Buscar

Revisão V1 - Psicologia das Organizações l - Profa. Ana Maria - Resumo dos textos História da Psicologia do Trabalho e das Organizações (Maria da Graça Jacques) e Inserção Profissinonal do Psicologo em Organizações e no Trabalho (José Carlos Zanelli e Antonio Virgilio Binttencourt Bastos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão V1 – Psi. das Organizações
História da Psi. do trabalho e das Organizações (texto 1)
Iniciou-se na Itália e na Alemanha, no final do século XIX, voltado ao estudo da fadiga e das cargas de trabalho. Seu objetivo inicial era elaborar e publicar testes psicológicos com o objetivo de medir diferenças de cada um, buscando a pessoa certa para a tarefa certa, pois eles tinham em mente com seus estudos que, o trabalhador desempenha melhor quando é mais adaptado a sua função. Uma ciência em que o trabalho se mostra como área de aplicação, especialmente na grande indústria. 
Em 1950, ampliou-se o conceito de Psi. das Organizações, para além do sentido de dar ou por ordem. Psicologia Organizacional passa a designar também a aplicação da psicologia ao mundo do trabalho, atendendo as demandas das diferentes escolas da administração.
No Brasil, o rumo segue parecido. Existia demanda industrial, principalmente no Governo Vargas. O psicólogo fazia seleção e orientação profissional, e há também leis que denominam a psicologia como profissão. Constrói uma psicologia aplicada no mundo do trabalho com tecnologias que atendem à demanda da ciência administrativa e do modelo econômico vigente. Entretendo, existe uma crítica de valores e normas de acumulação do capital assumida pela psicologia, de autores que se identificam com outros rumos para o conhecimento da psicologia. 
Apesar das críticas, a profissão é o segundo lugar entre os profissionais como lugar de trabalho em 1988. 40% realizava atividade de seleção e recrutamento com aplicação de testes psicológicos. 
O mundo mudou, e a tecnologia, novas demandas, precisaram reestruturar o meio de trabalho e seus campos. A psicologia aplicada do mundo do trabalho passa a ser representada como psicologia do Trabalho e das Organizações. 
As contribuições do campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações:
- Comportamento micro organizacional (Motivação, liderança, valores, etc.), 
- Comportamento macro organizacional (cultura e clima, mudança, identidade, aprendizagem organizacional, etc.)
- Temas variados e emergentes: desemprego, gênero, empreendedorismo, assédio moral, etc.
- Gestão de pessoas: Recrutamento seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, coaching, etc.
Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho (Texto 2)
As pessoas ingressam nas companhias por vários motivos, um deles é lutarem por causas coletivas e atingirem objetivos relevantes para a comunidade. Passam seu dia em organizações produzindo bens que todos consomem. O bem-estar do indivíduo, qualidade de vida e problemas enfrentados estão relacionados com a dinâmica das organizações e com a forma que o trabalho e a sua organização assumem na sociedade. Não se separa o homem da esfera profissional e da esfera pessoal. 
A tarefa central ou a missão da Psicologia: Explorar, analisar, compreender, como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo que cresce, é complexo e se transforma. A psicologia constrói a partir daí estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar destas pessoas. 
Essa Psicologia organizacional surge com a industrialização, com finalidades de avaliação e seleção de empregados. 
	
	
	Walter Dill e Hugo. (1913)
	Seleção de pessoal e uso de testes psicológicos com a finalidade de maximizar o ajuste das pessoas aos cargos. 
	Kraepliin, Patrizi e Mosso (Anos 90)
	Investigaram aspectos psicofisiologicos associados a fadiga e cargas de trabalho
	Taylor
	Estabelecer princípios para orientar práticas organizacionais e aumentar a produtividade
	Taylor Frank e Lillian
	Investigar a forma pela qual as tarefas são executadas pelas pessoas, desenvolvendo o que veio a ser chamado de “estudo do tempo e do movimento”. Objetivo de maximizar a eficiência do desempenho no trabalho, analisando e projetando ambientes de trabalho e tecnologias que levassem em consideração as características humanas. 
	2ª Guerra
	Atender Seleção de Recrutas
	Elton Mayo
	Estudos e intervenções sobre o que motivava? Incentivos financeiros como por exemplo: treinamento, trabalho, fadiga e monotonia. E incentivos não financeiros, como liderança, relações, atitudes dos empregados, moral no trabalho. 
Criou-se uma discussão sobre uma reforma do comportamento do empregador com o funcionário, abrindo mão da punição e discriminação. Maslow conceituo as necessidades humanas. 
O mundo mudou, e foi impactado pelas dimensões sociais e na dimensão humana individual. Exemplos:
- Tecnologia, comunicação, fragmentação das religiões, papel da mulher reinventado, mudou-se o tipo de família, aumentou a defesa ambiental, aumento do consumo, expansão da violência física, aumento da pobreza e avanço do conhecimento. 
As pessoas são afetadas em seus valores, autoestima e projetos de vida. E isso reflete da gestão organizacional.

Continue navegando