Buscar

PSICOLOGIA JURÍDICA 3º BIMESTRE

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA 3º BIMESTRE
01/08/13
Continuação do Behaviorismo...
ALGUNS CONCEITOS COMPORTAMENTAIS
	COMPORTAMENTO
- Operante (aprendido na sociedade)
- Respondente / Reflexo (inatos, que emitimos involuntariamente, sem controle)
Estar condicionado é emitir um comportamento sem pensar, pois já se acostumou e aprendeu ele, se tornou automático. Ex: dirigir o carro.
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO / RESPONDENTE
Ocorre por uma história de emparelhamento entre um estimulo inicialmente neutro que passa ser apresentado em conjunto com um estimulo positivo ou negativo, gerando um estimulo condicionado.
Ex: Sn+Sc(-)=Sc(-)
Ocorre por emparelhamento (quando algo que não representava nada, era estimulo neutro, mas se ela passa a ser emparelhada, apresentada ao mesmo tempo com um estimulo aversivo, o neutro se torna um estimulo condicionado aversivo). É assim que surge as fobias. Pode ocorrer com estímulos positivos também. 
Para que esses estímulos sejam condicionados aversivos ou positivos deverá ser emparelhado várias vezes ou uma única vez muito intensa.
CONDICIONAMENTO OPERANTE
É um condicionamento que produz consequências, haja vista que um determinado comportamento teve um efeito positivo em diversas situações e passa a ser realizado automaticamente. 
Mais padrão, comportamento aprendido. 
 	REFORÇAMENTO
	Aumento de probabilidade de resposta. Independente se for positivo ou negativo sempre haverá uma resposta.
- Positivo (quando ele emite o comportamento e o sujeito ganha algo, recompensar, por isso que aumenta a probabilidade de resposta).
- Negativo (quando o sujeito retira um estimulo aversivo)
PUNIÇÃO
EXTINÇÃO
TRABALHO PARA ENTREGAR 28/08 – MANUSCRITO.
- LIVRO: falo ou não falo. (sobre assertividade)
Em cada um dos capítulos respondam os 3 questionamentos abaixo:
- Faça um breve resumo do capítulo (até 1 pag)
- Existe algum aspecto nesse capítulo que se identifica com alguma característica sua? Justifique.
- O que você pode tirar de útil deste capítulo para seu crescimento pessoal?
08/08/13
Behaviorismo ...
REFORÇAMENTO:
- POSITIVO: gera alegria, felicidade. Fortalece o estimulo positivo.
- NEGATIVO: gera alívio. Retira o estímulo aversivo.
*Fuga – quando o estímulo aversivo já está em andamento. Significa que o sujeito já entrou em contato com o estímulo aversivo.
*Esquiva – antes de ter contato com o estímulo aversivo. O sujeito sabe que irá entrar em contato com o estímulo aversivo e ele emite um comportamento para se esquivar deste estímulo que está por vir ou diminuir sua intensidade.
EX: professora chega na sala falando que tem prova surpresa (S -) mas os alunos pegam as provas, entregam pra prof. e saem da sala (FUGA). Alguém que está na sala manda mensagem para quem ainda não chegou, falando que tem prova surpresa e que não é pra entrar. Então a pessoa sabe que tem estimulo aversivo na sala e não entra nela (ESQUIVA).
PUNIÇÃO: Diminui a frequência do comportamento por um curto prazo de tempo. Emitir um S- diante um comportamento não faz o comportamento desaparecer por longo prazo.
EXTINÇÃO: O sujeito extingue determinado comportamento da sua vida. Verificar o reforçador do comportamento, e retira-lo. 
Criança que faz birra e o pai dá chocolate (ele reforça o comportamento aversivo), para que a birra pare deverá extinguir a recompensa, o chocolate.
OUTRAS FORMAS DE APRENDER NOVOS COMPORTAMENTOS:
- MODELAGEM: ensinar um novo comportamento por aproximações sucessivas (ensinar do mais fácil para o mais difícil) e reforço diferencial. Para comportamentos complexos.
- MODELAÇÃO: imitação de comportamento. Para comportamento simples.
22/08/13
LIVRO- Roteiro de psicopatia forense.
