Buscar

AQUISIÇÃO E PERDA DA POSSE

Prévia do material em texto

AQUISIÇÃO E PERDA DA POSSE.
Art. 1204
Espécies de aquisição: a posse é adquirida por qualquer ato do qual seja possível a visibilidade e o uso econômico da propriedade. Assim, todos os meios juridicamente possíveis para a aquisição de direitos são validos para aquisição da posse 
Os requisitos de validade da parte geral do CC aplicam –se á aquisição da posse.
Espécies de aquisição 
Aquisição derivada – ocorre quando a posse decorre de um negócio jurídico anterior. Neste caso existe uma relação de casualidade entre a posse atual e a anterior.
Aquisição originaria – não há relação jurídica com o anterior da posse. 
A aquisição neste caso se dá por ato unilateral. Não há relação de causalidade nos modos originários de aquisição da posse entre o atual possuidor e o antecessor. Adquire-se através do modo originário a posse quando não há consentimento do possuidor precedente desse modo, a posse encontra- se livre de vícios que anteriormente a contaminavam.
Meios de tradição da posse 
Podendo a pose ser adquirida por qualquer ato jurídico também o será pela tradição, que pressupõe acordo de vontades um negócio jurídico de alienação a título gratuito ou oneroso.
Modos de tradição 
Consensual decorre exclusivamente de um atoo de vontade. Ocorre tradição consensual nas hipóteses do constituto possessório e da traditio brevi manu.
Constituto possessório: Ocorre quando o vendedor transferindo a outrem o domínio da coisa conserva –a em seu poder mas na condição ou qualidade de locatário. 
Traditio brevi manu: é o oposto do constituto, se configura quando o possuidor de coisa alheia passa a possui-la como própria Ex: O locatário adquire o bem. 
Em ambas as hipóteses não ocorre a exteriorização da tradição Existe a inversão no animus do sujeito. 
Acessão de posses 
A posse também pode ser adquirida , em virtude de sucessão Inter vivos ou mortes causa, tanto a título singular quanto universal art. 1206 e 1207 
(É chamada a suceder em parte ou porção da herança) 
 (o sucessor é chamado á suceder na totalidade da herança)
Princípio de saicine: Os herdeiros adquirem a posse desde o momento da morte do de cujos
Sucessor a titulo universal 
Há obrigatoriamente a soma das posses (sucessão de posses)
Sucessor a titulo singular 
Pode escolher se inicia uma posse nova ou se soma sua posse com a de seu antecessor. 
 *Propriedade fiduciária art. 1361
A propriedade fiduciária tem por causa um negócio fiduciário que é composto de dois elementos: um de natureza **real, que determina a transmissão do direito 
PROPIEDADE FIDUCIARIA 
Na propriedade fiduciária ocorre o desdobramento da relação possessória, sendo o credor fiduciário possuidor indireto e o devedor possuidor direto Objeto; bem infungível há possibilidade de propriedade fiduciária incidente sobre bem imóvel (lei 9154/97) A sumula 28 do STJ autoriza que a propriedade fiduciária iniciada sobre bens já pertencentes ao próprio devedor. Requisitos do contrato: descrição da dívida, prazo de pagamento, taxa de juros, se houver 
É necessário o registro do título trata – se de negócio formal 
e invalida a clausula que autoriza o credor a ficar com bem no caso de inadimplência.

Continue navegando