Buscar

Coaching: Desenvolvimento de Pessoas

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
Introdução											2
Definição											2
Origem											3
Palavras-chaves para se entender o Coaching					4
Quando pode ser aplicado?								4
O Coaching para melhorar o desempenho						5
Etapas do processo									5
Vantagens											6
Carreira											6
Entrevista											6
Conclusão											9
Bibliografia											10
Introdução
“ Apesar de estar, no momento, em alguma evidência, o Coaching não é um fenômeno recente. Sócrates já o definia como sendo “um processo pedagógico de ensinar as pessoas a pensar e refletir para buscar o conhecimento no fundo de si mesmas” (CHIAVENATO, 2002). No entanto, desapareceu por um bom tempo, retornando com grande força nos últimos anos, o que fez parecer novidade, mas não é.
Sua importância fica clara quando notamos que desde Taylor e seus seguidores, as pessoas da organização eram vistas como peças de uma grande engrenagem, em que não eram pagas para pensar. Eram pagas para fazer. Mas, felizmente, essa conotação foi sendo alterada com o decorrer dos anos, até que se “percebeu” que as organizações são formadas por pessoas; logo, estas (as pessoas) são peças fundamentais para seu sucesso, ou mesmo sua sobrevivência, devendo serem mantidas e, em muitos casos, cativadas. ” 
(Organização, Sistemas e Métodos – Luis César G. de Araújo, página 327 – Editora Atlas, 2012).
O objetivo desse trabalho é esclarecer esse método de desenvolvimento de pessoas, ou seja, o Coaching. Nele será abordado diversos tópicos, como sua origem, definição, etapas de processo, vantagens, carreira e etc.
Também mostraremos uma entrevista feita com a Coaching Carla Cabestré, onde tiramos dúvidas sobre a profissão, formação, atuação e etc.
Origem
Coaching é uma palavra que existe desde a idade média, quando era utilizada para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros, ou aquele que conduz o coche — que era como se chamavam as carruagens. Os cocheiros eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.
Por volta de 1850, o termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades com o significado de tutor, a pessoa responsável por auxiliar os estudantes na preparação de testes e exames. Na essência, o termo ainda tinha o mesmo significado: de pessoa que conduz seu passageiro para o local desejado.
Em 1950, o termo “coach” foi utilizado pela primeira vez para fazer referência à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências individuais e relacionando-as a um processo de evolução contínua.
Ainda por volta de 1950, a palavra coach também passou a representar a pessoa responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas.
Definição
O Coaching é um processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal. É exercido pelo coach – aquele que conduz o processo – para o cliente, chamado de coachee.
O Coaching é um processo de descobertas do próprio coachee voltado para a sua realidade e seu futuro. O coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta e interatividade. É importante esclarecer que Coaching não é psicoterapia nem consultoria.
A essência do Coaching é ajudar a pessoa a mudar orientando-a a caminhar em uma nova direção.
O Coaching é sobre aprender com as experiências, liberar o potencial e maximizar a sua performance e, ainda, superar obstáculos com elegância. É também sobre produzir mais e trabalhar menos e ajudar a pessoa a realizar além do que ela pensa que pode.
 É necessário entender que:
• O Coaching é utilizado e incorporado no exercício profissional das pessoas;
• Como líder ou gerente, o Coaching pode ser utilizado para desenvolver e construir equipes de alta performance ou um departamento mais eficaz;
• Como psicólogo, terapeuta e profissional da saúde, o Coaching pode complementar as suas habilidades com seus clientes;
• Como professor, o Coaching poderá auxiliar os seus alunos a se desenvolverem melhor;
• A atividade de Coaching agrega valor ao seu trabalho e permite que você ofereça serviços diferenciados aos seus clientes, além de possibilitar a abertura de mercados mais amplos para a sua atuação.
Palavras-chaves para se entender o Coaching
Aconselhamento: não se trata de ordens, e sim conselhos. Ou seja, propostas para seguir a melhor trajetória, o melhor caminho. 
Orientar: não é supervisionar, e muito menos fazer a tarefa pela pessoa. A ideia é ensiná-la como fazer. Para isso, são utilizados meios como formulação de perguntas e fornecimento de informações.
Otimizar: buscar a excelência do desenvolvimento da carreira no menor espaço de tempo e da forma mais simples possível.
Anseios pessoais: preocupação em saber o que a pessoa da organização busca, quais suas vontades e aonde ela quer chegar.
Aptidões: competências essenciais de cada pessoa, ou seja, desenvolver em alguém algo que ela não possui.
Mapeamento de suas características: vista a importância de saber as aptidões, e cabe a listar e mapear as características da estrutura social da organização.
Necessidades de aprimoramento: descobrir quais das características são mais ou menos desenvolvidas, de forma a poder executar o coaching de forma eficiente.
