Buscar

direito do trabalho 1 avaliando aprendizado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504137929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC-TRT 3ª R.2015) Maria, durante três anos, prestou serviços ao Clube de Mães Madalena Arraes, que é uma entidade sem fins lucrativos instituída para desenvolver atividades culturais e filantrópicas com a comunidade carente. Cumpria jornada de trabalho diário das 8 às 17 horas, com uma hora de intervalo para repouso e alimentação, devidamente controlada, e, enquanto estava trabalhando era obrigada a usar uniforme. Entregava relatórios semanais sobre as suas atividades e os resultados obtidos com as crianças e recebia mensalmente um valor fixo pelo trabalho prestado. Em relação à situação descrita,
		
	 
	presentes as características da relação de emprego na relação mantida entre Maria e o Clube de Mães, deve ser reconhecido o vínculo de emprego entre as partes, não sendo óbice para tal reconhecimento o fato de o Clube de Mães ser entidade filantrópica sem finalidade lucrativa.
	
	os serviços prestados à entidade sem fins lucrativos, desde que instituída para desenvolver atividades culturais e filantrópicas, não caracteriza vínculo de emprego, mas sim trabalho voluntário, sendo irrelevante estarem presentes as características da relação de emprego.
	
	a finalidade lucrativa do empregador e o recebimento de participação do trabalhador nesse lucro é essencial para a caracterização do vínculo de emprego.
	
	embora presentes as características da relação de emprego, o fato de o Clube de Mães ser entidade filantrópica sem finalidade lucrativa impede o reconhecimento do vínculo de emprego entre as partes.
	
	somente seria possível o reconhecimento do vínculo de emprego entre as partes se presente a subordinação de Maria em relação ao Clube de Mães, o que não se verifica no presente caso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503686525)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o contrato individual de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O contrato de trabalho por prazo determinado é válido em se tratando de atividades empresariais de caráter transitório.
	 
	O contrato de trabalho por prazo determinado jamais admite prorrogação.
	
	A idade mínima para a contratação de trabalhador aprendiz em contrato de trabalho previsto na Consolidação das Leis do Trabalho é de 10 anos.
	
	O contrato de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado e indeterminado
	
	A mudança de propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504163652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Regulamento da empresa VERONA revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento. Em matéria de Direito do Trabalho, esta Súmula trata, especificamente, do Princípio da:
		
	
	Imperatividade das Normas Trabalhistas.
	
	Dignidade da Pessoa Humana.
	
	Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas.
	 
	Condição mais benéfica.
	
	Razoabilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503547757)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE 2008.2) Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da mencionada empresa. Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado:
		
	 
	empregado.
	
	trabalhador autônomo
	
	trabalhador avulso.
	
	empresário.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503510993)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Não se inclui entre os trabalhadores que não são considerados empregados pela CLT, o trabalhador:
		
	
	avulso;
	 
	subordinado;
	 
	voluntário;
	
	autônomo.
	
	eventual;

Continue navegando