Buscar

FOLDER PORTIFÓLIO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Juara – MT
2016
OBJETIVO
Relatar a maneira como as escolas tratavam a coleta seletiva do lixo na época em que cursávamos o ensino fundamental
METODOLOGIA
Para produção deste relato recorremos às informações sobre aquela época, onde buscamos fotos da escola, lembranças com outras pessoas vividas naquele tempo e usamos memórias de pessoas que também freqüentavam aquela escola.
Embora nos anos de 1980 as escolas não tivessem essas preocupações de educar para o meio ambiente, alguns professores já faziam esse trabalho de conscientização dos alunos para preservação do meio ambiente.
 Não havia coleta seletiva, o lixo era queimado no pátio da escola sem que houvesse algum cuidado. 
Estudantes
Fabiana de França
Neuza Brito Cerqueira
Tutor local
Natalino de Souza Breves
PAP: Juara
A escola tem um papel muito importante na educação ambiental, pois é preciso que haja possibilidades de fazer uma sensibilização dos alunos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
Dia da Árvore e Dia do Meio Ambiente
Na década de 80 em Juara, MT as famílias tinham deficiência de escolas onde seus filhos deveriam estudar, pois nos bairros havia pequenas escolas construídas de madeira, geralmente com quatro salas e de piso e nas salas geralmente tinha um filtro de água para uso de todos. Tinha a cozinha onde eram servidas as refeições, pré-preparadas, tudo muito simples. 
Os pátios geralmente eram enormes e os alunos brincavam e faziam exercícios físicos ao ar livre na maior liberdade. Também eram formadas filas para cantar o Hino Nacional diariamente antes do início das aulas.
Como cidadãos conscientes entendendo ser um problema que afeta a vida, então nos dias de hoje não podemos cruzar os braços. Devemos pensar em projetos que torne os indivíduos sensibilizados a dar sua contribuição a fim de amenizar a poluição ambiental, reaproveitar e armazenar melhor o lixo em lugar seguro onde não corre risco para a sociedade e nem prejudique o ambiente.
Relatório de Portfólio da UTA DO Núcleo Específico Módulo B –2016, MEIO AMBIENTE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Fase II do curso de Licenciatura em Letras/História do Centro Universitário Internacional de Curitiba – UNINTER
“O rápido desenvolvimento de uma economia monetária, o crescimento das cidades, a mobilidade dos indivíduos e o surgimento de novos interesses sociais” e culturais fizeram com que as escolas buscassem introduzir novos temas sobre o meio ambiente numa necessidade de sensibilizar a comunidade escolar.
. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente
Embora haja dificuldades devemos contribuir e colaborar com pequenas ações no dia a dia deixando exemplos a ser seguido.

Outros materiais