Buscar

AV2 TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:   TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO AV2
	
	 1a Questão (Ref.: 632961)
	 
	         Segundo  FELIPE 2005, a Libras tem sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos, são eles:
		
	
	Gabarito: Configuração de mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação/direcionalidade e  Expressão facial e/ou corporal. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 832051)
	
	A língua é um constante processo de interação mediado pelo diálogo - e não apenas como um sistema autônomo. A língua provê todos os elementos necessários para que possa ser utilizada em situações objetivas e subjetivas. Segundo Pizzio, Rezende e Quadros (2009), as expressões faciais também fazem parte da comunicação em LIBRAS e exercem um papel fundamental na construção dos discursos, e são divididas em dois grupos: expressões faciais afetivas e gramaticais. Discorra sobre: a) a obrigatoriedade do uso de expressões faciais gramaticais; b) a relevância das expressões faciais afetivas na conversação; c) os tipos de frases indicadas pelas expressões faciais.
		
	
	Gabarito: a) As expressões faciais gramaticais são exclusivas das línguas de sinais e estão relacionadas a certas estruturas específicas, sendo elementos formativos da LIBRAS; b) as expressões faciais afetivas são utilizadas para expressar sentimentos (alegria, tristeza, raiva, etc.) e não são exclusivas das línguas de sinais, mas são indispensáveis nessa língua.; c) as expressões faciais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas, construções com tópico e com foco.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 610197)
	
	Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
		
	 
	Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	Benéfico aos surdos, já que as diferenças entre surdos e ouvintes podem ser minimizados com a prática de leitura labial.
	
	Discriminatório, já que os surdos não são diferentes e sua cultura e identidade não se diferem da nossa; logo é um comportamento extremista e desnecessário.
	
	Positivo para afirmação do gestualismo como uma das possibilidades de se oralizar os surdos.
	
	Includente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	
	 4a Questão (Ref.: 610332)
	
	O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade:
		
	
	Das comunidades surdas.
	 
	Das famílias e comunidades
	
	Das igrejas que tem trabalhos com surdos.
	
	Da Organização não-governamental.
	 
	Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
	
	 5a Questão (Ref.: 620937)
	
	As experiências visuais às quais os surdos usuários da LIBRAS são expostos na vida, diferenciam sua percepção e inserção no mundo em comparando com os ouvintes. Há surdos que têm consciência de sua diferença e necessitam de recursos essencialmente visuais nas suas interações. Abaixo marque o conceito que corresponde totalmente a experiência visual de se comunicar pela LIBRAS:
		
	 
	São frases complexas e expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas, mas com os mesmos significados em comparados aos atos linguísticos das línguas orais.
	
	São discursos inadequados, já que LIBRAS não tem os artigos comum a todas as línguas.
	
	A experiência de apreender uma língua só pode ocorrer pela modalidade oral auditiva, ou seja, através da audição e da fala oral.
	
	As línguas de modalidade visual espacial não deveriam ser consideradas línguas, porque as palavras de um idioma devem ser constituídas apenas de sons.
	
	São frases curtas e sem artigos, portanto, não podendo ser consideradas uma frase completa.
	
	 6a Questão (Ref.: 703914)
	
	Na LIBRAS e demais línguas de sinais o ato de apontar também é conhecido como Dêixis. Isso significa que no discursos em LIBRAS os sinais dêiticos podem indicar nas frases os seguintes elementos:
		
	
	A ortografia e a pontuação.
	
	A tipologia frasal e o SVO.
	
	A pessoa surda e a pessoa ouvinte.
	
	A negação e a afirmação.
	 
	As pessoas e a localização.
	
	 7a Questão (Ref.: 132845)
	
	Sobre a ordem frasal na LIBRAS, NÃO é correto afirmar que:
		
	 
	A LIBRAS possua uma única ordem fixa.
	
	A LIBRAS admita a ordem OSV.
	
	A LIBRAS admita a ordem SVO.
	
	A LIBRAS possua uma ordem flexível.
	
	A LIBRAS admita a ordem SOV.
	
	 8a Questão (Ref.: 625430)
	
	Em LIBRAS há diferentes classes gramaticais. Assinale a ÚNICA opção que a categoria gramatical corresponde a esta definição: flexiona em pessoa e número e tem orientação do sujeito ao objeto, de quem fala a quem se fala ou sobre quem se fala.
		
	
	Expressões Faciais e corporais.
	
	Tópico comentário.
	 
	Configuração das mãos
	
	Verbos não direcionais.
	 
	Verbos direcionais.
	
	 9a Questão (Ref.: 625659)
	
	Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional:
		
	
	A partir da leitura em Braile, o que facilitaria o contato com o surdo.
	
	Que o governo não se preocupe em determinar que todos os aparelhos de TV possuam a função closed caption.
	
	Que os governos não disponibilizem uma central de informações via sms onde todos os surdos possam receber informações sobre o direito à acessibilidade na comunicação.
	 
	A partir de politicas linguísticas e inclusivas pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e closed caption em telejornais e demais programas televisivos.
	
	Que as reportagem sejam transmitidas de formas mais ilustrativas, para que facilite o entendimento da pessoa Surda
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 622038)
	
	As comunidades surdas se beneficiaram com as novas tecnologias, pois estas possibilitaram o acesso às produções artísticas e produções literárias. Com relação à Literatura Surda marque a única sentença INCORRETA.
		
	
	A Literatura Surda surgiu naturalmente, à medida que os surdos começaram a usar a Língua de Sinais.
	
	A Literatura Surda também pode ser escrita em português, desde que envolva uma temática sobre surdez.
	
	As Literaturas surdas são aquelas contadas em LIBRAS, podendo ter traduções ou não.
	 
	Os surdos não produzem literatura, pois a LIBRAS é visual.
	
	O humor é uma característica muito forte na Literatura Surda.

Outros materiais