Buscar

PROVA AV1 TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso de Psicologia
Disciplina: Teoria cognitivo comportamentais - ARA0444
Professora: Liana Ximenes
Nome do aluno: Marcus Vinícius Campos da Cunha
Matrícula: 202001453581
 
 
Questões
1 – Conceitue behaviorismo e apresente as duas principais fases, caracterizando-as.
R: Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo e psicologia comportamental é um termo que abrange diversas teorias da psicologia, e tem como principal objetivo de estudo o comportamento. Inicialmente desenvolvida com o nome de Behaviorismo Metodológico ou Clássico, também conhecido por Estudo do Condicionamento Classico, por Watson baseado na crença que os comportamentos podem ser medidos, treinados e mudados.
Behaviorismo foi estabelecido com uma publicação do trabalho Clássico de Watson chamado “A Psicologia Como o Behaviorista a Vê” de 1913. Ele é considerado o pai do Behaviorismo. 
O Behaviorismo Clássico ou Metodológico, é bem conhecido como “psicologia S-R” (estímulo-resposta). Nessa perspectiva a psicologia é o ramo das ciências naturais que tem como princípios a objetividade e a experimentação e como finalidade prever e controlar o comportamento. Ele tinha como proposta abandonar os processos dos estudos mentais como pensamentos e sentimentos e focar no comportamento observável. Neste aspecto o comportamento pode ser definido como qualquer mudança observável em qualquer organismo, que é consequência de algum estímulo ambiental. Na perspectiva do Behaviorismo Clássico um comportamento é sempre um estímulo que será superada mais tarde por outras perspectivas mesmo dentro da psicologia comportamental.
Outra fase é o Behaviorismo Radical de Skinner. Como respostas as correntes internalistas da psicologia comportamental 	e inspirado pelo Behaviorismo filosófico, Skinner publica em 1953 o livro “Ciência e Comportamento Humano”, marcando o início do Behaviorismo Radical que teve seu início como filosofia da ciência do comportamento humano. A parte experimental constituiria a análise experimental do comportamento, enquanto a análise aplicada do comportamento refere-se a análise prática. Skinner rejeitava como a causa do comportamento, entidades mentais como cognição, id, ego e super ego, inconsciente coletivo e etc.. Ele não nega a existência dos processos mentais, mas nega que eles são as causas dos comportamentos. Segundo a visão monista de Skinner o ser humano é uma entidade única e não é dividido entre corpo e mente. 
Skinner utiliza para explicar o comportamento o condicionamento operante e a seleção por consequência. 
 2 - O fisiologista russo Ivan Pavlov demonstrou experimentalmente, em seus estudos com um cão, o condicionamento clássico ou respondente. Descreva, utilizando terminologia técnica, o referido experimento.
R: Ivan Pavlov foi responsável pelo condicionamento clássico, que é uma técnica utilizada na formação comportamental em que um estímulo que ocorre naturalmente emparelhado com uma resposta. Em seguida um estímulo anteriormente neutro é combinado com um estímulo de ocorrência natural. Eventualmente o estímulo que era neutro vem para evocar a resposta sem a presença do estímulo que ocorre naturalmente. Os dois elementos são conhecidos como estímulo condicionado e resposta condicionada. 
 
