Buscar

Estudo dirigido (psicologia organizacional)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro de Gestão e Negócios
Estudo Dirigido
1) Cite os principais estudos que influenciaram o surgimento da psicologia organizacional.
A principal influência sobre o campo da psicologia organizacional foi o trabalho de TAYLOR, um engenheiro que estudou longamente a produtividade de funcionários durante o final do século XIX e início do século XX. Taylor desenvolveu o que ele chamava de “administração científica” como uma abordagem para manejar os operários da produção em fábricas.
O surgimento da Psicologia Organizacional começa na metade do século XIX, com a Revolução Industrial, passando a existir uma lógica de organização no trabalho, sendo realizado agrupamento de pessoas, com horários estipulados e passando dos trabalhos manuais para máquinas. A psicologia organizacional surgiu para estruturar as organizações.
A partir dos anos 50 a denominação de Psicologia Organizacional começa tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia organizacional.
2) Qual o objeto de estudo da psicologia organizacional?
Ela estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas. O objeto de estudo da psicologia organizacional é a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho. Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário.
3) Apresente as fases da psicologia organizacional e as principais características de cada período.
Sampaio (1998) considerou três fases da Psicologia do Trabalho que correspondem a três momentos da história da aplicação da Psicologia Organizacional, no Brasil: 
1. O primeiro momento seria representado pela “prática da chamada Psicologia Industrial que resumia-se, inicialmente, na seleção e na colocação profissional” (p. 21). Desenvolveu também novos estudos, sempre aplicados no trabalho, sobre motivação, comunicação e comportamento de grupo, técnicas de colocação de pessoal, treinamento, classificação de pessoal e avaliação de desempenho.
2. A segunda fase da Psicologia organizacional aplicada ao trabalho foi identificada como a Psicologia Organizacional, que surgiu à medida que os psicólogos deixavam de estudar apenas os postos de trabalho para contribuírem também na discussão das estruturas da organização. 
3. A terceira fase da Psicologia Organizacional deu-se após a consolidação da escola contingencialista, ou seja, a escola na qual se procurou estudar os efeitos do ambiente e da tecnologia no contexto da organização do trabalho em que se gerou a pragmática escola de administração estratégica. A partir daí os estudos convergiram para a Sociologia do Trabalho, a Administração e a Psicologia do Trabalho. 
4) Cite exemplos do campo de atuação e das práticas da psicologia organizacional e do trabalho.
Entre os ramos da atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários, aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflitos entre profissionais, planejamento de carreira, retenção de talentos, entre outros.

Outros materiais