Buscar

Filosofia atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
CURSO: DIREITO
TURMA: 12 - Noite
DISCIPLINA: Filosofia do Direito
PROFESSOR: Francisco Eliandro
ACADÊMICO: Luiz Araújo Pontes Júnior
ATIVIDADE
Por que não se formou entre os gregos a oposição que hoje existe entre ciência e filosofia?
A ciência surgiu da filosofia. A especulação filosófica grega que deu origem ao estudo da physis e por sua vez às ciências empíricas. “Não existe, entretanto, diferença entre assuntos filosóficos e assuntos científicos quando começa a especulação racional.” As ciências que hoje são empíricas nasceram “especulativas” e os resultados dessas especulações não podiam de forma alguma ser comprovadas.
03. Que é arché? Qual é a arché para Tales? E para Anaximandro? E para Anaxímenes? Que você acha que determinou a escolha de cada um deles?
	Arché significa princípio em grego, “é o fundamento, aquilo de que todas as outras coisas são derivadas, ele próprio não sendo derivado nem deduzido de nada.” (p. 16, 2014).
	Para Tales, a arché é a água, ele chegou a essa conclusão “por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado pela umidade.”
	Anaximandro afirma que arché é o ápeiron, ou seja, o infinito ou indeterminado, que segundo o filósofo “dele provém todos o céus e os mundos neles contidos.”
	Anaxímenes diz que arché é o ar “e que ela difere na sua natureza substancial pelo grau de rarefação e de densidade.”
04. Por que os estudos matemáticos foram grandemente desenvolvidos entre os Pitagóricos?
	Os Pitagóricos eram educados através da matemática. Eles acreditavam que ela era o arché, o princípio de todas as coisas. Segundo os pitagóricos todas as coisas eram numericamente exprimíveis. O estudo das matemáticas era feito para promover a harmonia da alma com o cosmo.
05. Qual o principal objeto de estudo dos primeiros filósofos (filósofos da physis ou pré-socráticos)?
	Os primeiros filósofos direcionavam seus estudos para o mundo natural (physis), chamados de físicos. A partir desse estudo percebeu-se uma oposição entre as leis naturais, que por sua vez, são imutáveis, são estudadas, mas não alteradas. As leis sociais, que são condutas e costumes, que é constituída pelo homem e mudadas de acordo com suas necessidades.
	Fatores específicos das leis naturas eram estudados por esses primeiros filósofos, conforme REZENDE, “são questões sobre fenômenos naturais como a chuva, o raio, o trovão, etc (meteorologia); descrições do cosmo (cosmologia); explicações sobre a formação do universo (cosmologia).”
	Assim verifica-se que os estudos dos primeiros filósofos iniciaram as discussões das ciências modernas.
06. O que defende a tese da metempsicose?
	Metempsicose é referente à crença dos pitagóricos de imortalidade da alma, que buscava harmonia com o cosmos e assim encerrar seu ciclo de reencarnações.
07. Qual a diferença e originalidade que os gregos tiveram perante os demais povos da antiguidade?
	Os gregos tentaram compreender o mundo de forma racional, usando a razão. Isso fez com que eles se diferenciassem dos demais povos primitivos.
	Usavam a especulação racional para compreender as coisas. Assim indica REZENDE, 
Sua originalidade começa a aparecer melhor quando se consideram suas explicações sobre fenômenos naturais como a chuva, o raio, o trovão; suas descrições do cosmo; suas explicações sobre a origem mesma do universo. É na comparação dessas suas explicações sobre o mundo natural com aquelas dadas pelos mitos e pelas crenças populares que nos damos conta da emergência de algo novo: o uso da especulação racional na tentativa de compreender a realidade que se manifesta aos homens (p.12, 2012)
	Percebe-se então que o uso da razão para explicar os fenômenos naturais e sociais fez com que os gregos se destacassem, quando relacionados a outros povos primitivos. 
08. Quem foi e o que fizeram os Sofistas?
	Os sofistas eram sábios que acreditavam que as regras sociais partiam da convenção humana e não das divindades. Esses estudiosos se propunham a educar e formar cidadãos capazes de questionar e legislar sobre a sociedade. 
E esses homens, eles, sofistas, propunham educar, preparando-os para assumir plenamente sua condição de cidadãos. E ser bom cidadão consistia não apenas em bem conduzir-se, mas em ser capaz de bem administrar a cidade. (p. 13, 2012)
Assim como afirma REZENDE, é nos sofistas que se enxerga o surgimento do direito junto à democracia, o poder emanado do povo, e não da religião.
09. Qual a diferença fundamental entre os filósofos da physis “pré-socráticos” e os “sofistas”?
	A diferença entre os pré-socráticos e os sofistas se dá na divisão do nomos.
Para os sofistas o homem é o ser protagonista das leis sociais, ou seja, ele cria as leis e os costumes, seguindo suas necessidades; assim o uso do discurso na politica era visto como primordial, pois é através da politica que se mudariam as leis e os costumes.

Outros materiais