Buscar

APOL DESIGUALDADE DE GENERO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Considere o seguinte fragmento de texto:
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. In: Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2, p. 111, 2008. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale aquela que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
	
	A
	Foi apenas a Revolução Francesa que consagrou os direitos das mulheres.
	
	B
	As revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres.
	
	C
	A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
	
	D
	O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.
	
	E
	As revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo.
Considere a seguinte citação:
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de saúde pública. v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4
	
	B
	3 – 1 – 4 - 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. In: Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta:  
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Considere a citação a seguir:
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. In: Texto para discussão. v. 198, 2011. p. 2
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar:
	
	A
	Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
	
	B
	Fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	Fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Fatores coletivos de mobilidade social não explicam a mudança de extrato social.
	
	E
	Fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando