Buscar

2 FUNÇÕES PSÍQUICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DISCIPLINA - PSICOPATOLOGIA
Ministrante - Yzy Câmara
*
*
FUNÇÕES PSÍQUICAS ALTERADAS
JUÍZO DE REALIDADE
LINGUAGEM
HUMOR
ORIENTAÇÃO
VONTADE
*
*
JUÍZO DE REALIDADE
Alterações Patológicas do Juízo de Realidade (Delírio) – capacidade de julgar, discernir o certo do errado, verdade e mentira.
 Delírio – erro do ajuizar que tem origem na doença mental. Base mórbida e motivada por fatores patológicos: convicção extraordinária que não se põe em dúvida, irremovível. 
*
*
TIPOS
– Perseguição (crença de que é vítima de conspiração, traição, espionagem...) (CHUCK)
 – Referência, alusão ou autorreferência (crença de que gestos, passagens de livros e o que é dito nos programas de rádio e tv e que tudo o que acontece ao redor é para elas),
 –Influência- crença de que foi privado do próprio pensamento por uma força externa que influencia ideias, sentimentos, ações e palavras), 
- Grandeza – crença de ser importante, especial, poderoso, superior (EU SEI QUE EU SOU BONITA E GOSTOSA)
*
*
TIPOS
– Reinvindicação ou Querelância – crença desproporcional de ser vítima de injustiça ou discriminação (A Psicologia de um Vencido)
– Bizarros (crença em algo que não tem como acontecer: ser abduzido por ET).
– Invenção ou Descoberta – acredita ter descoberto algo de relevância científica sem nenhum conhecimento prévio e chega a resultados falsos que têm por verdadeiros (Carimbador Maluco)
– Místico ou Religioso – crença no fato de ter relação direta ou ser o próprio deus, santo ou demônio (Video Uribas) 
 - Reforma ou Salvacionismo – plano revolucionário baseado em dogmas ou sistema místico próprio e considerado único (Febrônio)
*
*
ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
Capacidade de aprender e utilizar um ou mais sistemas de signos para comunicar-se com seus semelhantes e representar o mundo para si mesmo. Voas de expressão verbal (oral, textos), não verbal (gestos, sinais) e psicossomática (dores e doenças).
*
*
ALTERAÇÕES
- Afasia – perda da linguagem falada e escrita, devido à incapacidade total de compreender e utilizar os símbolos verbais. Fenômeno é secundário à lesão neuronal identificável.
 - Dislalia – linguagem defeituosa (VIDEO) Disprosódia - perda da melodia normal da fala
- Afonia – incapacidade de emitir sons vocais por alteração transitória ou permanente das cordas vocais.
- Espasmofemia ou tartamudez – linguagem hesitante, espasmódica e com a repetição de um fonema parasita (PALESTRANTE TÍMIDO)
- Agrafia – impossibilidade de escrever, Disgrafia – perturbação patológica na capacidade de escrever, Graforréia – escrita incessante com palavras incompletas deixando sentenças sem sentido
- Alalia – impossibilidade de falar: paralisia ou defeito dos órgãos vocais, surdez, doença do aparelho fonador, disfunção fisiológica ou retardamento do discurso
- Disartria – alterações neuronais causando desarticulação das palavras e fala pastosa. Anartria – estágio final da disartria (impossibilidade orgânica completa de articular as palavras)
- Ecolalia - repetição automática das palavras do interlocutor (AA UU - Vídeo) (Guerra dos Meninos)
*
*
ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
 - Tromografia – escrita trêmula e tromofonia – voz trêmula
 - Disfemia – emissão imperfeita dos fonemas ou perturbação do ritmo da linguagem resultante de alteração do estado emocional
- Coprolalia – emissão involuntária e repetitiva de palavras grosseiras, obscenas, vulgares ou relativas a excrementos.
- Discurso empobrecido – (INDIA - TIRIRICA)
*
*
ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
Barifonia - fonemas resultam mais graves, voz cavernosa
Guturofonia – distorção da sonoridade da voz que soa desagradável, gutural produzida pela garganta. (HEAVY METAL)
Megafonia - elevação exagerada e involuntária da voz que soa gritada (EDSON)
Microfonia – intensidade anormalmente pequena da voz
Hipofonia - defeito sonoro na linguagem oral que se exterioriza como um cochicho, voz sussurrada
*
*
ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
- Mussitação – murmúrio ininteligível em tom monocórdio, monótono e de significado quase sempre repetitivo, mal havendo movimentos de lábios. Frequente na esquizofrenia. (CHICO CÈSAR)
Hipermimia – exagero da amplitude dos movimentos fisionômicos (LENHA)
Idiofonia - voz com timbre infantil (XUXA)
Neologismo – novas palavras criadas pelo paciente frequentemente por uma combinação de sílabas de outras palavras (RAGATANGA)
*
*
ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM
- Agitolalia ou taquilalia - fala muito rápida resultando na omissão ou deformação dos fonemas (TRAVA lÍNGUAS)
- Logorreia ou taquifasia – produção compulsivamente aumentada e acelerada da linguagem verbal. Presente em casos de mania (quando grave) ou de grande ansiedade (quando mais ameno). (CALANGO DA LACRAIA)
- Bradifasia – oposta a taquifasia e frequente em depressões graves, demências e esquizofrenia crônica.
