Buscar

1 semana desenvolvimento embrionario

Prévia do material em texto

EMBRIOLOGIA
1ª Semana do desenvolvimento:
·Gametogenese anormal: não disjunção na 1ª divisão dos crom sexuais.
·Gameta masculino: pequeno, móvel, citoplasma escasso, 2 tipos: 23,x e 23,y
·Gameta feminino: grade, imóvel, circundado pela zona pelúcida e corona radiata, citoplasma abundante(vitelo). Um tipo 23,x
Maturação pre natal dos ovócitos:
As ovogonias proliferam por mitose durante a vida fetal. Elas crescem para formar os ovócitos 1ºs, antes do nascimento; Assim que o ovócito 1 se forma, as células do tec conjuntivo o circundam e formam uma única camada de células foliculares, achatadas.
·Foliculo primordial: ovócito primário circundado por essas camadas de células.
·Folicilo primário: durante a puberdade, a medida que o ovócito 1 cresce as células epiteliais foliculars se tornam cuboides e dps cilíndricas.
·Zona pelúcida: material glicoproteico acelular que envolve o ovócito primário.
·Os ovócitos 1ºs iniciam a primeira divisão meiótica antes do nascimento, mas a prófase não se completa ate a adolescência.
· As células foliculares que circundam o ovócito primário secretam uma subst. Conhecida como INIBIDOR DA MATURAÇÃO DO OVOCITO, que age mantendo estacionado o processo meiótico do ovocto.
·Os ovócitos primários permanecem em repouso nos folículos ovarianos ate a puberdade.Com a maturação do folículo, o ovócito primário aumenta de tamanho e antes da ovulação completa a primeira divisão meiótica para dar origem a um ovócito secundário e ao 1 CORPO POLAR.
A divisão do citoplasma é desigual e o ovócito 2º recebe qse td o citoplasma e o PRIMEIRO CORPO POLAR(célula pqna não funcional) recebe mt pouco. 
Na ovulação, o nucleo do ovócito 2º inicia a segunda divisão meiótica(ate a metáfase,qdo a divisão é interrompida).Se o sptz penetra um ovócito 2º, a segunda divisão meiótica é completada e a maior parte do citoplasma é novamente mantida em uma célula(ovócito fecundado) e a outra célula, SEGUNDO C.POLAR tb é uma cel pqna e não funcional.Assim que os C.POLARES são extrudidos, a maturação do ovócito é completada
2-Trasnporte e viabilidade dos gametas
Transporte do Ovocito:
O ovócito 2º é expelido do folículo ovariano com o fluido folicular. As fimbrias da tuba uterina movem-se para frente e para tras sobre o ovário e ‘’aspiram’’ o ovócito 2º para o infundíbulo da tuba uterina.
· Corpo luteo é produzido após ovulação.
·Tudo junto era o folículo, restante do que não foi ovulado chama corpo luteo (glândula endócrina que se desenvolve no ovário de modo temporário e cíclico, após a ovulação, e é responsável pela secreção de progesterona; corpo-amarelo.)
Caminho do ovócito:
Região cortical do ovário -> Cavidade pélvica -> fimbrias -> infundíbulo e ampola.
Tuba uterina:
É composta pela fimbrias, infundíbulo e ampola
FECUNDAÇÃO
Ocorre na ampola da T.UTERINA (~= 25 min p ovócito alcançar a ampola).
Trasnporte dos STPZ:
São pdzds no testículo ->túbulos seminíferos ->rede testicular -> epidídimo ->ducto deferente ->ducto ejaculatório -> uretra.
· canal cervical: movimento das caudas.
·Enzimas Vesiculases: gldlas seminais, coagula uma pequena qtde do sêmen e forma um tampão vaginal(impede o retorno do sêmen p vagina)	
·Ejaculação: stpz + secreções das gldas sexuais acessórias. Em amb ácidos é mais lento(vagina) eé rápido no útero.
·Maturação dos sptz:
Capacitação- remoção da cobertura glicoproteica e proteínas seminais do acrossomo (ocorre no útero ou nas tubas)
·Reação acrossomica: stpz em contato com a corona radiata -> mudanças moleculares complexas -> perfurações no acrossoma -> liberação de enzimas no acrossoma(hialuronidase, acrosina)
·Viabilidade dos gametas:
Ovócitos fecundados em ate 12 hrs após ovulação. 
In vitro: após 24 hrs degeneram rapidamente
Os stpz não sobrevivem mais q 48 hrs no trato genital femi.
·stpz e ovócitos sobrevivem congelados mts anos
Fatores de quimiotaxia: 
Fatores p atrair stpz, sinais químicos atrativos secretado pelo ovócito guiam os stpz capacitados p o ovócito.
Fecundação: Fertilização
Eventos moleculares coordenados que começa com o contato entre um ovócito e um stpz e termina com a mistura dos cromss maternos e paternos na metáfase da 1 divisao mitótica do zigoto(um embrião unicelular)
·Local usual: Ampola da T.U.
-sinais químicos(atrativos), secretados pelo ovócito guiam	os sptz capacitados para ovócito.
- qdo o ovócito não é fertilizado na ampola avança lentamente pela tuba ate o útero, onde degeneram e é absorvido.
- pode ocorrer em outros locais da tuba, mas não no útero.
Fases da fecundação:
Passagem dos stpz pelas células da corona radiata:
·Liberação da enzima acrossomica (hialuronidase) e enzimas da mucosa da tuba.
·Mov da cauda do sptz.
Adesão e passagem do stpz pela ZPelucida
· Sptz se liga a proteína da membrana p ver se é da mesma espécie(reconhec)
·enzimas acrossomicas causam a lise da ZP.
·Assim que o 1 spzt atravessa a ZP: Ocorre a reação zonal(reação de zona ou bloqueio rápido), alterações físicos-quimi que tornam a ZP impermeável a passagem de outros sptz (alteração na polaridade da membrana do ovócito ->entrada de ions Na para o citoplasma do ovócito e saída de K para o meio extra)
·essa reação nao impede que varios sptz toquem a superficie do ovocito(POLIESPERMIA)
Reação cortical: bloqueio lento, ação de enzimas liberadas pelos grânulos corticais(proteína hialina, proteases, peroxidades ) situadas prxmas a MP do ovócito. Alteram a constituição da ZP, inativando a ZP3
O conteúdo desses grânulos que são liberados dentro do espaço perivitelinico tbm causam mudanças na MP tornando-a impermeável aos sptz.
Fusão das MP do ovócito 2º e do sptz
· A cabeça do sptz se liga de lado á superf. do ovócito e as MPs se fundem e rompem o ponto de contato. A cabeça e a cauda do stpz penetram no citoplasma do ovócito, deixando as MPS unidas.
· Cai o núcleo, mitocôndrias morre por causa do amb químico do ovócito. Assim que o stpz chega ao ovócito, ao fundir a mp, joga o núcleo dentro da ZP que contem substacncias que altera a ZP p não entrar mais sptz (REAÇAO CORTICAL, que altera a permeabi da membrana e a permeb da ZP) como consqcia: impedir polispermia. 
Termino da 2ª divisão meiótica do ovócito e formação do pro núcleo fem.
·O ovócito 2º completa a 2ª divisão da meiose, formando um ovulo maduro e o 2º C POLAR. O núcleo o ovulo é conhecido como PRO NUCLEO FEM.
FORMAÇAO DO PRO NUCLEO MASC. 
·O núcleo cresce (descondensa o dna) para formar o pro núcleo masc. A cauda e as mito do sptz degeneram rapidamente dentro do citoplasma do ovócito de tal forma q tds as mitoc do embrião e do organismo adulto são de origem materna.
O ovulo contem, portanto, os pronucleos fem e masc.
6-Os pro núcleos fem e masc aproximam-se um do outro no centro do ovulo duplicando seu dna, entram em contato e fragmentam-se as membranas nucleares. 
Os cromossomos maternos e paternos misturam-se, a cromatina se condensa em cromossomo, na metafse da 1ª divisão mitótica do zigoto.
Duração total da fec: 24hrs.
· Após a união, os pronucleos passa a chamar-se zigoto.
·singamia: fusão dos núcleos
Resultado da fec:
·Estimula o ovócito 2º a completar a 2ª divisão meiótica.
·o restabelecimento do numero diploide de cromossomos (46)
· a determinação do sexo cromossômico.
· a variação da espécie (o zigoto contem uma nova combinação de cromos)
· a ativação do zigoto (começa a sofrer uma serie de divisões chamadas clivagens).
3- CLIVAGENS (SEGMENTAÇÃO DO ZIGOTO):
O zigoto(uma única cel 2N) vai caminhando pela T.U. graças aos mov peristálticos em direção ao útero e sofrendo mitose(clivgns)
· 30 hrs após a fec origina 2 cel filhas:
·2 blastômeros 
·40 a 50 hrs pos fec: 4 blastômeros
 · após o estagio de 9 celulas, os blastomeros mudam sua forma e se agrupam firmemente uns com os outros p formar uma bola compacta de células(COMPACTAÇÃO), é mediado por glicoproteínas de adesão de super. Celular.
· fim do 3/ inicio 4 dia: MORULA( 12 a 16 blastom) É NESTE ESTAGIO QUE O EMBRIAO CHEGA AO UTERO. Celula troncoembrionária totipotente. Com a remocao de um blastômero da mórula é possível ver os gemes e, geral.
· FIM DO 4º DIA: BLASTOGENESE
 - aparecem espaços dentro da mórula.
 - o liqdo da cav uterina ocupa esses espaços, cm consequente deslocamento dos blastomeros para uma posição periférica.
 - em um dos polos (polo embrionário) um conjto de células fazem saliência para o interior da cav recém formada(BLASTOCISTO).
BLASTOCISTO: 
· cav blastocistica ou blastocele.
·trofoblasto: ‘’ nutrição’’ capa periférica de cels achatadas 
· embrioblasto: ‘’ ou massa celular interna’’ cnjto de cels que ficam no polo embrionário. 
- o blastocisto permanece livre por cerca de 2 dias nutrindo-se das secreções uterinas, eqto a ZP degenera e desaparece.
4- IMPLANTAÇÃO OU NIDAÇÃO:
 · final do 5 dia – começo do 6-
O blastocisto fixa-se ao epitélio do endométrio (através do polo embrionário)
· após fixar-se: por volta do 6 dia, o trofoblasto (do polo embrionário) proliferação rápida e diferenciação gradual em duas camadas.
- Citotrofoblasto: camada interna (trofoblasto celular) 
Cama de células mononucleadas mitoticamente ativa e que forma nvoas células que migram para a massa crescente de sinciotrofoblasto, onde se fundem e perdem suas membranas celulares.
 
- Sinciotrofoblasto: camada externa (trofoblasto sincial, é uma massa sem limites celulares definidos) altamente invasivo (produz enzimas que causam erosão nos tecs maternos)

Continue navegando