Buscar

Caso concreto Aula 3 Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Casos respondidos de Alisson Jones – Turma 3012 – Sala 31
AULA 3
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário: "Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde, entre nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004). 
(I) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa? 
R.: Ele utilizou a Etnografia, registro descritivo da cultura material de um determinado povo onde se faz um estudo daquela etnia in loco, de suas características antropológicas e sociais.
(II) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas. 
R.: O relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, que resultam em choque cultural, pois os esquimós tem alguns costumes que chocam as sociedades ocidentais.
Boas deixou o julgamento de lado, afastando sua própria cultura para entender o outro sem barreiras ou impedimentos. De forma etnocêntrica, o antropólogo poderia interpretar estes laços como disformes e criticar em seu trabalho as possíveis consequências sociais e familiares desta ação. Daí aparece a relativização, onde o autor coloca essas relações apenas como sendo diferentes das que ele conhece.
A visão etnocêntrica coloca a sua própria cultura como ponto de comparação com as outras, mas o Relativismo de Franz Boas quebra esse paradigma e usa o choque cultural para problematizar a questão e chegar às suas conclusões.

Continue navegando