Buscar

1 Resenha Burocracia

Prévia do material em texto

PRONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de graduação em administração
BUROCRACIA
Harlon e Silva Drosghic
Curso de Administração – 1º Período
Gestão da Carreira do Administrador
Belo Horizonte
02 de abril de 2016
INTRODUÇÃO 
No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna. Pois este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens (disfunções), influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema. Assim sendo, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático. Logo se pretende definir neste artigo a busca pelo esclarecimento da teoria da burocracia nas organizações com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a temática, de forma que percebam as vantagens e as diferencie entre disfunções e mau uso da burocracia. Em uma linguagem popular, o termo burocracia, sempre é relacionado a defeitos e imperfeições, percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, mesmo que em nossa sociedade ela esteja presente em qualquer estrutura organizacional.
Geralmente indivíduos, por serem leigos sobre o assunto identificam apenas os defeitos da burocracia. Assim, este artigo leva de forma sucinta e prática o entendimento de causa e efeito da burocracia, revendo onde realmente há imperfeições do sistema, ou apenas o seu mau uso, que geralmente acontece em organizações com pessoas de baixa qualificação. Dessa forma as organizações leigas, com relação ao assunto, criam um sistema baseado na burocracia. Todavia, o esclarecimento dos benefícios e dos malefícios da burocracia, possibilita o acesso a informações a respeito desta teoria a sociedade, e com isso distinguem facilmente o sistema no qual todos estão inseridos e promovendo o desenvolvimento de sua capacidade critica. 
A teoria da burocracia vista na administração como um prisma de uma abordagem estruturalista, busca transformar as organizações em um sistema formal, racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. No entanto, ao fazer uma pergunta acerca da burocracia a qualquer indivíduo atualmente, logo ele responderá algo relacionado à lentidão, papelório e ineficiência. Tais acontecimentos são resultado do aprisionamento excessivo a regras e normas, o qual causa enormes disfunções em tal sistema. Após tentar demonstrar essas duas faces da burocracia, nos vêm o questionamento: afinal, existe algum tipo de burocracia ideal ou ela esta resumida apenas a essas duas faces já referidas? 
IDEAL DE WEBER 
“A Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração ao redor da década de 40, quando a Teoria Clássica e a das Relações Humanas lutavam entre si pela conquista de espaço na teoria administrativa e já apresentavam sinais de obsolescência para sua época.” (CHIAVENATO, 1983, p. 316).
Segundo Chiavenato (1993) a teoria da burocracia veio com o intuito de melhorar alguns aspectos abordados pelas teorias anteriores, dentre estes aspectos: a fragilidade e a parcialidade legadas pela teoria clássicas e a de relações humanas, pois essas teorias não possuíam uma visão global, integrada e envolvente dos problemas das organizações, logo esqueceram a estrutura e os participantes da organização. 
O crescente tamanho da complexidade das organizações passou a exigir sistemas eficazes. A necessidade de utilizar na organização um sistema mais racional que monitora-se o comportamento dos membros da empresa e as suas formas de organização humana. O surgimento da sociologia da burocracia originado por Max Weber mostrou como as pessoas deveriam ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida na organização. Conforme Chiavenato (1983) nasceu à burocracia, uma forma de organização humana que tem como base a racionalidade, isto é, a adequação dos meios organizacionais aos objetivos pretendidos por toda a organização com o intuito de alcançar à máxima eficiência garantindo bons resultados.

Continue navegando