Buscar

PROVA 1

Prévia do material em texto

O que você entende por Ordenamento Territorial?
Planejamento de uso e ocupação de áreas de acordo com suas características e possibilidades de atividades. Cada região está apta a receber uma determinada atividade seguindo uma análise de fatores físicos e socioeconômicos de uma área geográfica. A partir da conscientização do uso dos solos, delimitando áreas de alta produtividade, áreas características para mineração, uso agropecuário, urbano, industrial, etc. Ocorre à criação de um plano, ordenação do mesmo, manejo e gerenciamento.
Cite dois instrumentos legais que impõem limitações á ocupação territorial devido a restrições geomorfológicas.
Lei Lehman: A ocupação de solos urbanos é limitada a partir da observação e cuidados com a preservação do meio ambiente, diminuição dos impactos em declives > 30%.
Código Florestal: áreas com declividade > 45º são consideradas APP, por apresentarem restrições a determinados usos como, por exemplo, ocupação humana e mineração, devido à alta potencialidade de erosão, escorregamentos, assoreamentos, entre outros tipos de desgaste.
Como se pode planejar a ocupação de terras para agricultura?
Análise das características físicas do solo, como profundidade(solos mais profundos apresentam mais horizontes), porosidade(aeração dos solos e movimentação das águas), textura, estrutura(resistência, permeabilidade), pedregozidade(maior importância na agricultura), bem como análise dos aspectos químicos, como conteúdo de matéria orgânica, pH, presença de nitratos, etc. Os solos apresentam qualidades que permitem o uso agrícola: permeabilidade, consistência, plasticidade, arranjo das partículas, produtividade(ligado a fertilidade), umidade. São avaliadas as limitações e potencialidades da terra, sendo classificados em potenciais agrícolas ou não.
Qual é o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Sistema Nacional de Gerenciamento e RH? Como estes comitês são constituídos (composição)?
Os Comitês de Bacias Hidrográficas são à base da gestão dos RH, seu principal papel é aprovar o plano de recursos hídricos, acompanhar o funcionamento do plano, definir investimentos, sugerir providências. São promovidos por debates e discuções sobre a utilização dos recursos hídricos, bem como sua proteção. São membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas todos os Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente constituídos no âmbito dos Sistemas Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos, existentes no território nacional.
Quais são os principais passos para o estabelecimento de um zoneamento minerário?
A localização e a potencialidade de jazidas dependem dos processos de formação da mesma. Através do Plano Diretor municipal são inseridos de maneira legal projetos sobre os recursos minerais, a partir de análises do meio físico e infraestrutura, discriminação de áreas de proteção, zoneamentos de uso e ocupação do solo, potencial geológico, recursos para futuros depósitos, acessibilidade, formações e monumentos, liberação de cartas de zoneamento para exploração, custos, águas superficiais e subterrâneas, relevo. A partir da análise de todos esses fatores, é lançado ou não a compatibilidade da região para aproveitamento dos recursos minerais com as limitações para o seu uso e ocupação da mesma, definindo termos e limites para o seu uso e ocupação. Sendo assim as regiões são divididas em zonas que viabilizam a mineração e zonas incompatíveis com a atividade.

Continue navegando