3 – Responda explicando o que é comportamento respondente  e o que é comportamento operante. Apresente suas diferenças e dê exemplos.
R: O comportamento operante é diferente de um reflexo. Contar uma piada é bem diferente de salivar, espirrar ou sentir um arrepio. Os reflexos podem ser facilmente eliciados por certos extintos como por exemplo gotejar limão na língua e a resposta é salivar, ou seja, uma reação reflexa. 
O comportamento operante não pode ser automaticamente posto em ação por um estímulo. Ele depende da vontade. Podemos pegar um exemplo de quem conta uma piada num grupo de pessoas. Se as pessoas rirem é bem provável que ele conte outra. Um comportamento operante fica mais fácil de se repetir quando as consequências são reforçadoras 
Skinner utiliza para explicar o comportamento operante o condicionamento operante e a seleção por consequência. O condicionamento operante é um método de aprendizagem que ocorre através de reforços e punições para o comportamento. Através do condicionamento operante uma associação é feita por um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Quando o resultado desejável segue uma ação, o comportamento torna-se mais provável de ocorrer de novo no futuro. Respostas seguidas de efeitos adversos, por outro lado, tornam-se menos prováveis de acontecer novamente no futuro.
Exemplos: Crianças que terminam os trabalhos de casa para receber um joinha do professor ou dos pais.
Funcionários que terminam seus trabalhos para receber premiações ou promoções.
Nestes dois exemplos, a expectativa ou possibilidade de recompensas elicia um aumento no comportamento.
A retirada de um resultado desejável ou introdução de resultado negativo pode ser utilizada para diminuir ou prevenir comportamentos indesejáveis.
Exemplo: Determinada criança pode ser informada de que vai perder o direito de ir para o recreio brincar com seus coleguinhas se ficar de conversa na sala de aula. 
Este indicador para a punição pode desestimular um comportamento indisciplinado.
O comportamento respondente ou comportamento reflexo é uma relação entre estímulo S e resposta R. Os seres humanos nascem com o comportamento reflexo e chamamos esses de reflexos inatos, ou seja, já nascemos 
com eles. Nos reflexos incondicionados temos um exemplo clássico, aquela martelada no joelho que levanta a perna. Pavlov descobriu, meio que ao acaso, outros estimulos que eliciavam a salivação do cachorro como quando
o cachorro ouvia os seu passos, quando dava a hora que costuma se alimentar. O estímulo incondicionado seria o alimento na boca, mas antes desse experimento os passos e o horário eram estímulos neutros, não 
significavam nada para o cachorro, mas depois desse experimento o cachorro passou a associar esses estímulos com a chegada da comida. Então Pavlov passou a chamar esses estímulos de condicionados. 
 
4 – Conceitue e exemplifique reforço positivo e reforço negativo.
Reforço é toda consequencia (alteração no ambiente) que aumenta a probabilidade do comportamento do organismo voltar a ocorrer. Tanto o reforço positivo quanto o negativo vão sempre aumentar a probabilidade. O diferencial está na natureza da operação. No reforço positivo um estímulo é acrescentado ao ambiente. Exemplo da caixa de Skinner com o ratinho, acrescentando água ou comida quando o organismo com fome ou sede, pressiona a barra, é um reforço positivo, pois a consequência intriduz ao ambiente algo que não está presente para reforçar o comportamento (aumentar a probabilidade de ocorrer novamente). 
No reforço negativo um estímulo é retirado do ambiente. Em geral o reforço negativo pertence ao “controle aversivo”, onde o organismo se comporta para que algo não aconteça. Um exemplo de reforço negativo é colocar um óculos de sol (comportamento) de ante a alta luminosidade da retina (estímulo). O comportamento retira do ambiente o estímulo gerador de desconforto, por tanto essa retirada é uma consequencia reforçadora negativa (aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer retirando algo do ambiente). 
Ao passo que o reforço negativo tira do ambiente um estímulo, o reforço positivo introduz ao ambiente um novo estímulo
 
5 - Conceitue e exemplifique punição positiva e punição negativa.
R: Para Skinner existem dois tipos de punição: Positiva e Negativa
Na Punição Positiva uma variável aversiva é acrescentada a situação de modo a punir um comportamento. Já na Punição Negativa uma variável gratificante é retirada.
Um exemplo de Punição Positiva seria uma criança que faz birra e não quer jantar, alguns pais acreditam que se derem uma chinelada esse comportamento será erradicado e isso seria a adição de uma variável aversiva.
Um exemplo de Punição Negetiva recorrendo a mesma situação de umacriança que não quer jantar, os pais podem recorrer a uma Punição negativa como forma de cessar esse comportamento infantil, desligando a televisão do quarto como forma de punição. Nesse caso seria uma Punição Negativa porque subtrai um estímulo gratificante.
Tanto na Punição Positiva quanto na Punição Negativa o objetivo é o mesmo, erradicar o comportamento precedente. 
No reforço positivo e na punição positiva os estímulos são adicionados e no reforço negativo e na punição negativa estímulos são retirados.

Outros materiais