- Bradilalia - lentificação patológica da fala
- Mutismo ou alogia– ausência de resposta verbal oral por questões psíquicas e difere da mudez por não ter causas orgânicas. 
*
*
AFETO
AFETIVIDADE (vida afetiva é aquilo que dá cor, brilho e calor às vivências humanas e que sem elas, a vida psíquica torna-se vazia e sem sentido).
- Humor ou estado de ânimo - estado emocional basal no qual se encontra uma pessoa em determinado momento, predisposição afetiva de base.
- Emoções - estados com reações afetivas intensas, agudas e momentâneas causadas por estímulos significativos e de curta duração, desencadeados por certas excitações externas ou internas, conscientes ou inconscientes, podendo ser acompanhadas por reações somáticas, comoção e instabilidade do equilíbrio existencial.
- Sentimentos – estados afetivos estáveis em relação às emoções de maior intensidade e menos reativos a estímulos passageiros. Associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e em geral não implicam em reações somáticas.
- Afetos – componente emocional de uma ideia ou representação mental.
- Paixões – estado afetivo extremamente intenso que domina a afetividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção.
*
*
ALTERAÇÕES HUMOR
-Distimia – alteração básica do humor tanto no sentido da inibição quanto da exaltação (depressão/tristeza patológica). (PERFEIÇÃO)
- Humor triste ou ideação suicida – comum na depressão e acompanhado de desesperança e muita angústia (ideias, atos, planos e tentativas reais de suicídio). (CHOVE LÁ FORA)
- Disforia – distimia que se acompanha de uma tonalidade afetiva desagradável (forte conteúdo de irritação, amargura, desgosto ou agressividade). (EU HOJE QUEBRO ESTA MESA)
- Hipotomia – toda e qualquer síndrome depressiva. (Legião) 
- Hipertimia – humor patologicamente alterado no sentido da exaltação e da alegria, euforia, humor exagerado, alegria desproporcional.
- Elação – transcendência do eu, sensação de grandeza patológica. (LADRÃO)
- Puerilidade – aspecto infantil, chorar ou rir por motivos banais, vida afetiva superficial e ausente de afetos profundos. (SE VOCÊ QUER SORRIR É COM PATATI / Eu quero me trepar no pé de coco)
- Moria – semelhante à puerilidade mas sem origem psicogênica e sim orgânica.
- Estados de êxtase – sensação do eu como um todo, compartilhamento íntimo do estado afetivo com o mundo exterior e colorido hipertímico. (QUERO BEM ALTO AO MUNDO INTEIRO GRITAR)
- Irritabilidade patológica – tudo é vivenciado com muita irritação e com reação disfórica a qualquer estímulo por menor que seja (ruídos entre outros).
*
*
ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
- Apatia – o indivíduo não vivencia qualquer tipo de afeto, não sentindo alegrias, tristezas ou raivas, não se importando com nada. Comum nos casos depressivos. INSENSÍVEL
- Hipomodulação do afeto – rigidez do indivíduo na sua relação com o mundo.
- Inadequação do afeto (paratimia) – reação completamente incongruente a situações existenciais ou determinados ideativos.
- Pobreza
de sentimentos e distanciamento afetivo – empobrecimento relativo à possibilidade de vivenciar alternâncias e variações afetivas.
- Embotamento afetivo e devastação afetiva – perda profunda de todo o tipo de vivência afetiva e difere da apatia (subjetiva). No embotamento emocional/afetivo, o desinteresse afetivo é observável e constatável pela postura do paciente.