Quando pode ser aplicado?
Quando há conflitos de valores e papéis;
Quando há conflitos de natureza pessoal;
Quando há situações críticas de toda ordem nos processos decisórios da empresa; e
Quando há questionamentos variados sobre o desenvolvimento das pessoas.
O Coaching para melhorar o desempenho
“ Chegamos agora ao que se pode fazer quando as pessoas não fazem o que deveriam ou fazem o que não deveriam. O processo que você pode usar chama-se Coaching. Ele divide-se em duas etapas distintas:
1. Análise das razões por que ocorre um desempenho insatisfatório, o que é conhecido como análise de Coaching.
2. A discussão face a face que você conduz para conseguir mudar o subordinado, chamada Coaching. ”
(Como conseguir melhores desempenhos de seus empregados – Ferdinand F. Fournies, página 84 – Editora Makron Books, 1992)
Etapas do processo
Estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientado: criar uma relação entre as pessoas envolvidas.
Montando o futuro do treinado: momento de descobrir quais os objetivos dessa pessoa.
Revisando a bagagem de mão: revisar os valores, atitudes, padrões de comportamento e experiência, a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma a saber o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.
Traçando o plano de ação: planejar como o futuro projetado será alcançado. Nessa etapa é possível visualizar o ponto aonde queremos chegar, turbulências prováveis, recursos humanos, financeiros, materiais, informacionais, as prioridades, sistemáticas do Coaching, prazos a serem cumpridos e ações estratégicas e táticas que nos levarão à execução plena do plano de ação.
Vantagens
Facilita o gerenciamento do desempenho pessoal;
Promove a formação e o aperfeiçoamento de competências;
Promove a busca por melhores resultados;
Promove o desenvolvimento integrado;
Promove o fortalecimento da confiança;
Auxilia nos aspectos que geram motivações nos treinamentos.
Carreira
Hoje, no Brasil, é um mercado que se iniciou há 10 anos atrás. Nos últimos 5 anos, teve um bom crescimento, entre 80% a 90% ao ano.
Atualmente, um coach, ganha em média: 
Coach iniciante: 150 a 300 reais por sessão, tirando em média de 10.000 a 12.000 reais por mês.
Coach experiente: 1500 a 3000 reais por sessão, tirando em média 60.000 a 80.000 reais por mês. 
Entrevista
Conversamos com a Coaching Carla Cabestré, que tem as respectivas formações e experiências:
Personal & Professional Coach (Sociedade Brasileira de Coaching);
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching;
Mestre em Pesquisa e Desenvolvimento - Biotecnologia Médica(UNESP);
MBA em Gestão de Pessoas (Anhanguera);
Instrutora de treinamentos e cursos corporativos;
Sólida experiência como coordenadora em Laboratório, com foco em treinamentos técnicos e gestão de relacionamentos;
Atualmente atua como Coach, desenvolvendo diversos projetos: Life Coaching, Career Coaching, Team Coaching, Palestras, Treinamentos e Cursos.
Abaixo, mostraremos as perguntas feitas e respostas que recebemos.
Por qual meio você conheceu o Coaching?
R: Eu já trabalhava como treinadora e mentora – disso, conheci o Coaching. Então resolvi me especializar para aprimorar o meu trabalho.
O que te levou a escolher essa profissão?
R: Como treinadora, eu fazia parte do treinamento técnico na área da saúde e eu percebia que às vezes, durante o treinamento, por mais que eu passasse a informação para as pessoas, médicos e etc., nem sempre tinha resultado da forma que a gente esperava. E aí eu fui buscar o porquê disso – porquê mesmo treinando, e passando o conhecimento técnico para eles, não atingia a eficiência do resultado. Depois que eu passei pelo processo de Coaching, eu vi que o treinamento poderia ser focado para desenvolver a pessoa, e não simplesmente o conteúdo. Tinham pessoas que talvez não tinham habilidades e competências para desenvolver aquilo, mas a gente não tinha um conhecimento para poder ajudar essa pessoa, esse médico. Depois que eu passei pela formação, pensei “poxa, agora sim é possível agregar”, que aí você desenvolve o indivíduo no conteúdo técnico e também como pessoa, com suas competências e habilidades, para contribuir para o trabalho que irá executar. Basicamente, a gente (equipe) conseguia ajudar muito mais, desenvolvendo essas habilidades e competências, sua missão, para que tudo se torne mais eficiente no final.
Como é o curso de especialização na área?
R: Existem algumas instituições no Brasil – é uma especialização, no qual qualquer profissional de qualquer área pode fazer, e geralmente existe uma parte presencial e uma parte online, e depois você retorna ao presencial para desenvolver vários processos e atendimentos, para que assim consiga comprovar um número “x” de horas, como se fosse um TCC, só que na prática. Demora em torno de 6 meses.