	O comportamento respondente são estímulos incondicionais do ambiente com o indivíduo, ou seja, independem de aprendizagem, como por exemplo, a dilatação das pupilas ao expor a claridade. Porém, o comportamento respondente / reflexo pode se tornar condicionado quando feito o emparelhamento de estímulos que antes eram neutros juntamente com estímulo aversivo ou positivo. Sendo que, no primeiro caso teremos comportamento respondente condicionado aversivo e no segundo condicionado positivo. 
	O comportamento operante é aquele aprendido pelo meio, pela convivência em sociedade. É a interação do ambiente com o sujeito em que a frequência com que tal comportamento será repetido dependerá da resposta que terá. Por exemplo se ao realizar determinada tarefa tiver um estimulo reforçador positivo o comportamento tende a aumentar, já se tal comportamento tiver estimulo negativo tenderá a diminuir. 
Reforço é toda consequência que altera a probabilidade futura da ocorrência de resposta. O reforço pode ser positivo quando aumenta a probabilidade de resposta do que produz (gera felicidade). E negativo quando aumenta a probabilidade de resposta do que remove (gera alívio, cessa um estímulo aversivo) 
Punição: meio pelo qual um determinado comportamento pode ser extinto por determinado período de tempo.
Extinção: meio pelo qual um determinado comportamento pode ser extinto para sempre. 
Modelagem: é o tipo de comportamento em que se aprende do mais simples para o mais complexo. 
Modelação: é o tipo de comportamento realizado através da imitação. 
PSICOLOGIA JURIDICA OU FORENSE:
- tem como objeto de estudo comportamentos que tenham relação e seja de interesse jurídico. 
- pode ser nos tribunais ou fora dele. 
- psicólogos podem fazer periciais, auxiliando desta forma a decisão do juiz. Há limitações. O psicólogo é assessor do médio. O médico dá o diagnóstico. 
Não realiza somente perícias, pode atuam de outras formas:
PSICOLOGIA JURIDICA E O MENOR:
O psicólogo auxilia no caso de violência contra o menor, através de conselhos tutelares, atua na vara da infância e da juventude. Medidas socioeducativas 
PSICOLOGIA JURIDICA E FAMILIA
Questões ligadas a separação, guarda da criança, acompanhamento psicológico, atua na vara de família
PSICOLOGIA JURIDICA E O DIREITO CIVIL
Cuida de questões trabalhistas, como por exemplo indenizatória entre outros.
PSICOLOGIA JURIDICA E CRIMINAL:
Atua no estudo dos crimes, insanidade mental, juizados especiais criminais
PSICOLOGIA JURIDICA E O TESTEMUNHO:
Análise sobre falsas memórias e testemunhos
PSICOLOGIA JURIDICA E PENITENCIÁRIA:
Estudo com os presos, acompanhamento da realização de trabalho junto à comunidade, prevenção de doenças, etc.
PSICOLOGIA JURIDICA / POLICIAL:
Curso e treinamento de psicologia básica para os profissionais da área. 
PSICOLOGIA JURIDICA:
Ligada a área do direito, auxiliando os magistrados quando preciso. Questões sociais e legais. 
CRIMINOLOGIA:
Ciência que estuda os aspectos do crime e do criminoso. 
Rousseau dizia que o fator criminoso encontrava-se na sociedade, enquanto Lombroso dava as características físicas do criminoso. Hoje porém, é aceita a teoria BIO PSICO SOCIAL, em que se baseiam em aspectos biológicos (não necessariamente fisicamente externos) psicológicos (a respeito da sanidade mental bem como imputabilidade e inimputabilidade) e fatores sociais onde o meio possui influencia sobre o sujeito. 
DOENÇA MENTAL / TRANSTORNOS MENTAIS:
Quando houver doença mental o indivíduo nunca será imputável, pode ocorrer no entanto que haja sua semi imputabilidade. Já quando fala-se de transtornos mentais, o indivíduo será no máximo semi imputável, no geral, ele possui condições de saber que o que fazia era errado e por isso o fato criminoso pode ser a ele imputável.

Continue navegando