Buscar

Caso semana 6 de direito internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso semana 6 de direito internacional
A afirmativa está errada. No atual regime jurídico brasileiro, os tratados internacionais para ingressarem na ordem jurídica interna, devem ser submetidos a um processo:
Negociação
Assinatura
Mensagem ao congresso 
Aprovação parlamentar mediante decreto administrativo
Ratificação
Promulgação do presidente por decreto
As duas primeiras fases negociarão da assinatura por força do art. 84, VIII, CF, que é exclusiva ao Presidente da República, mas que pode ser delegada ao ministro das relações internacionais, por exemplo.
Uma vez assinado, começou a fase interna de aprovação e execução do tratado por meio de uma mensagem ao presidente do Congresso Nacional. Essa mensagem é um ato político em que irá admitir a justificativa do inteiro teor do tratado.
Recebida a mensagem, formaliza-se o procedimento regulatório de aprovação. Esse procedimento parlamentar visa à edição de um decreto legislativo, cuja promulgação é deflagrada pelo presidente ao Senado. Caso obtido aprovação do CN, o decreto legislativo será remetido ao presidente da república para ratificação.
Para produzir efeito perante o direito internacional, faz-se necessário o envio do instrumento ratificado pelo Presidente da República ao depositário do tratado que o protocolará e enviará cópia aos outros Estados que integram o pacto internacional.
Para produzir efeito interno, deve ocorrer a promulgação por decreto presidencial. A edição desse ato presidencial acarreta três efeitos:
Promulgação do tratado
Publicação do seu texto
Executoriedade do ato internacional que passa então a vincular e obrigar no plano do direito positivo interno.

Continue navegando