- Vivência de falta de sentimento – incapacidade para sentir emoções e, diferente da apatia, o sujeito percebe essa alteração que é vivenciada com muito sofrimento pelo mesmo. SOCORRO
- Anedonia – incapacidade total ou parcial de obter prazer com determinadas atividades e experiências da vida que antes eram prazerosas (não consegue mais sentir prazer social). (CASINHA BRANCA)
*
*
ALTERAÇÕES HUMOR
- Labilidade afetiva (incontinência afetiva) – mudanças abruptas e inesperadas de um estado afetivo para outro. O sujeito pode estar bem-humorado em um momento e em poucos instantes chorar e voltar a sorrir depois de algum tempo. A resposta afetiva ocorre sempre como consequência a estímulos apropriados mas sempre muito desproporcional (encefalites, tumores cerebrais, doenças degenerativas do sistema nervoso central). (PACIÊNCIA)
- Ambivalência afetiva – sentimentos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto (sentimentos que ocorrem de modo absolutamente simultâneos – ódio e amor, rancor e carinho). (	QUEM DE NÓS DOIS, TEMPO PERDIDO)
- Neotimia – sentimentos e experiências afetivas inteiramente novas vivenciadas pelo indivíduo, com afetos estranhos e bizarros para a própria pessoa que o experimenta. Antecedentes delirantes, estados psicóticos e esquizofrênicos. (A SOGRA)
- Fobia – medos psicopatológicos, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real (intensa crise de ansiedade). (MENINO)
*
*
ALTERAÇÕES DE ORIENTAÇÃO
ORIENTAÇÃO (processo psíquico secundário à consciência e à atenção).
- Alopsíquica (tempo e espaço) – dia, mês, ano, local. Perturbações: processos demenciais muito avançados, intoxicações por alucinógenos, deficiência mental grave e esquizofrenia.
- Autopsíquica (subjetiva)– próprio nome, profissão, idade... Perturbações: na consciência do eu corporal, psíquico e social.
PARÓDIA DO ILARIÊ
*
*
ALTERAÇÕES DA VONTADE
Abulia - ausência de manifestações conativas
Disbulia - dificuldade na execução do ato conativo
Hiperbulia - exaltação patológica do impulso volitivo
Hipobulia - enfraquecimento patológico do impulso
Ambivalência volitiva - confronto de dois impulsos opostos e simultâneos (Você disse que não sabe se não...)
Anagressividade – diminuição ou incapacidade de enfrentar os obstáculos da vida (O que é o que é)
ALIMENTAÇÃ0 (Comida)
- Anorexia
- Bulimia
- Sitofobia – perda do apetite por medo de ser envenenado
*
*
ALTERAÇÕES DA VONTADE – COMPULSÕES 
Avareza – tendência patológica e dominante de ganhar e acumular bens como maior sentido de vida
Cleptomania – impulso patológico de roubar
Colecionismo – motivação patológica para acumulação seletiva de objetos (ACUMULADORES NAT GEO - VIDEO)
Dipsomania – consumo patológico de álcool
Ninfomania (mulheres) e Satiríase (homens)– necessidade excessiva e compulsiva para o ato sexual 
Potomania (ou polidipsia) - sede patológica
Prodigabilidade - desperdício patológico, gastos acima das próprias possibilidades (FUNK OSTENTAÇÃO - Vídeo) 
Ritual – atividade automática por natureza e redutora de ansiedade
Tricotilomania - compulsão para arrancar os próprios pelos. (Video)
*
*
VONTADE – ALTERAÇÕES DO SONO
Hipersonia 
Insônia – falta ou redução da capacidade para o sono (Inicial: dificuldade para adormecer, intermediária – dificuldade para dormir sem interrupções ou voltar a adormecer) e terminal – despertar precoce)
Sonambulismo – atividade motora durante o sono
Catalepsia - posição imóvel constantemente mantida (DEUSDETH)
*
*
MOVIMENTOS E COMPORTAMENTOS
-Coprofagia – ingestão patológica de sujeiras ou excrementos
- Esteriotipia – padrão repetitivo fixo de ação física ou fala (AUTISMO- VIDEO)
- Excitação – atividade motora sem finalidade e não influenciada por estímulos externos (EU vou bulir bulir com tu)
- Flexibilidade Cérea – pessoa pode ser ‘moldada’ em uma posição como se fosse de cera e se mantém na postura. (vídeo)
- Hipercinese – inquietação, atividade agressiva e destrutiva 
- Hipocinese (Hipoatividade) - atividade diminuída ou retardada, visível lentificação do pensamento, fala e movimentos
- Maneirismo – movimentos involuntários estereotipados (PACIENTE – UNIDADE II)
- Agitação psicomotora – excessiva hiperatividade geralmente improdutiva (resposta à tensão interna) (ISSO ME DÁ UM TIQUE-TIQUE NERVOSO – ARAKETU – SÓ SEI QUE O ARAKETU É BOM DEMAIS)
- Ecopraxia – imitação patológica dos movimentos de uma pessoa por outra (IMITOSE MÚLTIPLA)
- Automatismo – desempenho automático de atos representativos inconscientes. De comando – obediência automática a sugestões.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando