Buscar

RESUMO SLIDE 10 DOMICILIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SLIDE (8,9,10) da Prof. Paola Jacob UNIFESO. 
Domicilio
Conceito: Domicilio civil da pessoa natural é onde estabelece residência com ânimo definitvo. Converto em regra, em centro principal de seus negocios juridicos ou de sua atividade profissional (arts. 70 e 72 do CC)
DIistinção entre morada, residencia e domicilio: 
Morada é o lugar onde a pessoa natural se estabelece provisioriamente
A residencia pressupõe maior estabilidade, lugar onde a pessoa natural se estabelece habitualmente.
O domicilio é mais complexo porque abrange a da residencia e por consequencia a morada. Para configurar-se domicilio não basta o simples ato material de residir, é necessario permanecer (animus manendi). Compõe-se o domicilio de dois elementos: 
a) Objetivo: Ato de fixação em determinado local.
b) Subjetivo: O animus manendi o animo definitivo de permanecer.
UNIDADE E PLURALIDADE:
Seguindo a orientação do direito alemão admitiu, em nosso sitema, a pluralidade de domicilios, afastando-se a diretriz do direito frances que permite apenas um. Assim a pluralidade ocorre; Ex: O sujeito que mora em local A com a familia, exerce atividade profissional em B, será considerado domicilio qualquer um desses locais.
FALTA E MUDANÇA DE DOMICILIO :
Para as pessoas que não tenham residencia certa, ou vivem viajando elaborou-se a teoria do domicilio aparente ou ocasional, aquele que cria a aparencia de um domicilio em um determinado lugar, ali é seu domicilio. APLICAÇÃO LEGAL NO ART. 73 do NCPC, art. 46, 2º.
A mudança de domicilio, opera-se com a transferência de residencia, aliada aintenção manifestada de o alterar. Art. 74, CC.
DOMICILIO DA PESSOA JURIDICA: 
Em regra o domicilio da pessoa juridica de direito privado é a sua sede, indicada em seu estatuto, contrato social ou ato constitutivo equivalente. É o seu domicilio especial, art. 75 iv, 1º, cc.
As pessoas juridicas de direito publico, por sua vez tem domicilio previsto em lei na forma do art 75, CC. I- da União, o Distrito Federal;
II - dos Estados e Territórios, as respectivas capitais;
III - do Município, o lugar onde funcione a administração municipal;
ESPECIES DE DOMICILIO:
A) VOLUNTARIO: É o mais comum, decorre do ato de livre vontade do sujeito, que fixa residencia em um determinado local, como animo definitivo animus manendi.
B) LEGAL OU NECESSARIO: Decorre de mandamento da lei, em atenção á condição especial de determinadas pessoas. Assim tem domicilio necessário os incapazes, os servidores publicos, o militar, o maritmo e o preso. art 76 CC.
C) DE ELEIÇÃO ou ESPECIAL: Decorre de um ajuste entre as partes de um contrato. Art 78, CC.
PATRIMONIO 
CONCEITO: É a representação econômica da pessoa, vinculando-o a personalidade da pessoa, que se conserva durante a vida da pessoa, independente de substituição, aumento ou decrescimo. 
Modernamente a COESÃO PATRIMONIAL vem sendo explicada apenas pelo elemento objetivo, de uma universidade de direitos, com a dentinação/afetação que lhe der seu titular.
Nesta ideia esta conglobante o complexo de direitos reais e obrigacionais de uma pessoa, ficando de lados os sem valores pecuniarios os direitos extrapatrimoniais.
 resumo do slide por: Christie Wingler

Outros materiais