Buscar

27676128_DESIGUALDADE_DE_GNERO_prova_discurssiva.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESIGUALDADE DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA
Discorra sobre a obra de Gilberto Freyre. Pág. 106
Mas é com Gilberto Freyre que a ideia de miscigenação racial, como portadora da negatividade do povo brasileiro, começa a ser desconstruída. Em suas duas conhecidas obras, casa grande e senzala e sobrados e mocambos, Freyre lida com a concepção de que foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de democratização social no Brasil.
Discorra sobre os negros no ensino superior pág. 132
Em 2006 5% dos negros tinham um diploma, contra 18% dos brancos. Esta situação está mudando muito lentamente com a implantação de cotas.
Após a leitura do excerto explique como as questões de gênero e raça se relacionam com a questão da estratificação social? Pag 29 / 38
Existem outros mecanismos que produzem desigualdades e que não correspondem a estratos sociais. Entre eles, estão aqueles que se estabelecem entre homens e mulheres, que denominados desigualdades de gênero; os verificados entre brancos, negros e indígenas, que são desigualdades étnicas e raciais; e aqueles que se evidenciam entre jovens, adultos e idosos, que formam as desigualdades gerenciais. A origem étnica aparece como fator que influencia as oportunidades do indivíduo em conseguir mobilidade vertical ascendente.
O excerto acima faz a menção a dois tipos de preconceito vigentes de cor e de origem. Diferencie estes dois tipos de preconceito origem. Pag 134
O primeiro está ligado a aparência física da pessoa, e é o caso, por exemplo dos negros brasileiros.
O segundo está ligado a origem do indivíduo, exemplo dos negros americanos.
O excerto acima chama a atenção para uma dicotomia que os primeiros estudos feministas buscaram superar. Explique de qual dicotomia exatamente, os estudos feministas estavam preocupados em superar? Pág. 67
Partindo do questionamento de perspectiva hegemônicas que associavam o papel da mulher ás suas características biológicas, superar as dicotomias foi o principal desafio dos estudos feministas.um exemplo bastante simplificado dessa complexa teia de relações e que ao mesmo tempo em que se reconheceu a diferença entre homens e mulheres, arguiu – se que esses devem ter direitos e papéis iguais na sociedade.
Explique o que foi apartheid
Sistema de discriminação segregacionista vigente na África do Sul em boa parte do século XX em que negros eram tratados de maneira inferiorizada pelo Estado.
Qual a principal contribuição de Simone de Beauvoir para os estudos de Gênero? pág. 48
Estabeleceu que a desigualdade entre homens e mulheres não podem ser pensado como algo que nasce com os indivíduos e ainda é autora da famosa frase A gente nasce mulher torna-se mulher que dá a dimensão da construção social de gênero.
Diferencie gênero de sexo. pág. 52
Sexo em um conceito ligado ao biológico, ao tipo de órgão sexual que se possui. Gênero é uma construção social um conceito relacional ligado ao papel que se espera que cumpram na sociedade homens e mulheres. O sistema sexo-gênero tem como objetivo separar os dois níveis, o biológico e o social.
Diferencie sociedade aberta e fechadas do ponto de vista da mobilidade social
Numa sociedade aberta, existem desigualdades sociais, mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de ascender a uma classe social mais elevada. Ao contrário, em uma sociedade fechada não há possibilidade de ascensão social. E o status da pessoa é determinado ao nascer, mantendo-se inalterado por toda a vida.
O excerto, acima faz referência aos processos de mobilidade social. Nomeie quais os processos de mobilidade social referidos no excerto, justificando sua resposta. Pág. 34
A mobilidade vertical refere-se as mudanças de subida ou descida de um estrato social a outro, quando um indivíduo passa de uma classe a outra, de posição de prestigio ou poder, essa forma de mobilidade pode ser ascendente (sobe na hierarquia social) ou descendente (ocupar posição inferior).
A mobilidade horizontal refere-se a um deslocamento significativo dentro do mesmo nível social, não se implica alteração da situação de estrato social. Refere-se a deslocamento geográfico entre bairros, cidades ou regiões sendo identificados como movimento migratório.
A mobilidade intergeracional refere-se á mobilidade social que ocorre entre gerações diferentes, analisar até que ponto os filhos ingressam na mesma profissão de seus pais e avós. 
A mobilidade intrageracional em que pode observar as alterações de classe, status e poder ao longo da vida de um indivíduo ou membros da mesma geração. Quando ocorre a mudança de carreira profissional, produzindo o deslocamento individual entre estratos sócias diversos. Analisar até que ponto ele se deslocou para cima ou para baixo na hierarquia social ao longo de sua carreira profissional.

Outros materiais