Buscar

Avaliando Aprendizado 3 Direito Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602838547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pessoa jurídica é a entidade constituída de pessoas ou bens, personalizada, com direitos, obrigações e patrimônios próprios. No que diz respeito às pessoas jurídicas, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito público com a inscrição do ato constitutivo no registro pertinente, decaindo em cinco anos o direito do particular interessado pleitear a anulação de seus atos constitutivos;
	
	São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
	
	As pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis pelos atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por partes destes, culpa ou dolo;
	
	Obrigam a pessoa jurídica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603402893)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto ao NASCITURO, é CORRETO dizer que: I. Pode ser objeto de reconhecimento voluntário de filiação; II. A proteção legal atinge ao próprio embrião; III. Os pais podem efetuar doação em benefício do nascituro; IV. Já detém todos os requisitos legais da personalidade desde a concepção; Das proposições acima:
		
	
	e) III e IV estão corretas.
	 
	c) II e III estão corretas;
	
	b) II e IV estão corretas
	
	I e IV estão corretas;
	 
	a) I e III estão corretas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603488990)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao Direito de Empresa e a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, analise as seguintes assertivas: I - O encerramento irregular das atividades empresariais, por si só, é causa para a desconsideração da personalidade jurídica. II - A desconsideração da personalidade jurídica, como incidente processual, pode ser decretada sem a prévia citação dos sócios atingidos, aos quais se garante o exercício postergado ou diferido do contraditório e da ampla defesa. III - Nos casos em que se discutem relações jurídicas de natureza civil, excetuadas as relações de consumo e demais ramos específicos, como Direito Ambiental, o legislador pátrio adotou a teoria maior da desconsideração, que exige a demonstração apenas do prejuízo do particular. IV - Segundo o Código Civil, a empresa individual de responsabilidade limitada será constituída de uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 50 (cinquenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País, podendo ainda a pessoa natural figurar em duas empresas dessa modalidade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	c) Somente a assertiva IV está correta
	
	d) Somente as assertivas III e IV estão corretas
	
	e) Somente as assertivas II e III estão corretas
	
	a) Somente as assertivas I e II estão corretas
	 
	b) Somente a assertiva II está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602743161)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(39º EXAME DE ORDEM CESPE-UNB 2009.2) - Assinale a opção correta acerca das pessoas naturais e jurídicas.
		
	
	O indivíduo de 16 anos de idade, ao contrair casamento, adquire a plena capacidade civil por meio da emancipação, voltando à condição de incapaz se, um ano após o casamento, sobrevier a separação judicial.
	
	A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com o início de suas atividades jurídicas.
	
	Na sistemática do Código Civil, não se admite a declaração judicial de morte presumida sem decretação de ausência.
	 
	A personalidade civil da pessoa natural tem início a partir do nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psíquico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602737564)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Determina o art. 2o., CC: "a personalidade civil da pessoa começa com o nascimento de vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro". Isso significa que o Código Civil, quanto ao início da personalidade, adotou a teoria:
		
	
	Condicionalista.
	
	Criacionista.
	
	Fatalista.
	 
	Concepcionista.
	 
	Natalista.

Outros materiais