Como você analisa o mercado de trabalho na região?
R: O Coaching é muito novo no mercado, tem em torno de 15 anos no Brasil. É mais conhecido nas capitais, e tudo começa na capital, depois vem para o interior. No interior de São Paulo, têm algumas regiões que são mais fortes. Na nossa região de Marília e Bauru já existem vários profissionais, mas não é algo tão conhecido. Muita gente já ouviu falar, mas não faz ideia do que seja. Então, o mercado de trabalho hoje está em crescimento, principalmente o “Life Coaching” (vida pessoal), Coaching para emagrecimento e e em empresas. Aqui em Marília já temos grandes organizações que adotam os serviços (como a Nestlé), e é uma forma de fazer com que as outras empresas também conheçam. Agora, o Coaching de carreira, o pessoal ainda vem assimilando. 
Na prática, qual o papel do Coaching dentro da empresa?
R: No Coaching interno, quando o foco é ajudar um profissional a passar de coordenador para gerente, o Coaching trabalha habilidades nesse coordenador para que ele possa se tornar gerente daqui a tantos meses. É determinado o perfil dessa pessoa hoje, e o perfil que ela quer e precisa chegar. Há metas dentro da empresa, então para se sair de um cargo para outro, existe um tempo. E o Coaching trabalha nesse tempo – para que ele consiga descobrir lideranças dentro dele, liderar um maior número de pessoas e etc., então, o Coaching pode atuar na subida de cargo, na parte de planejamento de projetos, algum setor específico para que atinja determinada meta. Não existe área específica, mas é sempre focado em desenvolver pessoas para atingir certos objetivos.
Qual o diferencial para uma empresa contar com os serviços do Coaching?
R: O Coaching amplia a mente, então através dele é possível ter uma visão de um todo, uma visão sistêmica. Através da metodologia, é possível enxergar o que você tem de bom, e ajuda a potencializar isso de forma máxima, para que você seja ainda melhor naquilo. E essa visão sistêmica você também pode enxergar onde precisa melhorar, como se fosse um planejamento estratégico. E isso serve para curto, médio e longo prazo.
Por ser mulher você encontra dificuldades na carreira?
R: Não, eu trabalho juntamente com outra parceira, e nunca tivemos dificuldades na área. A profissão de Coaching é uma prestação de serviços, e a partir das palestras é possível mostrar um pouco do nosso trabalho, e assim conquistamos clientes. Então não encontramos dificuldades por questão de gênero – não há diferença de homem para mulher nesse sentido.
Quais as dicas você daria para aos interessados em seguir na área? E onde podemos te encontrar?
R: Como eu havia dito, qualquer profissional de qualquer área pode se tornar um Coaching, e atuar dentro da sua própria empresa ou área. O recomendável é procurar uma boa instituição de formação, tomar cuidado com esses anúncios da internet, que chegam a prometer formação em somente uma semana, e não ter medo de fazer a formação. Independentemente de onde você vai trabalhar, ela te faz pensar, ajuda em melhor comunicação e etc. 
Eu e minha parceira atuamos mais na área da carreira, e existe uma empresa parceira também, (a Groow) que é de Londrina, mas a gente atua através dela por Marília e região. O meu número de contato é o (14) 99701-3997 e o e-mail carlacabestre@gmail.com.
Conclusão
Diante do trabalho apresentado e pesquisa de campo que foi dirigida ao tema Coaching, concluímos que o mesmo é um método de desenvolvimento profissional e individual. Focado em resultados, visando a realidade e o futuro a curto e longo prazo, o Coaching maximiza o campo de qualificação dentro das empresas, sendo um processo de orientação, descobertas e aprendizagens com experiências. Ele vem agregando valores ao trabalho, fazendo com que os produtos ou serviços prestados sejam diferenciados, e assim, ampliando a atuação da organização.
Bibliografia
ARAUJO, Luis César G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Volume 2, 4ª edição. São Paulo, Editora Atlas S.A. – 2012.
IBC - Instituto Brasileiro de Coaching. Qual é a origem do Coaching? Disponível em <http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/qual-origem-coaching/>. Acessado em 14/10/2016.
Instituto Holos. O que é Coaching? Disponível em <http://www.holos.org.br/conteudo/o-que-e-coaching/>. Acessado em 14/10/2016.
FOURNIES, Ferdinand F. Como conseguir melhores desempenhos de seus empregados. Editora Makron Books – 1992.
Academia do Palestrante. Quanto ganha um coach no Brasil. Disponível em <http://www.academiadopalestrante.com.br/home/artigos/artigos/quanto-ganha-um-coach-no-brasil>. Acessado em 25/10/2016.
CABESTRÉ, Carla. Entrevista cedida em 01/11/2016.

Continue navegando

Outros materiais