teste de HIV fere direitos humanos, diz Ministério da Saúde 
Edital de processo seletivo para Polícia Militar do Pará traz obrigatoriedade do exame 
O Ministério da Saúde afirmou que o concurso público para formação de soldados da Polícia Militar do Pará fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos ao exigir os exames de HIV e hepatite C dos candidatos. O artigo 23 da declaração cita que "toda pessoa tem direito ao trabalho". Por meio de nota, o diretor-adjunto do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, afirmou que será enviado ofício ao comando geral da Polícia Militar do Estado do Pará, sugerindo que seja retificado o edital do concurso. Ele informou que a testagem obrigatória é "vedada em dispositivos internacionais da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho)". O ministério ressalta que o Conselho Federal de Medicina veda a realização compulsória de sorologia para HIV. Além disso, a portaria nº 869/1992, dos Ministérios da Saúde e do Trabalho, proíbe a exigência de teste para detecção do vírus, tanto em exames pré-admissionais quanto nos exames periódicos de saúde. A AGBTL (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) havia enviado uma carta ao Ministério da Saúde pedindo que a pasta interviesse no caso. Para a associação, trata-se de discriminação. 
O edital do processo seletivo pede, entre outros exames de sangue, o teste anti-HIV tipos I e II. A lista traz ainda hemograma, glicemia, ureia, creatinina, VDRL, HBSAg (Antígeno Austrália), Anti Hbe, Anti Hbc (IgG e IgM), Anti HCV, sorologia para toxoplasmose, mononucleose, chagas e sífilis, Anti-HTLV I e II, TGO, TGP, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, Beta HCG (candidata feminina). A associação afirma ainda ter enviado um ofício ao governador do Pará e ao Ouvidor-Geral do Ministério Público do Estado, no dia 6 de agosto, solicitando a revisão da obrigação. O Governo do Pará afirma que os cargos da carreira militar “possuem tratamento diferenciado e especial em razão da especificidade dos cargos e suas atividades” e que a medida vai de acordo com a Constituição Federal. A nota emitida pela Procuradoria Geral do Estado diz ainda que “o Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento no sentido de que o profissional militar soropositivo deve ser reformado, qualquer que seja o grau da doença, isto é, ainda que se trate de paciente assintomático”. Outros casos Esta não é a primeira vez que a obrigatoriedade do exame causa polêmica. Em abril deste ano, dois concursos públicos para selecionar policiais militares realizados nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo incluíram, em seus editais, a necessidade de teste de HIV para os candidatos. Para o Conselho Federal de Medicina, a solicitação deste tipo de exame em concursos civis e militares, sem consentimento prévio, é antiética e vai contra a Constituição Federal. À época, a ABGLT enviou uma notificação aos governadores dos dois Estados. 
Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/concurso-que-exige-teste-de-hiv-fere-diretos-humanos-diz-ministerio-da-saude-20120807.html 
Com base nos estudos anteriores, faça uma análise crítica das situações apresentadas. Indique quais direitos sociais e trabalhistas estão sendo desrespeitados, quais princípios legais estão sendo feridos. Cite quais legislações estão sendo maculadas. Mínimo de 20 linhas.
 Gabarito da AD2 de Legislação Social 
Profa. Verônica Wander Bastos 
O Direito do Trabalho é um ramo do Direito que visa estabelecer relações de igualdade entre o trabalhador e o empregador, para que se evite situações de discriminação, como vemos noticiado constantemente nos órgãos de imprensa. 
Certamente você encontrou no texto a desobediência aos princípios da Dignidade humana, da boa-fé, razoabilidade, visto que a exigência da realização do teste de HIV fere o direito do cidadão de ter igualdade de tratamento e de ter um trabalho digno, dentre outros direitos. 
Vemos no texto que estão sendo feridos muitos dos artigos da Constituição, como artigo 1º, que garante o direito democrático à cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; no artigo 3º, que traz como objetivo a erradicação da pobreza e a redução da desigualdade social, bem como a garantia do bem comum e a proibição da discriminação; no artigo 5º, que trata das garantias individuais e fundamentais.

Outros materiais